Home Periféricos Monitores Review Acer Predator XB270HU

Pontuação
Design - 9.5
Imagem - 10
Características - 9.5
Qualidade de construção - 9.5
Preço - 9
Extras - 9

Ultimamente, a importância dos monitores tem crescido exponencialmente. Com o aumento das resoluções e a introdução de novas tecnologias, um monitor de qualidade faz cada vez mais sentido, principalmente no segmento gaming. Hoje temos connosco o Acer Predator XB270HU, o monitor que é considerado actualmente o melhor no segmento gaming.

Características

Estas são as características técnicas de acordo com o site oficial da marca:

  • Screen Size: 27″
  • Screen Mode: WQHD
  • Response Time: 4 ms
  • Aspect Ratio: 16:9
  • Pixel Pitch: 0.233 mm
  • Refresh Rate: 144Hz
  • Backlight Technology: LED
  • Panel Technology: In-plane Switching (IPS) Technology
  • Tilt Angle: -5°to35°
  • Swivel Angle: 60°
  • Maximum Adjustable Height: 5.91″
  • Maximum Resolution: 2560 x 1440
  • Color Supported: 16.7 Million Colors
  • Contrast Ratio: 1,000:1
  • Brightness: 350 Nit
  • Tearing Prevention Technology: G-sync
  • USB 3.0: Yes

Embalagem

A embalagem estava um pouco danificada e com os autocolantes de transporte a estragarem a composição pelo que não fazia muito sentido estar a apresentar.

O monitor faz-se acompanhar por dois cabos de alimentação, um europeu e outro inglês, manuais e garantia e um cabo Display Port.

O monitor

Devo dizer antes de testar este monitor, o habitual monitor ligado ao desktop é de 19″. Após ter sido montado, lado a lado, o Acer Predator XB270HU é um monstro.

ACER Predator XB270HU 01

O Acer Predator XB270HU apresenta um design simples, todo preto e com alguns apontamentos a laranja. A tela tem um acabamento mate e a base um acabamento brilhante. A montagem é muito simples mas toda a estrutura é muito resistente. A qualidade de construção é muito elevada.

Apesar do tamanho geral do monitor ser bastante grande (27″ é muito grande!), a moldura em torno da tela mede apenas 11mm (um pouco mais em baixo).

ACER Predator XB270HU 02

A parte de trás tem um acabamento mate e é onde se situam as conexões ao pc e a alimentação. No suporte do monitor existe uma abertura para passar os cabos, ajudando na arrumação dos mesmos. Este suporte é facilmente desmontável através dum botão caso seja necessário uma instalação VESA.

Pormenores

Este monitor, como quase todos os bom produtos, tem alguns pormenores interessantes.

ACER Predator XB270HU 03

De um lado temos as portas USB 3.0, quatro no total. Estas portas têm uma alimentação própria, não são pass through. Mais para o centro, virado para baixo, está a ligação à placa gráfca, através de uma Display Port. Actualmente, praticamente todas as placas gráficas têm pelo menos uma Display Port mas nem todos temos as placas gráficas mais recentes, o que torna a ligação ao monitor mais complicada. Seria bom que a Acer tivesse apostado noutros tipos de conectores, como Mini Display Port e HDMI.

ACER Predator XB270HU 04_01

Do outro lado, fica o conector de alimentação e o botão I/O. Mais para a esquerda encontramos também uma ranhura para fechadura Kensington.

ACER Predator XB270HU 05

O menu OSD localiza-se no canto inferior direito e é facilmente controlado através dos botões aí situados. O menu tem bastantes funcionalidades para que o utilizador consiga personalizar ao seu gosto.

ACER Predator XB270HU 06

O monitor é constituído por uma tela AU Optronics M270DAN02.3 AHVA (IPS-type). Este tipo de tela nem sempre foi o mais apreciado por quem gosta de jogar uma vez que os tempos de resposta são mais elevados do que uma tela TN (aqui podemos ter até 1ms), no entanto a tecnologia avançou e agora, mesmo com 4ms, não se nota um arrastar de imagem que era normal. Para além disso, a qualidade de imagem de uma tela IPS semrpe foi muito superior a qualquer outro tipo de tela.

ACER Predator XB270HU 07

O Acer Predator XB270HU permite ajustar o monitor em altura e colocar numa posição vertical.

ACER Predator XB270HU 10

Para além de ser possível regular em altura, também é possível inclinar o mesmo para trás ou para a frente para melhor ajustar à posição do utilizador. Estes ajustes não oferecem muita resistência e mantêm-se no sítio de um modo muito seguro.

ACER Predator XB270HU 08

ACER Predator XB270HU 09

A visibilidade no Acer Predator XB270HU mantém-se constante com diferentes níveis de luminosidade e os ângulos e visionamento, devido a ser uma tela IPS, estão entre os 178/178, o que significa que podemos ver de qualquer ângulo sem problemas.

Utilização

10.-Best-gaming-monitor-LR_01
Recentemente o Acer Predator XB270HU ganhou o European Hardware Award 2015 para Best Gaming Monitor e o prémio está bem entregue.

Testar um monitor gaming pede que se jogue bastante, o que é uma tarefa por si só bastante apelativa! Mas como este monitor apresenta uma tela IPS, ideal para quem trabalha em edição de imagem, também foram passadas algumas horas de volta de software de edição de imagem, nomeadamente o Photoshop e Illustrator.

Após várias horas passadas em jogos de múltiplos tipos, não se nota qualquer tipo de arrastamento de imagem, típico de uma tela IPS. Muito pelo contrário, uma vez que este monitor tem um refresh rate de 144Hz, esse tipo de problema é facilmente ultrapassado. Isso nota-se muito mais em jogos onde os movimentos rápidos são uma constante.

Já em edição de imagem, a qualidade de imagem deste tipo de tela é uma mais valia. Assim, o Acer Predator XB270HU consegue ser ideal para vários tipos de utilizador.

Conclusão

Um monitor é um investimento que se pode encarar de com bons olhos uma vez que é possivelmente a peça que mais tempo irá durar portanto, não é mau apostar num bom monitor que dure vários anos.

ACER Predator XB270HU 11

Neste caso, o investimento ronda os 760€ que, diga-se, não é muito dinheiro pelo que se recebe. Claro que existem alguns pontos mais positivos e outros menos positivos. Por um lado, o Acer Predator XB270HU tem uma excelente qualidade de imagem graças à tela IPS, velocidade de resposta suficiente para qualquer tipo de jogo, tecnologia G-Sync e resolução 2560×1440 (conhecido como 2K) que é mais do que suficiente no actual panorama de jogos. Por outro lado, tamanha resolução exige uma gráfica mais potente, o número de conexões é muito limitada e, apesar de tudo, não tem ainda tecnologia Nvidia 3D Vision, apesar do refresh rate de 144Hz.

O mercado gaming tem vindo a crescer de um modo intensivo e a Acer tem vindo a apostar fortemente nesse segmento. Essa aposta começa a dar frutos, visto ter alcançado recentemente o prémio de melhor monitor gaming de 2015. A qualidade de construção é excelente e isso é outra coisa que a marca tem vindo a melhorar muito. O Acer Predator XB270HU conseguiu destronar o Asus ROG Swift PG278Q e isso não é tarefa fácil.

Resta-nos agradecer à Acer por nos ter cedido este exemplar e dar os parabéns pelo prémio ganho.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos