Home Hardware Fontes de Alimentação Antec EA-550 Platinum

Introdução
A Antec tem sido, sem qualquer sombra de dúvida, a marca que mais tem tentado inovar no que diz respeito às fontes de alimentação, que tão indispensáveis são para os nossos sistemas. Apesar de muita gente achar que o investimento por uma boa fonte de alimentação pode e deve ser substituído por algo mais barato e de menos qualidade para se poder direccionar essa subtração de investimento num modelo acima de uma placa gráfica, em mais alguma capacidade de memória ou até mesmo a gama seguinte da motherboard que previamente escolhemos.

O que, infelizmente, muita gente não sabe recai sobre o facto das fontes de alimentação terem a capacidade de controlar, em muito, a factura da electricidade no final do dito mês, tendo em conta que são utilizadores muito regulares da vossa máquina. A Antec tem vindo a apostar em gamas de fontes de alimentação mais em conta, sabendo a marca que a Europa atravessa um momento menos positivo economicamente e a probabilidade de venderem fontes modulares com elevadas potências e rendimentos será muito complicado nos dias que correm. Como tal, a Antec optou por baixar um pouco as potências nas fontes de entrada de gama e mantendo o elevado rendimento para que além de se diminuir o investimento ao máximo, podermos contar com uma fonte que, no final do mês, nos fará poupar até 25%!

Vamos então, como é habitual, dar uma vista de olhos a esta fonte que no caso do nosso país, pode vir a ser um produto muito vantajoso para quem utiliza o computador durante todo o dia e toda a semana seja para trabalhar ou simplesmente para lazer.

Embalagem e Conteúdo
A Antec EA-550 Platinum é distribuída numa embalagem bastante vistosa, ao contrário do que é habitual numa fonte de apenas 550W. Esta, sendo especial, é uma excepção à regra e podemos contar com uma embalagem em tons escuros e com a já habitual faixa amarela da Antec25 do lado direito. Na parte frontal da embalagem podemos ainda ver a gama e o modelo da fonte no topo, bem perto do logótipo 80Plus Platinum. Debaixo de uma ilustração pouco percetível da EA-550 podemos também ver a potência, o símbolo “continuous power”, a percentagem de eficiência e a percentagem de poupança que podemos conseguir adquirindo uma fonte de alimentação como esta.

Já na parte traseira da embalagem espera-nos muita informação em várias línguas assim como informações legais.

Em Detalhe
A gama EarthWatts da Antec já existe à algum tempo mas foi o lançamento dos últimos três modelos integrantes da gama que realmente acabaram por fazer a diferença. As EarthWatts Platinum estão disponíveis na versão de 450W, 550W e 650W para tentar oferecer uma solução para quase todo tipo de sistema. A versão que vos apresentamos aqui é a de 550W, a média potência que em relação preço/potência acabará por ser a decisão tomada mais vezes pelos consumidores.

A Antec EA-550 Platinum é uma fonte bem construída, bem ao estilo da marca. Tal como na já analisada aqui VP-550P, esta 550W não é modular mas podemos esperar encontrar os cabos sleevados com muito cuidado, algo que só é costume ver em fontes de potências e preços mais elevados.

Features:
550W Continuous Power — Guaranteed 550W of Continuous Power from Antec
80 PLUS® PLATINUM certified — Up to 93% efficient, to reduce your electricity bill
Save Energy and Money — Reduce your electricity bill by up to 25%!
AQ3 — Antec Quality 3 year warranty and lifetime global 24/7 support
120 mm DBB Silence — Whisper-quiet high-quality double ball bearing fan with long lifetime
Thermal Manager — An advanced low voltage fan control for optimal heat & noise management
High Current Rails — 2 fully-protected High Current +12V rails with high load capabilities ensure maximum CPU & GPU compatibility
Multi PCI-E — 2 PCI-E connectors for multiple GPU support
CircuitShield™ — Over Current Protection (OCP), Over Voltage Protection (OVP), Under Voltage Protection (UVP), Short Circuit Protection (SCP), Over Power Protection (OPP), Surge & Inrush Protection (SIP), No Load Operation (NLO) & Brown-Out Protection (BOP)
Japanese heavy-duty caps — High-performance Japanese capacitors ensure tightest DC stability and regulation
– Operating Temperature: 0°C — 50°C
– Safety Approvals: UL, cUL, CB, CE, FCC, TÜV, BSMI, CCC, C-Tick, GOST-R, KCC
Net Weight: 1.9 kg
Size:
– 86 mm (H) x 150 mm (W) x 140 mm (D)

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação. No entanto, como de costume, vamos medir o nível de ruído produzido pela fan de 120mm da fonte para descobrir-mos se esta EA-550 é capaz de agradar a quem é adepto do silêncio enquanto utiliza o seu sistema.

Testámos a fan da EA-550 Platinum e concluímos que, enquanto o sistema está em idle podemos esperar entre 23 a 24 dB sendo que enquanto em full, o ruído sobe até atingir valores entre 28 e 30 dB.

Conclusão
Concluindo o artigo acerca desta fonte, torna-se fácil encontrar várias vantagens para adquirir uma fonte desta gama. Entre os quais, a elevada eficiência e a consequente poupança na conta da electricidade são uma mais valia que poderão justificar a única desvantagem deste produto que é, irremediavelmente o valor de revenda do mesmo.

Antes de se adquirir uma fonte como estas devemos ter a noção do tempo que mantêm o vosso sistema ligado e se realmente, a longo prazo, a compra de uma fonte como esta pode acabar por “se pagar”. Por outro lado, se for um utilizador mais casual vai decerto demorar mais algum tempo até compensar a aquisição. De qualquer das formas, este será sempre um investimento seguro apesar de ser, de certa forma, pesado.

Despeço-me agradecendo à Antec por nos ter cedido este sample para o artigo que leram.
Fica a questão, investiam em algo do género?

0 Comentários a este artigo
  1. Com os componentes, nomeadamente placas gráficas e processadores, a consumirem cada vez menos e com a cada vez maior massificação dos SSDs que têm um consumo irrisório, estas fontes fazem todo o sentido, baixa potência e alta eficiência.
    Já lá vai o tempo em que eram necessárias fontes de 850W para alimentar PCs de topo, o primordial agora é eficiência.

  2. Por favor… 9.2? Baseados em que? No marketing da caixa? Essa fonte tem um condensador Capxon 85º no estagio primário e as saídas de 12v são tão desreguladas que em carga máxima ultrapassa os 5% requeridos pelas especificações ATX12v! Como se não bastasse só tem 3 anos de garantia e custa 112€ e ainda leva nota 9.2 pts? So se for de 0 a 20 ou então, as XFX pro 550W por exemplo, q se compram por 60~65€ merecia um 12… de 0 a 10!

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos