Home Notícias Appscot: Ferramenta de ajuda para escolha de cursos superiores

PorCurso

Com uma elevada taxa de desemprego em Portugal, sobretudo entre pessoas diplomadas, os mais jovens começam a ter problemas em decidirem os seus caminhos para o seu futuro.

A candidatura ao ensino superior não é uma má escolha para o futuro. No entanto, é necessário ter atenção e o cuidado do curso ao qual o jovem pretende candidatar-se, pois nem todos os cursos têm o mesmo (in)sucesso no mercado de trabalho. – opinião pessoal do autor deste artigo.

A startup portuguesa Appscot anunciou o seu mais recente projeto PorCurso.pt, que pretende ajudar os jovens e os seus encarregados de educação a tomar decisões sobre o curso académico a escolher.

No site PorCurso é possível analisar a relação entre desemprego e cursos académicos. Os dados são provenientes da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e do Instituto de Ensino e Formação Profissional (IEFP) e são relativos às datas entre 2010 e Dezembro de 2013.

Os dados são apresentados de forma simples, prática e dinâmica, com recurso a gráficos apelativos e interativos para o utilizador. É possível aplicar filtros aos gráficos, cruzando os parâmetros “desemprego”, “cursos” e “universidades”.

Funcionalidades que se destacam:

  • Visualização de Informação

    Os utilizadores podem visualizar de forma rápida e intuitiva os cursos com menor desemprego.

    bubbleChart_help_02

  • Pesquisa

    Fácil pesquisa das universidades com menor taxa de desemprego para cada curso.

  • bubbleChart_help_03

  • Análise

    Analisar o desemprego por grupo, área de estudo e grau académico.

  • pieChart_help_01

  • Facilidade de uso

    Tutoriais com explicações do uso de gráficos para facilitar a utilização do site.

NOTA: a ferramenta não compara a qualidade de cada curso referente às outras universidades, apenas a relação entre desemprego. Apenas estão presentes cursos e universidades com diplomados registados no IEFP.

Tendo em conta que a fase de candidaturas para o acesso ao ensino superior para o ano letivo 2014/2015 já passou, os alunos (caloiros) podem apenas tomar conhecimento de uma forma geral do curso que escolheram. Já para os futuros alunos têm aqui uma ferramenta que lhes poderá ser bastante útil na altura de tomada de tomar decisões e certamente com dados relativos ao ano 2014.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos