Home Hardware Fontes de Alimentação Antec High Current Gamer M 620W

Como já referido anteriormente na review da EA-550 Platinum, a Antec é umas das marcas que mais se tem esforçado em tentar inovar neste mercado. Sempre tiveram uma forte presença nas caixas para PC, com modelos de topo verdadeiramente bombásticos, mas depois que começaram a apostar mais a sério nas fontes de alimentação, os resultados estão à vista.

Esta High Current Gamer M trata-se de uma fonte de média gama, mas nem por isso deixa de ter características de topo. Além desta versão de 620W, existem ainda mais duas, de 400W e 520W, todas elas também fabricadas pela especialista Seasonic.

Atributos não lhe faltam, mas será que vai corresponder às expectativas? Fiquem para ver.

Embalagem e Conteúdo

A caixa segue a mesma linha de outros modelos da marca, com tons de cinzento e a tradicional faixa amarela na direita. Contém algumas informações básicas, como as dimensões da ventoinha e fonte, potência e a distinção de 80 Plus Bronze.

Na parte traseira, somos brindados com algumas informações mais em detalhe, nomeadamente a quantidade de cabos que possui e uma vasta lista de características, potência, eficiência, etc…

A Antec HCG vem envolvida num invólucro de pano para proteção durante o transporte e faz-se acompanhar de vários cabos de ligação.

Além dos óbvios de 24 pinos para ligar à motherboard e do de 8 pinos (4+4) para alimentação do CPU, vem ainda com dois PCI-E de 8 pinos (6+2), seis ligações SATA, seis Molex e um para drive de disquetes, que poderá ter outras utilidades.

Em Detalhe

A fonte é esteticamente agradável, muito simplista e discreta. Mede apenas  16cm x 15cm, com uma altura de 8.6cm, mas pesa quase 2.0kg, o que dá para ter logo uma ideia da qualidade da mesma.

Como já devem ter percebido pela sigla “M” na designação do modelo, trata-se de uma fonte modular. Para quem não está a par do assunto, quer dizer que apenas se utilizam os cabos estritamente necessários, possibilitando uma melhor arrumação dentro da caixa e beneficiando o airflow da mesma.

A ventoinha que se encarrega da refrigeração é de 135mm, sendo regulada por um sistema de gestão térmico, que faz com que ela ajuste as suas rotações mediante a temperatura de funcionamento da Antec. Este sistema permite não só ter mais silêncio, como evitar desgaste desnecessário da ventoinha.

Esta High Current Gamer é construída com componentes de elevada qualidade, com capacitores japoneses, garantindo assim uma boa eficiência e estabilidade. A fonte está certificada em 80 Plus Bronze, conseguindo uma eficiência acima de 87%.

Embora sendo uma fonte de apenas 620W, é capaz de lidar com componentes informáticos de topo, principalmente placas gráficas. Isto deve-se ao facto de ter uma poderosa linha de 12V que disponibiliza até 48A, ou seja, mais de 90% da potência total da fonte pode ser utilizado nos 12V, caso seja requisitado.

Características e especificações

    • 620 watts of Continuous Power
    • 80 PLUS® Bronze certified — up to 87% efficient
    • High Current Hybrid Cable Management — special 10-pin and 5-pin modular connectors for High Current rail
    • Quiet 135 mm Double Ball Bearing cooling fan
    • Stealth Wires: all wires darkened for minimal visibility in chassis
    • All Japanese brand capacitors for reliability
    • Thermal Manager: an advanced low voltage fan control for optimal heat & noise management
    • Up to 90% power available on +12V rail
    • ATX12V version 2.32 and EPS12V version 2.92 compliant
    • AQ5 — Antec Quality 5 year limited warranty on parts and labor
    • MTBF: 100,000 hrs
    • Heavy-duty protection circuitry on all rails prevents damage from a variety of dangers:
    • – Over Current Protection (OCP)
    • – Over Voltage Protection (OVP)
    • – Under Voltage Protection (UVP)
    • – Short Circuit Protection (SCP)
    • – Over Power Protection (OPP)
    • – Surge & Inrush Protection (SIP)

Testes

Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação.

Por isso, no que diz respeito a este tipo de material, temos feito apenas uma apresentação do produto, evidenciando as suas características e expondo os diversos pontos que achamos interessantes.

Conclusão

Este é mais um bom produto da Antec e nem seria de esperar outra coisa. Como nem só de gama high-end vive o mercado, são necessárias soluções intermédias e esta série High Current Gamer vem colmatar muito bem esse patamar. É uma fonte de média gama, mas com construção de qualidade muito elevada, daí os 5 anos de garantia que a marca dá. Não fosse a certificação 80 Plus Bronze e não ficava a dever nada às topo de gama com Gold.

A Antec conseguiu com esta fonte achar um excelente compromisso entre qualidade e preço, oferendo características semelhantes a fontes de patamar acima, mas por um preço bem inferior. O seu preço ronda os 100€ no mercado nacional, perfeitamente justo para o que oferece. A construção ficou a cargo da Seasonic para que nada fosse deixado ao acaso nesta fonte e tendo em conta a reputação do construtor asiático, nada deverá falhar.

Com certeza encontrarão fontes de 620W mais baratas no mercado, mas nada que se assemelhe com a qualidade desta Antec. Se querem uma fonte fiável e bem construída a um preço mais contido, esta High Current Gamer M vem responder às vossas preces.

Por último, resta-me deixar um agradecimento à Antec, pela dispensa desta unidade para análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos