Home Hardware Dissipadores Antec Kühler H₂O 920

Introdução

Actualmente existem diversos sistemas de refrigeração para processador, gráficas, memórias e outros componentes do computador, sendo eles passivos ou activos, a ar ou líquidos e até sistemas híbridos. Existem também soluções de refrigeração extremas que fazem uso de gelo seco ou azoto. Na grande maioria dos casos é usado um sistema de refrigeração a ar porque é uma solução mais económica face aos complexos sistemas de watercooling que envolvem muitos componentes e que podem, à primeira vista, assustar um utilizador desconhecido da matéria. Porém, já existem alguns sistemas mais simples e muito mais acessíveis, que prometem um desempenho muito bom. Um desses sistemas é o Kühler H2O 920 da Antec, que hoje irá ser testado.

A Antec juntou-se à marca Asetek e este cooler é fruto dessa parceria. Mas tal como a Asetek produziu este produto para a Antec, também criou outros produtos semelhantes para outras marcas, nomeadamente a Corsair. Um desses produtos já foi testado aqui no Lilireviews. Estes sistemas de watercooling são ideias para quem se quer aventurar no mundo da refrigeração líquida sem ter de fazer um investimento muito avultado.

Embalagem, Conteúdo e Especificações

A embalagem do produto é muito simples mas tem toda a informação necessária. Esta imagem mostra já a caixa desembrulhada, mas ela vinha embalada num plástico transparente selado.

Nas laterais estão alguns comparativos com as primeiras gerações deste tipo de sistema e com o cooler a ar da Intel. Na parte de trás estão informações relativas às características específicas do sistema. Também na parte de trás está o logótipo da Asetek, para deixar claro quem é o fabricante.

O conteúdo vem bem protegido num molde de papel reciclado. Um pouco de preocupação ambiental da parte da Antec, é bom de ver.

Para além do sistema em si, que veremos mais à frente, estão incluídos na embalagem o manual de instruções, o CD com o software, os sistemas de fixação para AMD e Intel e duas ventoinhas de 120mm. Não está incluída nenhuma seringa de massa térmica pois esta está já aplicada no bloco.

Estas são as características técnicas:

  • CPU Socket Compatibility: Intel LGA 775 / 1155 / 1156 / 1366, AMD AM2 / AM3 / AM2+ / AM3+
  • Included software provides essential tools to control and monitor the KÜHLER H₂O 920
  • Non-corrugated easy-bend tubes for maximum flexibility in radiator positioning
  • Pulse Width Modulation (PWM) radiator fans generate the quietest high performance cooling
  • Customizable RGB LED creates brilliant illumination
  • Cooling Liquid – Safe, environmentally-friendly, anti-corrosive
  • Fan Speed: 700 – 2400 RPM (PWM controlled)
  • Tubing Length: 330 mm
  • Radiator Dimensions: 151 mm (H) x 120 mm (W) x 49 mm (D)
  • Fan Dimensions: 120 mm x 25 mm
  • Air Flow: 110,0 CFM
  • Noise Level: 43 dBA
  • Cold Plate + Pump Height: 29 mm
  • Net weight: 1,1 kg
  • AQ3 – Antec Quality 3 year limited warranty on parts and labor

O sistema de refrigeração

Este é o sistema de refrigeração líquido no seu núcleo principal: radiador de 120mm ligado ao bloco em cobre e bomba por dois tubos de borracha suficientemente flexível para dar as voltas e não criar vincos nem quebrar. Neste caso, a bomba encontra-se logo por cima do bloco. Num sistema mais complexo é possível configurar todas as partes constituintes deste sistema, mas isso torna todo o conjunto mais dispendioso.

Uma das grandes diferenças para o seu irmão mais novo, o 620, é o facto do radiador ter uma dimensão bastante maior, o que permite um maior arrefecimento. A bomba liga-se a um conector USB da motherboard para ir buscar energia e ao conector CPU_FAN para fazer a gestão das ventoinhas. Existe um adaptador para as duas ventoinhas incluídas mas não é necessário usar as duas. Os cabos destas duas ventoinhas são bastante curtos o que facilita a sua arrumação dentro da caixa.

De notar que a base do bloco já tem a massa térmica pré-aplicada, o que facilita ainda mais a montagem e ajuda a poupar mais uns trocos. Para efeitos de coerência para com os outros coolers usados para comparação, esta massa foi removida e foi usada a MX-4 da Arctic em todos os coolers. Depois de retirar a massa térmica, a base do cooler apresentava um aspecto pouco polido mas completamente plano.

As conexões ao radiador e bloco são bastante seguras e resistentes. Apesar de tanto este sistema da Antec como o sistema da Corsair serem fabricados pela mesma marca, existem inúmeras diferenças, e esta é uma delas. Comparativamente a estes dois sistemas, a Antec optou por uma solução que, à primeira vista, garante mais segurança.

A Asetek colocou o seu selo em alguns sítios deste sistema, um deles no bloco de refrigeração.

A instalação é bastante fácil, apesar de ter sido necessário remover a motherboard (em caixas onde exista um orifício na motherboard tray, isso não é necessário). A marca fornece opções para todos os sockets Intel e AMD.

Este é o aspecto do sistema montado dentro duma caixa. Apesar do radiador com as duas ventoinhas ocuparem bastante espaço, uma vez que o bloco é muito compacto, não há qualquer problema de obstrução com este nem com as memórias. Neste momento ainda não estava ligado (nem chegou a ser ligado porque a motherboard não cooperou) mas quando o sistema está a funcionar, o logótipo da marca ilumina-se. A cor da iluminação é controlada através do software incluído, assim como a opção de desligar completamente. Deixo, no entanto, um aviso para quem tem caixas com janela: o logótipo mantém-se ligado mesmo depois de desligar o computador.

Software

O software fornecido é muito simples mas completo. No primeiro separador temos as informações mais importantes: temperatura do líquido (não do processador), ruído produzido, velocidade das ventoinhas e velocidade da bomba. No canto superior direito estão as opções Extreme, Silent e Custom e em baixo, os botões para os diferentes separadores.

No segundo separador ficam os gráficos de temperatura do líquido e velocidade das ventoinhas. Nada mais.

O terceiro separador diz respeito às configurações das ventoinhas e das notificações. Aqui podemos ajustar a que temperatura as ventoinhas começam a trabalhar de um modo mais rápido.

O último separador diz respeito às configurações gerais do programa e da iluminação. É possível configurar a cor da luz para o gosto pessoal de cada um, como é o exemplo do verde Lilireviews para o qual ficou configurado.

Testes

Para esta análise foram usados dois sistemas (o terceiro sistema, AMD, ficou inviabilizado por falha da motherboard):

Motherboard: Gigabyte EP45-DQ6
Processador: Intel Q6600
Memórias: GeIL EVO One PC8500 DDR2 2x2Gb
Fonte de alimentação: Gigabyte Odin GT 800W
Armazenamento: 2xWD Raptor 150Gb RAID 0
Coolers: Thermaltake Frio e Stock Cooler

Motherboard: Gigabyte P55-UD3R
Processador: Intel i7 860
Memórias: GSkill Ripjaws F3-12800 CL7 4Gb
Fonte de alimentação: NOX Urano II 500W
Armazenamento: Samsung SpinPoint F3 500Gb
Coolers: Thermaltake Frio e Stock Cooler

As temperaturas foram medidas através do programa AIDA64, tanto em Idle como em Load. Correu-se o teste em Load durante cerca de 30minutos, tanto em default como em overclock.

Os valores apresentados sugerem um desempenho relativamente bom para um sistema simples como este. Apesar do overclock ser bastante generoso, o cooler portou-se bem. No entanto, ficou um pouco aquém do desempenho do Thermaltake Frio, que é um cooler a ar.

No sistema LGA 775, o desempenho foi muito mais satisfatório. Aqui, o 920 teve um desempenho superior ao Thermaltake Frio, apesar de apenas o conseguir em modo Extreme.

E por falar em modo Extreme, tem que se meter aqui ao barulho um factor muito importante: o ruído. É que, em modo Silent, as ventoinhas praticamente não se ouvem, ou pelo menos não fazem mais barulho do que o resto dos componentes. Já em modo Extreme, o ruído é tão elevado que compete directamente com o aspirador lá de casa. É impossível jogar, ouvir música, ver um filme ou trabalhar quando o sistema está em modo Extreme. A Antec ou a Asetek deveria pensar em trocar rapidamente de ventoinhas porque as actuais são uma escolha errada. O valor máximo que o software detectou foi de 56dBA, muito para além do que a marca anuncia (43dBA).

Conclusão

Para os iniciantes no mundo do watercooling, este simples sistema é muito bom pois garante um desempenho bastante aceitável, uma montagem fácil e uma fiabilidade duradoira. A qualidade geral do sistema é muito elevada o que nos evita muitas dores de cabeça. Este é uma solução prática para quem quer ter um bom desempenho garantido, sem muitas chatices e sem muitas preocupações.

Os pontos altos do Antec Kühler H2O 920 são a facilidade de montagem, o suporte para os variados sockets da Intel e AMD, a qualidade geral do produto e o desempenho em modo Extreme. Estes são os factores que podem levar o consumidor a optar por este produto, Porém, os pontos mais fracos são o ruído em modo Extreme, culpa da qualidade das ventoinhas, o que torna todo o conjunto bastante desequilibrado. Ora, se em modo Silent não compete com um cooler a ar que custa menos de metade do preço e o modo Extreme é insuportável, ficamos muito divididos na altura de comprar.

Em suma, o conceito está bem conseguido mas falta limar algumas arestas para que o todo funcione perfeitamente. Não faz sentido optar por um sistema que já inclui duas ventoinhas de 120mm e depois fazer novo investimento em outras duas para substituir as barulhentas. Apesar de ser um pequeno pormenor, faz pender muito a balança nos valores finais de desempenho, qualidade e preço.

Resta-nos agradecer à Antec por nos ter cedido este exemplar.

0 Comentários a este artigo
  1. Excelente Review! Os novos gráficos estão do melhor! Gostei desse produto, apesar de como já alguns devem de saber, gosto muito de ver a aguinha a passear nos tubos, mas isso são manias! Fiquei impressionado com o programa que vem com o sistema de arrefecimento, algo que nem a CoolIT nem a Corsair tinham nos seus produtos quando os testei.

  2. Obrigado pelos comentários malta! O software de facto é muito completo e dá para fazer ajustes para que as ventoinhas não corram muito depressa, diminuindo tanto o ruído como o desempenho. Mas vale pelo ruído.
    marco… Corsair H100… vai ver o que é… 😀
    acho que, ou a Asetek já está a desenvolver outro tipo de sistemas ou a Corsair trocou de parceiro…

  3. Boa review Filipe. Mais uma solução para iniciação ao watercooling. Na minha opinião, um bom dissipador a ar ainda fica à frente deste tipo de produtos. No entanto, bons resultados e um software que vale “pontos”!

  4. A meu ver só ficou a faltar umas fotos do logo ligado na motherboard para se ver o efeito da iluminação.

    O preço é que é um bocado puxadote.

    Cumps

  5. Gostei bastante do sistema, em termos de qualidade dos materiais, e a luzinha que da para mudar a cor é um pormenor interessante para condizer com o resto das que tenhamos (mariquices digamos :p) mas em termos de desempenho estava a espera de mais de um sistema de WC, tendo em conta que tenho um i7 860…Acho que preferia gastar dinheiro num Frio ou num Noctua que ficava a ganhar performance, dinheiro e menos dor de cabeça por causa de ruido xD
    Boa review 😉

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos