Home Notícias Coimbra esteve a “Pensar Fora da Caixa” no #PFC2012SIM

A convite da Samsung Portugal, o LILIREVIEWS esteve presente no #PFC2012 SIM. Evento que se insere no Movimento SIM da Samsung, “Pensar Fora da Caixa” é um espaço de partilha informal de experiências onde o público (na sala ou em casa através de livestream) interage com vários painéis de oradores e moderadores. Este ano o programa foi assim:

O Desafio da Programação e Curadoria

Host: João Vasconcelos (Canal 180)

Convidados:
Sérgio Hydalgo (Zé dos Bois)
Daniel Ribas (Estaleiro / Curtas de Vila do Conde)
Lúcia Marques (Próximo Futuro / Gulbenkian)
Manuel Henriques (Trienal de Arquitectura de Lisboa)

Este foi o painel central do #pfc2012sim, uma conversa com instituições nacionais e internacionais dedicadas à cultura, e que a interpretam e trabalham de forma diferente. Quais são os desafios de quem programa para o público da atualidade? Da música às artes plásticas e ao cinema, como estão a desenvolver projetos que acompanham a conversação de uma audiência com uma mobilidade muito diferente de há alguns anos atrás?

Nação Foodie

Host: Miguel Pires (Mesa Marcada)

Convidados:
Chef Luís Baena (Restaurante Manifesto)
Alexandra Prado Coelho (jornalista no Público)

Já todos nos apercebemos que a gastronomia entrou de uma forma muito premente nas nossas conversas. Há canais de televisão sobre o tema, os cozinheiros transformaram-se em figuras aspiracionais e, mais do que receitas, parecemos procurar histórias por trás de um determinado prato. No #pfc2012sim, bloggers, jornalistas e chefs numa conversa aberta para perceber esta revolução foodie.

Brand Culture

Host e curador: Markus Ley (fundador da Roundsquare Collective)

Convidados:
Armando Cabral (manequim e criador – Armando Cabral)
Pedro Caride (Por Vocação)
Ricardo Andrez (designer de moda)

O Markus Ley moderou uma conversa sobre moda e como a street fashion se cruzou com a alta costura, o que tem colocado as marcas de moda a colaborar entre si e como estas se transformaram também em plataformas de criação de conteúdos, para conseguirem chegar a novos públicos, que hoje são muitas vezes vistos como curadores eles próprios. Quais são hoje as plataformas de referência e para quem falam?

A Nossa Revolução Passa na Rádio

Host: Gonçalo Castro (coordenador da Antena 3)

Convidados:
Joaquim Albergaria (PAUS, curador da Vodafone FM)

O que ainda estamos hoje a fazer de criativo e que importância têm as escolhas e quem escolhe (da playlist aos programas de autor) aqui e fora de Portugal. Uma conversa sobre a rádio e o quanto ela mudou, mas também o que não mudou: a curadoria continua a ser uma marca essencial no FM.

O Futuro do Analógico

Host: TelmaRodrigues

Convidados:
Florian Kaps (fundador e director de marketing da Impossible Project) – via Skype
Ludovic (Analog Nights)
Rita Branco (Miolo)
Rui Quinta (Fishing for Ideas)

Todos nós estamos atualmente a trabalhar no digital, mas continuam a surgir projetos bem sucedidos cujo destaque é a fotografia analógica e o papel. Se na edição de 2010, com “Os Novos Velhos Media” discutimos a imprensa, este ano discutiu-se a importância que o analógico tem enquanto processo cultural nas nossas vidas.

Show Me Your Work

Convidado:
Jorge Silva (Silva! Designers)

A curadoria é também um processo pessoal, e se nos pedirem para escolher quais os nossos trabalhos mais interessantes, essa é uma forma de refletirmos sobre o nosso percurso. Show Me Your Work é uma conversa onde um atelier de design convidado seleciona os seus trabalhos mais marcantes e nos guia pelo processo criativo de cada um deles, através de pequenas histórias de bastidores e detalhes que nos podem ter passado ao lado.

Música: Eu Ouvi Isto Primeiro

Host: Emanuel Botelho (Sensible Soccers / MPD / Os Yeah / RUC)

Convidados:
Pedro “Stray” Tavares (Monster Jinx)
Carla Simões (digital and business development Universal Music Portugal)
Tiago Pereira (A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria)

Uma conversa sobre a forma como produzimos, partilhamos e consumimos música atualmente, através da perspetiva dos agentes que hoje nela trabalham: uma editora, um coletivo, uma plataforma digital e um artista.

Projectos Editoriais

Host: João Barros

Convidados:
André Macedo (diretor do Dinheiro Vivo)
Amílcar Correia (P3)

O momento crucial em que vivem as marcas de jornalismo faz com que tenham que se reinventar ao mesmo tempo que experimentam novas ideias, da redação à distribuição e ao formato. Porque estamos a falar de curadoria, e a edição é um dos exemplos mais flagrantes desta, convidamos diretores de projetos de conteúdos onde “experimentar” é uma palavra chave. Curiosamente, todos eles estão integrados em publicações de referência em Portugal.

O #pfc2012sim contou, para além das conferências, com atividades espalhadas pela cidade de Coimbra:

Unbox

Para as noites do #pfc2012sim, foram convidados uma série de projetos musicais de diversos géneros, numa forma de integrar a comunidade local no programa mas também como espaço para a descoberta e descontração.

Sexta-feira, 13 de Abril / Theatrix
Nuno Lopes + DJ Glue

Sábado, 14 de Abril / Chimico (Cafetaria do Museu da Ciência) 
Nitronious + Lazydisco

Residência de Criação Instantânea Pepsi

Durante a semana anterior à conferência, dois artistas de street art ocupam o Departamento de Arquitectura para criar um projecto artístico do zero e o resultado fica para que todos possam ver, durante e depois do #pfc2012sim. O curador que seleciona os convidados é o Miguel Negretti (DJ Glue) da Montana Shop Lisboa, figura e local centrais para esta comunidade.

Artistas: Kruella d’ Enfer + AkaCorleone

Já na primeira edição, a Antena 3 convidou o David Santos (Noiserv) e o Pedro Lourenço (YSGA, Women in Panic) para durante um fim de semana criar uma peça musical exclusiva, que pode ser ouvida e descarregada gratuitamente.

Pela segunda vez com o Pensar Fora da Caixa, a Pepsi juntou-se a este projeto como um apoio direto à criatividade, à descoberta, ao processo criativo, que pode ser acompanhado por todos.

#pfc2012sim Warm Up

Na Sexta Feira 13 às 21h, DJ Glue conversa com os artistas da Residência de Criação Instantânea Pepsi, AkaCorleone e Kruella d’Enfer, sobre os seus trajectos, as histórias e o processo criativo, a influência do design, do graffitti, da tipografia e das encomendas de marcas.

O LILIREVIEWS agradece o convite da Samsung Portugal e felicita toda a organização do #PFC2012SIM por um fim de semana diferente!

mais em: http://pensarforadacaixa.org/

http://www.facebook.com/pfc2010

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos