Home Notícias Biobanco de Neuroimagens criado na Universidade de Aveiro

Uma parceria entre a Universidade de Aveiro, a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia e a empresa BMD software resultou na criação de um Biobanco de Neuroimagens, uma base de dados de imagens do sistema nervoso central. Esta plataforma tem como principal objetivo a partilha de informação entre as comunidades médica e académica e a indústria farmacêutica.

O anonimato e a codificação dos dados estão assegurados neste repositório de imagens médicas do sistema nervoso central bem catalogado permitindo e facilitando o acesso à informação tanto para fins científicos como para fins educacionais. Neste momento, a plataforma encontra-se à espera de contributos. Os dados do sistema podem ser descarregados, consultados ou comentados pelos utilizadores do repositório.

ua spnr

Um dos responsáveis pelo projeto afirma que “uma das vertentes mais relevantes deste sistema é a facilidade e diversidade da pesquisa que rapidamente viabiliza consultas multicritério, tirando-se de imediato partido da vastidão e qualidade do repositório imagiológico”. O professor do DETI e investigador do IEETA Augusto Silva continuou, dizendo que “cada utilizador pode aceder aos dados em qualquer parte do mundo, visualizando imagens sem qualquer perda de qualidade e obedecendo aos padrões de transação de imagem médica aceites a nível internacional”.

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos