Home Hardware Fontes de Alimentação Antec High Current Pro 850W

A Antec tem sido marca de destaque no nosso espaço ultimamente, apresentando vários artigos e gamas novas. Depois da Eleven Hundred e da VP550P, está na hora de saltar para o segmento de topo e mostrar onde é que realmente a Antec trabalha no seu melhor. Continua a ser uma realidade que, quem apenas quer um sistema capaz de “rodar” os jogos simples ou trabalho do dia a dia nunca pensa em investir numa boa fonte de alimentação, preferindo canalizar os euros para uma melhor placa gráfica ou processador.

A verdade é que uma boa fonte de alimentação pode fazer a diferença no contexto da fiabilidade e até mesmo da poupança. Vamos analisar esta HCP 850W e tentar explicar o porquê da importância de uma boa fonte para um bom sistema e em todas as vantagens que vos podem trazer a curto, médio e longo prazo!

Embalagem e Conteúdo
A HCP vem embalada numa caixa em cartão de alta qualidade e muito resistente para que seja extremamente improvável algo acontecer durante viagens e armazenamento e esta sim, repleta de informação por toda a parte. Começando pelo topo, onde podemos ler a letras muito grandes, High Current Pro 850W sob o esquema de cores actual da Antec, o amarelo e branco.

Além disso, uma pequena ilustração da fonte no canto inferior esquerdo, guardando espaço no canto superior direito para o logótipo da 80PLUS gold e NVIDIA SLI ready para que, no acto da compra, todos saibamos a qualidade em que estamos a investir.

Para quem procura algo mais informativo, basta para isso ver na lateral da embalagem e podemos encontrar 15 das ainda mais especificações de estaque desta imensa fonte de alimentação. Na parte traseira podemos encontrar todas as especificações em detalhe e todo o conteúdo da embalagem em Francês, Alemão e Inglês, sendo que o Português nunca está presente nas embalagens dos produtos Antec. Ainda na lateral contrária à já falada, podemos encontrar o gráfico do ruído de onde podemos tirar alguns valores importantes antes de uma possível compra.

Abrindo a embalagem da HCP 850 podemos encontrar a fonte de alimentação cuidadosamente protegida e a repousar no interior de um saco protector em tecido sob uma camada de cartão muito espesso. A Antec dá realmente muita importância à integridade do material antes deste chegar ao consumidor final. Além da fonte, também os cabos se encontram no interior de um saco do mesmo material do anterior e o grande 24 pinos debaixo de uma camada de cartão, lado a lado com a fonte.

Depois de tudo desembalado e desprotegido podemos concluir que, além da fonte em si, contamos também com dois cabos com 3 conectores molex, dois cabos PCI-e de 8 pinos, um cabo de alimentação do CPU e 3 cabos com 3 conectores SATA cada um. Além destes, a fonte faz-se acompanhar por um cabo de alimentação, parafusos necessários à montagem da mesma e o já habitual manual de instruções.

Em Detalhe
A HCP 850 é uma fonte muito bem construída e acabada. Apesar da simplicidade, a HCP tem todo o aspecto de uma fonte de alimentação topo de gama, com uma pintura em azul escuro brilhante e com várias alusões tanto à marca como ao modelo no já habitual amarelo da Antec. A HCP 850 possui no topo uma fan de 140mm possuindo no centro desta um logótipo da marca que se destaca bastante enquanto nas laterais da fonte podemos ler facilmente qual o modelo e a marca desta, o fundo está reservado para as specs e informações legais do produto tal como habitual.

A HCP 850 é uma fonte modular e como tal, a parte traseira encontra-se repleta de conectores de duas cores diferentes para que possamos fazer uma associação fácil dos cabos aos conectores. Neste caso, temos 3 conectores pretos para SATA e 5 conectores vermelhos para o CPU e PCI-e. Como era de esperar, na parte frontal contamos com a entrada do cabo de alimentação, o botão On/Off e mais uma vez, a marca bem visível a dourado.

Os cabos foram cuidadosamente sleevados demonstrando uma boa qualidade podendo assim resistir a montagens mais forçadas em caixas mais apertadas sem as protecções em borracha nos furos de passagem dos cabos. A HCG não é propriamente pequena mas tendo em conta a potência que debita, é de certa forma aceitável tal tamanho sendo que ninguém comprará tal fonte de alimentação se não possuir um sistema “grande” o suficiente a ser alimentado.

Features
850 watts of Continuous Power
80 PLUS™ Gold certified – up to 92% efficient
NVIDIA® SLI®-Ready certified, ATI CrossFireX™ certified
High Current Hybrid Cable Management utilizes a 10-pin modular connector system
Special heavy-gauge 16 AWG High Current cable for CPU connectors boosts conductivity, increasing efficiency and improving power delivery
2 x 8-pin CPU connectors included for dual-CPU gaming, server applications and high-end motherboards
Gold-plated high-current terminals for optimal conductivity
135 mm double ball bearing PWM fan for optimal and quiet cooling
Four fully-protected High Current +12V rails ensure high-end CPU and graphics cards compatibility
Up to 99% power available on +12V rails
DC-to-DC voltage regulator modules ensure stability and higher efficiency
Highest quality Japanese brand capacitors for long-term reliability
Double-layer PCB allows for heavy-duty components
ATX12V version 2.3 and EPS12V version 2.92 compliant
Full suite of industrial grade protection: – Over current protection (OCP) – Over voltage protection (OVP) – Short circuit protection (SCP) – Over power protection (OPP) – Over temperature protection (OTP)
All cables braided and wrapped for better airflow and neatness
Universal Input works on any 100V – 240V grid
Active PFC with PF: 0.99
MTBF: 100,000 hours
Meets ErP Lot 6: requirement: 5Vsb < 1W
AQ5 Antec Quality 5 year limited warranty on parts and labor
Safety: cUL, TÜV, CE, CB, FCC, C-TICK, CCC, BSMI, Gost-R
Unit Dimensions
– 86 mm (H) x 150 mm (W) x 180 mm (D)
Package Dimensions
– 290 mm (H) x 240 mm (W) x 120 mm (D)

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação pois o melhor será passarmos para o único parâmetro cujo teste está ao nosso alcance, a quantidade de ruído produzido.

Ruído
Depois de instalada, hora então de testar a qualidade da fan de 140mm medindo o nível de ruído com o sistema em idle e em full. Nunca obtivemos valores acima dos 30db em full e nunca acima dos 26db em idle. No entanto, fica a ressalva de que a fonte nunca será capaz de produzir menos de 25db portanto, já sabem com que ruído contar se estão a pensar adquirir este produto.

Conclusão
A HCP é das gamas mais eficientes da Antec, possuindo o selo 80Plus Gold e sendo apenas superada pela recente gama Platinum que a marca apresentou na CeBIT deste ano e já se encontram no mercado. Com tamanho rendimento e potência, era de esperar um preço bastante elevado o que acabou por se verificar face a outras fontes do mercado. Mesmo assim, a Antec equipa esta gama de fontes de alimentação com condensadores Japoneses de qualidade, o que lhes dá segurança suficiente para oferecer até 3 anos de garantia.

Quanto a nós, esta fonte só peca por ser bastante cara face à concorrência e por possuir uma fan algo ruidosa quando temos o sistema em Full Load. De qualquer das formas, esta é daquelas fontes que qualquer entusiasta pode manter durante muitos anos pois dificilmente algo correrá mal com tamanho grau de qualidade.

A Antec acertou em cheio na gama HCP e oferece aos entusiastas algo em que podem confiar em todas aquelas sessões de overclock.

Despeço-me agradecendo à Antec por nos ter disponibilizado o sample que viram no artigo.

0 Comentários a este artigo
  1. Bela máquina. Felizmente tenho cá uma HCP 1200 e é uma maravilha! Excelente para as sessões de overclock mas como tem certificado 80plus gold, pode ser uma excelente aliada para dia-a-dia :mrgreen:

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos