Home Hardware AMD Phenom II X4 965 C3

Introdução

Os novos processadores AMD trouxeram ao nicho dos entusiastas uma lufada de ar fresco. Um processador capaz de aguentar todo o frio que temos para lhe dar e continuar a escalar à medida que a temperatura vai chegando perto do zero absoluto é o sonho de qualquer um.

Não é segredo de Estado que os processadores AMD, neste momento, não têm pedalada para acompanhar os Intel Core i7 em termos de desempenho. Nesse campo, a concorrência a manter debaixo de olhos são os Intel Core i5.

O modelo que temos hoje para testes é uma nova revisão do já analisado AMD Phenom II X4 965. Esta revisão, que surge de um refinamento feito no processo SOI da AMD aumenta o potencial deste chip porque para os overclockers quanto menor for a temperatura e calor a dissipar maior será a margem de overclocking. Ora esta revisão C3 traz, entre outras melhorias, uma redução no TDP dos incríveis 140W para os já mais fáceis de aceitar 125W e uma ligeira queda de voltagem de 1.4V para 1.375V.

amd-phenom-ii-x4-965-c3-04

Outra novidade nesta revisão é a implementação C1E por hardware que permite uma troca mais rápida e eficiente entre estados de alimentação para minimizar o impacto do controlo de alimentação do CPU no desempenho global do sistema.

No entanto não houve aumento na frequência default do processador, que continua a ser 3.4GHz e mantém-se na posição de processador quad-core com frequência mais elevada do mercado. Este processador pode trabalhar em motherboards AM2, AM2+ e AM3, tem controlador de memória DDR2/DDR3 de 128-bit integrado, 6MB de cache L3 partilhados entre os núcleos e 512MB de cache L2 para cada núcleo. A frequência do HyperTransport continua a ser 2.0GHz HT 3.0 mas, em teoria, terá uma margem de overclocking superior em relação à anterior revisão.

O melhor disto tudo é que com este lançamento, a AMD ainda baixou o preço do seu processador topo de gama. Podemos então dizer que trazemos mais por menos dinheiro.

amd-phenom-ii-x4-965-c3-01

Ao comprar basta ter atenção ao número OPN do processador porque a nova revisão termina sempre em M e a revisão C2 terminava em I.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

0 Comentários a este artigo
  1. Ei maluco recebes-te 4 cpu´s desses????

    Wow , temos de falar ai sobre um assunto, parabens e mete-lhes Ln2 em cima Pah !!!!

    Força nisso Marco…

  2. OLA,NÃO ENTENDO MUITA COISA,MAS EU COMPREI UM PROCESSADOR AMD PHENOM II X4 965 3,4 GHZ TRU QUAD-CORE DESINGN 8.0 MB TOTAL

    ELE É REVISÃO C3??
    OPN: HDZ965FBGMBOX

    QUER DIZER Q ESE É BOM???

    PODE ME ANVIAR EMAIL OU MSN DOUGFANIBIL@HOTMAIL.COM

    OBRIGADO DOUGLAS

    • @DOUGLAS Esse OPN estará correcto? Acho que faltam alguns caracteres… Mas uma forma de confirmares isso é através do CPU-Z. Podes ver a diferença na página 5 deste artigo. Ou então através do TDP do processador, se anunciar 125W é C3, se anunciar 140W é C2.

    • @Ra7or Tens razão! E este processador não se safa sem levar com azoto. Já está mais do que decidido 🙂 Só preciso de lançar algumas reviews em atraso… Queres dar uma mãozinha? ;D

  3. Há utilizadores que vêem um processador olham as caracteristicas e dizem ei que bomba e por vezes perguntam-se porque é que o meu computador com estes componentes é mais fraco que aquele do meu vizinho que até tem umas caracteristicas inferiores. Pois é meus caros tudo vem também das condiçoes a que essas pessas estão sujeitas, como é o caso do calor em excesso e a electricidade estática

  4. @spotted é verdade, e penso que tambem depende das combinacoes que sao feitas, podes ter tudo do melhor que saiu recentemente mas se nao funciona bem com outras coisas pode tambem acontecer isso.. digo eu nao sou um craque nestas coisas… mas normalmente ja os componentes ja estao feitos para funcionarem com outros bons tambem que saiem por isso…

  5. Nao sei explicar muito bem, mas imagina assim lol, tens um carro que ta 140k/h mas uma coisa do carro nao deixa dar mais de 100, assim nao aproveitas o carro todo 😀 lol

  6. ola galera to querendo montar meu pc vou comprar um phenom II 3,4 ghz .
    qual é o ultimo lançamento amd e qual placa mae devo comprar para por o phenom pra rodar? to pensando numa Placa Mãe ECS A790GXM-AD3 Black Edition
    eai me da uma luz

  7. AMD MANDA MUITO BEM NO SEUS PROCESSADORES PARA LIDA COM SUA PLACA DE VIDEOS DE FORMAL MUITO MAIS RAPIDO DO QUE A INTEL E TRONA A RADEON MELHO COM SEUS PROCESSADORES.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos