Home Notícias Apple poderá lançar iPhone com refrigeração a água

cover
Actualmente e com o crescimento explosivo da capacidade de processamento do material electrónico, um dos grandes problemas nos equipamentos modernos é a refrigeração. Com processadores cada vez mais potentes, as temperaturas atingidas dentro destes são já um factor ameaçador ao utilizador a par da radiação libertada, cujo efeito das intensidades ainda é parcialmente desconhecido de quem estuda nesta vertente.
A refrigeração a água parece ser o caminho e marcas como a Apple, Samsung, HTC e Nec já estão lançadas nele!
1
A NEC lançou um smartphone com o nome de X06E que utiliza um tubo de calor para arrefecer o dispositivo. A Apple e falando em rumores, assim como outros gigantes deste segmento dos smartphones, está a desenvolver um sistema de dissipação, no iPhone, também baseado num líquido de arrefecimento, graças ao uso desses tubos de calor com 0,6 mm de espessura.2
Conceptualmnete é muito interessante e existem conclusões práticas experimentadas com êxito no segmento desktop, desde há muitos anos, mas este tipo de projecto tem de chegar a um modelo concreto, que possa ser visto num modelo e negócio, até estar integrado num iPhone. Esta é a política interna da empresa Americana e certamente não irão querer correr outro risco de de um DeadProject como foi com o Maps.
Segundo o que consta, esta resistência no modelo de negócio na tecnologia tem a ver com o baixo nível de sucesso na taxa de fabricantes do Japão e do Tawain na produção deste tipo de tubo, actualmente registada como apenas 30%, o que é claramente insuficiente para satisfazer as necessidades dos grandes fabricantes.
Tudo indica que este valor não vai melhorar até final de 2013, levando assim, ao barramento de evoluções físicas de arrefecimento a água nos equipamentos da Apple ou mesmo a Samsung, pelo menos até ao fim de 2014.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos