Home Periféricos CM Storm Sentinel Advance

Introdução

Chegou-nos mais um produto da marca CM Storm, desta feita um rato, o Sentinel Advance. Como já deverão saber, uma análise a um rato é sempre um pouco subjectiva porque depende muito de cada um, o tamanho da mão varia de pessoa para pessoa e a maneira como cada um de nós agarra no bicho também varia muito. Cada pessoa tem o seu gosto pessoal sobre o objecto e cada um tem a sua posição para estar em frente ao computador. O rato, a par do teclado, é a peça do sistema que mais usamos e é muito importante que seja o mais confortável possível e se adapte bem pois pode provocar algumas lesões.

Como já referi, hoje temos na nossa bancada de trabalho um rato da marca CM Storm, de seu nome Sentinel Advance. Esta marca é um ramo da Cooler Master que se dedica a fazer produtos mais virados para os jogadores.

Antes de passarmos ao material propriamente dito, um pouco de informação sobre a CM Storm.

Owning the PC trenches for almost two decades, Cooler Master ’s veterans present their scars from battles past as claims of triumph over the competition. United with a new generation of eSports athletes and engineers, now marching under the flag of CM Storm, the time has come to reveal truly ground-breaking, military grade hardware for the gaming revolution. Through long-standing research programs, CM Storm is co-developed with the world’s most prolific enthusiasts and eSports prodigies. Thanks to intensive testing and continuous feedback, the CM Storm division has been able to encompass and improve upon gamers’ needs and their tough to handle scenarios. By working directly with the gaming community we have injected our Storm Tactics into each and every product we make. Storm Tactics, with a heavily dedicated focus on Strength, Security and Control, will keep your most vital gear fortified and well tuned at all times. 2008 marks a new era for Cooler Master, as its fierce Storm Gear stands ready at bay to mobilize and back up your gaming skills.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem onde vem o rato é bastante simples apesar de ter um design na mesma onda do que já tínhamos visto no tapete CM Storm CS-X Battle Pad DP, com muita informação para ler e muitos símbolos espalhados por todo o lado. Tem uma capa de plástico transparente que permite duas coisas: uma é ver o rato, que é importante, e outra é poder sentir a ergonomia do mesmo, que é muito importante.

O conteúdo não é muito abundante mas é o suficiente. Ora então temos o dito ratinho, o CD com os drivers e uma pequena peça com uns buracos e mais umas coisas. Mas o que será isto? Já lá vamos. Só queria deixar aqui o meu reparo para uma situação que eu particularmente gostaria que este produto tivesse: uma vez que é possível modificar os pesos do rato, uma caixa, um saco, qualquer coisa para guardar os que não estão a ser utilizados era bem-vinda, só para evitar perder as peças…

Ora esta peça é nada mais nada menos do que um sistema anti-roubo, ou anti-furto se preferirem. Isto coloca-se na parte de trás da caixa, numa das slots livres que tiverem, e faz-se passar o fio do rato pelos buracos e ganchos. Muito sinceramente, compreendo o conceito mas não acho muito prático, até porque, quem usar num portátil, não lhe dá uso. Se calhar era preferível uma caixa para colocar os pesos que não estão a ser usados do que este extra. Muito sinceramente.

Especificações

Model Number: SGM-6000-KLLW1-GP
Color: Black and Grey
Material: Rubber Grip / ABS Plastic / Mesh Bezel / Metal Plate
Dimensions: (W) 83.5 X (H) 135 X (D) 40 mm
Net Weight: 161.5 g
Sensor: 5600 DPI Storm Tactical™ Twin-laser Sensor
X&Y Axis Configuration: Independent and programmable
Maximum Tracking Speed: 6.00 m/s 235 IPS
Maximum Acceleration: 50g
Polling Time: 1.0ms
Speed Measurement: Real-time
Dynamic Surface Adaptation: Tracks on all surfaces, ensures minimal lift-off distance
Onboard Memory: 64Kb
Form Factor: Right Hand Ergonomic
Button Assignment: 8
Illumination: IC controlled Illumination with 7 colors and variable lighting effects
DPI Display: OLED
Weight System: Yes, 4.5g X 5 pcs

Este rato está cheio de boas e interessantes tecnologias. Display OLED… Vamos ver!

Fotos

Do lado esquerdo do rato encontram-se dois botões, que todos usamos maioritariamente enquanto navegamos na internet. Têm um toque suave e um clicar curto mas não muito sensível, para evitar carregar por engano. A posição dos botões está bem conseguida e o polegar facilmente acede aos dois. Existe uma pequena diferença de textura na zona onde o polegar descansa que não é incomodativa nem muito acentuada.

O corpo do rato não é muito grande nem muito alto e permite assentar bem a mão. O material usado tem um toque suave e, não sendo uma superfície polida, não deixa muitas impressões digitais. A base larga atrás dá-lhe mais estabilidade.

O lado direito do rato podia ter tido outro desenho. Este tipo de desenho não permite um apoio para os dedos mindinho e anelar o que, a longo prazo, tornasse cansativo. Infelizmente este é um desenho adoptado por muitas marcas.

Os botões principais têm um toque suave mas o percurso poderia ser um pouco mais curto. A roda só tem três funções: para cima, para baixo e clique. Alguns ratos ainda têm mais duas funções, direita e esquerda, mas nem sempre isso é adoptado. À frente da roda existe um botão que tem a função de trocar os perfis (profiles) e os dois botões que se situam atrás da roda servem para aumentar ou diminuir a sensibilidade do sensor, expresso em DPIs. Um destes dois botões tem uma pequena saliência para ser mais fácil identificar. Através de uma combinação de toques nos diversos botões é possível alterar os DPIs dos perfis sem recorrer ao software, inclusive alterar independentemente as coordenadas verticais e horizontais.

Ali onde está o reflexo do fotógrafo de serviço situa-se o display OLED. É aqui que podemos ver a informação sobre os perfis e a sensibilidade dos DPIs e fazer as alterações dos mesmos. Também aqui é apresentado um pequeno icon que pode ser alterado por outro qualquer, por exemplo de um jogo. A zona à volta do display, com os furinhos, ilumina-se quando o rato está ligado. A cor pode ser alterada através do software assim como também é possível alterar o modo como ela brilha (se é constante, se pisca, etc.).

Na parte de baixo podemos ver os quatro skates de teflon (dois pequenos, atrás e à frente, e dois grande nos lados), o sensor laser e a porta que dá acesso aos pesos. Devo referir que os skates escorregam muito bem tanto e são muito regulares, no entanto, uma vez que os laterais são tão grandes, acabam sempre por ganhar sempre um bocado de pó nas extremidades mas, ao mesmo tempo, impedem que esse mesmo pó se vá acumular junto ao sensor.

De boca aberta! Como dá para ver os pesos estão seguros por uma esponja. Sistema simples e seguro para os prender e, acima de tudo, barato.

Aqui dá para perceber melhor que cada um pesa 4,5g. Normalmente uso apenas os três mais à direita, o que me deixa com dois pesos soltos. E era aqui que deixava a sugestão à marca para incluírem uma pequena bolsa ou caixa para guardar estes excessos, para que não se percam. Acredito que isso acarreta um custo extra mas seria uma mais valia.

Este é o sensor laser usado no Sentinel Advance, o 5600 DPI Storm Tactical Twin-laser Sensor. A sensibilidade pode ser ajustada de 25 em 25 unidades sem recorrer ao software. Após algumas horas de trabalho (pois…) nada tenho a apontar à precisão do laser, mesmo com diferentes superfícies.

A ligação USB é tem um acabamento dourado para permitir a melhor conexão possível e o cabo tem um revestimento bastante resistente para evitar vincar ou quebrar.

Mais fotos

Quando ligado, o Sentinel Advance ilumina-se e o display apresenta a sua informação. Podemos ver as diferentes cores pré-definidas para os perfis e as sensibilidades de cada eixo. No fundo, o icon. Todas estas características são configuráveis, mas apenas as cores e o icon se processam através do software. Apesar do display ser bem-vindo, quando estou numa posição normal de trabalho, não dá para ver directamente a informação, situação que fica ainda pior quando meto a mão para trabalhar, já para não falar que cubro a zona iluminada.

Por outro lado, estes faróis dianteiros estão sempre desimpedidos e dão um ar maquiavélico ao rato, pelo menos quando estão com esta cor…

Software

Depois de instalar o software fornecido, esta é a primeira imagem que nos aparece. Nesta janela temos duas opções de escolha, Casual Gaming e Pro Gaming, que vão ter influência na calibração do sensor laser. Ora, não acredito que haja um único jogador que, estando sozinho com o seu computador, não se considere um Pro gamer. Eu, pelo menos quando estou sozinho, sou um Pro… De qualquer maneira, as diferenças entras as duas escolhas não se notam assim tanto.

O software permite-nos configurar muitos parâmetros do rato. Esses parâmetros estão divididos em diversos separadores: Main Control, Color Control, Macro, Script, Library e Support/Update. Assim sendo, no primeiro separador é possível configurar as funções de cada botão, os diferentes níveis de DPIs de cada perfil, a sensibilidade do movimento, a velocidade dos cliques, o tempo de resposta dos botões, a velocidade da frequência USB, criar e editar perfis. E ainda só vamos no primeiro separador!

No segundo separador, é possível alterar a cor dos LEDs, tanto os da frente como os de cima. É possível ter cores diferentes simultaneamente mas, Infelizmente, temos uma gama limitada de cores. Do lado direito estão as opções de interactividade dos LEDs: sempre ligado, em oscilação, em simultâneo com o clicar e desligado. Em baixo, a opção para carregar uma imagem para o icon.

No separador Macro encontram-se as ferramentas para a criação e edição de macros. Esta é uma ferramenta muito completa, permitindo inclusive modificar de um modo preciso a velocidade das instruções e o modo como elas são executadas.

Tanto o separador Macro como o Script têm o mesmo tipo de ferramenta, no entanto, este último tem mais um parâmetro. É possível incluir comandos para as acções e quantas vezes esses comandos são executados. Duas ferramentas muito completas mesmo.

O separador Library serve para gerir os macros e scripts criados nos separadores anteriores, importar e exportar. Após todas as alterações estarem concluídas, carrega-se em Apply e é tudo guardado na memória interna do rato e está pronto para ser usado em qualquer computador.

Por fim, o separador Support/Update permite-nos manter o software actualizado e obter suporte sobre o nosso hardware, caso seja necessário.

Conclusão

Há muita coisa a dizer sobre este rato. A CM Storm conseguiu incluir neste equipamento quase toda a tecnologia que existe para este tipo de periférico o que, por si só, já é um grande factor a ter em conta. Os 5600 DPIs poderão até nunca vir a ser usados mas também não fica atrás dos outros ratos que têm semelhante tecnologia e, assim, coloca-se a par desses produtos de topo da elite dos jogadores. Mas não é só isso, os pequenos pormenores também fazem a diferença: os pesos, o cabo, o banho dourado, a qualidade dos materiais, o toque, o som dos cliques, todos estes aspectos estão muito bem conseguidos. Talvez a melhor característica do rato seja o software pois está muito completo, talvez demasiado completo. Para um jogador casual (primeira decisão a tomar antes de entrar nas configurações) a abundância de escolhas poderá deixá-lo um pouco perdido ficando o software sem ter o uso devido.

Já o design do rato poderia ter sido um pouco mais cuidado. Nada tenho a apontar ao posicionamento dos botões nem ao seu desempenho, mas o corpo em si poderia ter tido em conta uma configuração mais ergonómica para o lado direito da mão. Eu costumo referir este aspecto muitas vezes quando analiso este tipo de material porque sei o que custa estar a trabalhar com um rato que não seja confortável e se puder evitar, melhor.

No geral este é um rato que não trás nada de novo para o mercado, faz o seu trabalho de um modo muito eficiente, inclui muita e boa tecnologia e fá-lo por um preço muito razoável. Não é uma peça de arte mas cumpre bem a função.

Deixo aqui um agradecimento à Cooler Master por nos ter enviado este exemplar.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos