Home Hardware Fontes de Alimentação Antec VP550P 550W

Em anos em que a crise se abate sobre a Europa, as marcas têm sempre em consideração o facto de lançarem no mercado produtos que se adaptem às necessidades e carteiras dos possíveis utilizadores conseguindo assim um maior volume de vendas. A Antec não é exceção e, além da fontes topo de gama que tão bem conhecemos, tentam complementar o leque de produtos com fontes de gama média para quem pretende uma utilização normal mas fiável.

A gama VP possui fontes de alimentação com qualidade, boas performances e podendo ser adquiridas por valores incríveis. Apesar de não ser um topo de gama, não deixa de ser um produto super interessante da Antec pois numa altura em que tempos difíceis se aproximam, aliar a um baixo investimento alguma qualidade e, principalmente, uma boa eficiência pode fazer desta VP550P uma fonte de alimentação muito apetecível no mercado!

Embalagem e conteúdo
A VP550P vem coberta por uma embalagem de cartão fino que possui na frente, uma ilustração de um pouco da fonte e todas as características da mesma. Além do modelo, também a marca e a potência em questão estão bem evidenciadas pela Antec.

Nas laterais da embalagem, podemos contar com todas as especificações da fonte, conteúdo da embalagem e dimensões nas mais importantes línguas. No fundo, contamos apenas com as habituais informações legais e número de série do produto.

Já de embalagem aberta podemos ver que a Antec envolveu a fonte e todos os cabos associados com uma película em cartão para que tudo possa resistir um pouco mais a quedas e choques durante o percurso pré venda. A fonte faz-se acompanhar pelos habituais parafusos que serão responsáveis pela instalação da mesma na caixa, um manual de instruções e um cabo de alimentação.

É um facto que, comparativamente a embalagens de gamas superiores, esta fica um pouco a desejar mas, tendo em conta o produto que é e os valores em que se encontra, acabamos por ter de concordar que a VP550P vem bem embalada e protegida pela Antec trazendo também todo o material necessário à sua instalação, o que é um aspecto muito positivo.

Em detalhe
Tal como era de esperar, a VP550 é uma fonte muito simples em todos os aspectos. Porém, denota-se uma qualidade de construção acima da média e uma pintura numa cor subtil e simples bem pensada pela marca. O 24 pinos encontra-se sleevado com bastante qualidade para desta forma ficar mais protegido e aumentar a durabilidade. Os restantes cabos são de qualidade aceitável sendo que os conectores são os mesmos das fontes topo de gama!

Esta fonte tem tudo que ver com poupança, logo, começamos a falar pela eficiência de 82% e pelo facto de obedecer aos standards da 80 PLUS podendo assim permitir ao utilizador final poupar um pouco na conta da EDP, no final do mês.

A VP550P possui PFC (Factor de Correcção de Potência) que lhe permitirá proteger todo o sistema de picos de tensão que possam ocorrer. Vem também equipada com o distintivo AQ2 (Qualidade Antec 2) que oferece 2 anos de garantia no produto comprado, comprovando assim a confiança da marca no que vende.

Na própria fonte contamos também com várias informações acerca da fonte tais como a própria tabela de output e a potência total. Podemos também ver algumas inscrições em chinês, por algum motivo. De qualquer das formas, esta Antec faz parte de uma gama criada e desenhada na Califórnia tendo em conta todos os standards de qualidade a que a marca nos habituou.

Especificações

550 watts of Continuous Power
ATX12V version 2.3 compliant
Dual +12V rails ensure greater system stability
ErP Lot 6: 2010 compliant assuring efficiency and low standby power consumption
Active Power Factor Correction with PF: 0.99 for higher efficiency and less power grid pollution
120 mm fan delivers quiet, reliable cooling
Black exterior complements any system
Heavy-duty protection circuitry prevents damage from a variety of dangers:
– Over Current Protection (OCP)
– Over Voltage Protection (OVP)
– Short Circuit Protection (SCP)
– Over Power Protection (OPP)
Safety: CB,TÜV,C-TICK,CCC,CE , Gost-R
MTBF: 100,000 hours
AQ2 Antec Quality 2 year limited warranty on parts and labor
Unit Dimensions:
– 86 mm (H) x 150 mm (W) x 140 mm (D)
– 5,9″ (H) x 5,9″ (W) x 3,4″ (D)
Package Dimensions:
– 110 mm (H) x 240 mm (W) x 180 mm (D)
– 4,3″ (H) x 9,4″ (W) x 7,1″ (D)
Weight:
– Net: 1,8 kg
– Gross: 2,3 kg

Tabela de output:

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação pois o melhor será passarmos para o único parâmetro cujo teste está ao nosso alcance, a quantidade de ruído produzido.

Ruído
Depois de instalada, hora então de testar a qualidade da fan de 120mm medindo o nível de ruído com o sistema em idle e em full. Ficámos surpreendidos quando descobrimos que nunca obtivemos valores acima dos 28db em full e nunca acima dos 22db em idle. No entanto, fica a ressalva de que a fonte nunca será capaz de produzir menos de 22db portanto, já sabem com que ruído contar se estão a pensar adquirir este produto.

Conclusão
Não só esta VP550P, mas também toda a gama VP da Antec é bastante bem conseguida tendo em conta vários aspetos. Tal como a marca anuncia, a gama VP não possui qualquer tipo de extravagância, de LEDs, esquema de cores fabuloso ou tecnologias futuristas. No entanto, possui fontes muito acessíveis e de uma qualidade muito acima da média conseguindo assim oferecer alguma poupança e fiabilidade no seu segmento. Nunca esquecer que esta gama vai desde os 350W aos 650W, tendo este ultimo modelo uma versão modular bastante interessante!

Não terminamos esta pequena análise à VP550P sem antes dizer que se trata de uma das melhores gamas em termos de relação qualidade/preço e aconselhamos toda a gente que pretenda montar um sistema fiável de baixo consumo e investimento a adquirir uma fonte desta nova gama da Antec que, nos tempos que correm, promete.

Queremos também agradecer à Antec por nos ter cedido um sample desta gama para o breve artigo sobre a mesma, espero que gostem!

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos