Home Hardware Outros 1Life TV:Smart

Introdução

A 1Life já tem um vasto leque de produtos no seu portfólio, desde periféricos, a headsets, caixas de PC e fontes de alimentação, mas nunca esteve tão ativa como agora. É uma marca que se caracteriza por oferecer produtos virados para a qualidade/preço e tem tido sucesso na sua empreitada.

 1Life TV Smart_16

Os Mini-PC estão em ascensão e a marca não quis perder o comboio. Já existiam alguns Media Center Android em forma de pen drive, mas este é um produto de outro patamar, mais performante e mais completo em várias vertentes.

Será que vai corresponder às expectativas? Fiquem por cá para saber.

Embalagem e Conteúdo

1Life TV Smart_1A embalagem é apelativa e de cores agradáveis, cativando desde logo para o produto no interior. Não existem muitas informações na frente, mas as suficientes para antever as funcionalidades do equipamento, salientando que o sistema operativo já é o mais recente Android 4.1 (Jelly Bean).

1Life TV Smart_2

A parte de trás também não apresenta informação muito massuda, apenas um pequeno texto mais detalhado do que é este 1life TV:Smart, para que serve e as aplicações que o acompanham, tudo bem explicito e escrito de forma direta.

De salientar, a língua portuguesa presente, o que é sempre uma mais-valia e dá gosto ver as empresas a ter consideração pelo nosso país e língua.

1Life TV Smart_12

O conteúdo que acompanha o equipamento não é muito extenso, apenas tendo o primordial para a sua utilização. Neste caso, temos direto a, para além do Mini-PC, um cabo HDMI, controlo remoto, transformador para alimentação energética e um pequeno manual. De salientar que, vem tudo bem acomodado dentro da embalagem, para evitar perigos de maior no transporte.

Em Detalhe

1Life TV Smart_13

Esteticamente, este 1Life está muito bem conseguido, é discreto, pequeno e simples. É fabricado com chassis em plástico, sendo glossy na parte de cima, para melhor apresentação. Os logótipos bem aguerridos do Android, HDMI e Wi-Fi dão um toque especial e são em parte responsáveis por não tornar o equipamento monótono à vista.

A qualidade de construção geral não desilude, mas também não é propriamente extraordinária. Ou seja, cumpre com o mínimo que se exige, não havendo aquele ranger de plástico quando se pega ou aperta um pouco, que é típico nos plásticos de baixa qualidade e de construções pouco cuidadas. Contudo, não devem esperar muita robustez, por isso, é recomendado o manuseamento com cuidado, principalmente em transportes mais longos.

1Life TV Smart_5

A parte de baixo é a responsável pela saída do calor gerado. Tem bastantes furações, o que em condições normais deve evitar que qualquer componente no interior aqueça em demasia. Tem direito também a quatro borrachas antiderrapantes nas extremidades, que não só evitam deslizes em superfícies mais lisas, como ajudam a elevar o TV:Smart para o calor sair melhor.

1Life TV Smart_15

A traseira do Mini-PC tem o básico, caso da antena para sinal Wi-Fi, saída de vídeo HDMI, porta para cabo de rede RJ45 e a natural conexão para alimentação. Não existem muitas hipóteses de conexão, mas a premissa deste equipamento é a simplicidade.

1Life TV Smart_8

Na lateral esquerda, oferece uma ranhura para cartão SD, muito útil para aumentar a capacidade de armazenamento interna (4GB), neste caso suportando cartões de memória até 32GB.

1Life TV Smart_14

No lado oposto, somos brindados com quatro generosas portas USB 2.0. Hoje em dia, a norma é USB 3.0, mas tendo em conta as limitações óbvias deste 1Life, a inclusão de apenas a norma 2.0 é compreensível e aceita-se perfeitamente.

Aqui, é possível ligar um vasto leque de periféricos, nomeadamente os mais comuns rato/teclado, e ainda discos rígidos e leitores de música. Contudo, devo alertar para o facto de um dos teclados usados não ter funcionado, não sei se alguma incompatibilidade com o teclado em si ou com a marca Logitech.

1Life TV Smart_4

O controlo remoto é simples e pequeno, e necessita de duas pilhas AAA de 1.5v (não incluídas). A qualidade de construção estar a par com o resto do conjunto, ou seja, embora não seja nada de excelente, cumpre.

Um ponto negativo que não se pode deixar passar em branco, é o facto da comunicação entre o controlo remoto e o Mini-PC não ser ideal. Se bem apontado em direção ao Media Center, funciona como deve, mas basta um pequeno desvio para as coisas já não correrem tão bem e se tornar um pouco frustrante a utilização.

Sem dúvida que seria muito bem-vinda uma melhoria neste aspeto, talvez numa próxima revisão do equipamento.

Especificações

  • Processador ARM Cortex A9 Dual-Core a 1.5Ghz
  • Processador gráfico Mali 400MP
  • 1GB DDR3 de memória Ram
  • 4GB de armazenamento interno, expansível via cartão SD (32GB)
  • Máxima resolução 1080p (Full HD)
  • Dimensões de 90x40x10mm
  • Peso de 100g
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n e Ethernet
  • 4 Portas USB 2.0
  • 1 saída de vídeo HDMI 

Em Utilização

1Life TV Smart_17

Quem está habituado aos tablets Android, pouco ou nada vai estranhar ao interagir com este Mini-PC, é em tudo semelhante, ou não fosse o mesmo sistema operativo. O ecrã principal, a zona das definições, etc, todo o funcionamento é idêntico.

Um nota muito positiva para o funcionamento do rato no sistema, é tal e qual como utilizar um PC, cursor rápido, fluido, vai-se onde se quer num piscar de olhos.

1Life TV Smart_18

Apesar de o hardware não ser de alta gama, seria de esperar um sistema mais fluido e responsivo do que aquele que foi constatado. Não que haja demasiado lag a navegar entre os menus e aplicações, mas por vezes o arrastamento aparece e mais do que o desejável e expectável para um processador Dual-Core a 1.5Ghz e 1GB de memória.

1Life TV Smart_20

A navegação na internet também podia ser melhor, no entanto, é rápida q.b. O Wi-Fi, apesar de ser norma N desilude um pouco e não tem a estabilidade e velocidade que seria ideal. Mesmo ligando por cabo RJ45 para minimizar as falhas, parece que o equipamento não consegue acompanhar e limita de certa forma a velocidade em tarefas online. Ao nível dos browsers, o standard do Android parece funcionar melhor que o Chrome, sendo mais suave ao fazer scroll nas páginas e mais rápido a abrir.

1Life TV Smart_21

Em contrapartida, as portas USB e a ranhura para o cartão de memória funcionam de forma exemplar. Os dispositivos são detetados instantaneamente e ficam prontos a utilizar. Basta por exemplo conectar uma pen drive e já estamos prontos para assistir a um filme de forma cómoda e sem demoras, com o leitor que vem instalado de origem.

1Life TV Smart_19

Como muitos devem saber, o XBMC é dos sistemas mais usados para funções de Media Center e também já está disponível no Android. Ainda precisa de bastante polimento, em comparação com a versão para Windows por exemplo, mas não compromete e serve bem os propósitos para quem quiser usar.

1Life TV Smart_22

A visualização dos vídeos é fluida, suave e tudo funciona como deve, incluindo as legendas. Existem várias opções disponíveis que se podem alterar, como o formato de ecrã (16:9, 4:3, etc),  fonte e tamanho das legendas, som e muito mais para quem quiser andar em afinações.

Conclusão

Em suma, estes novos Mini-PCs são uma moda nova, mas estão em franca ascensão no mercado. São equipamentos muito úteis para servir de Media Center numa sala de estar ou até mesmo para quem apenas precisa de um equipamento simples para navegar na internet, ver uns vídeos e falar com os amigos e familiares nas redes sociais.

Ainda há muito para melhorar e um longo caminho a percorrer nesta área, mas este 1Life é um bom pronúncio do que aí se avizinha e para primeiro Mini-PC da marca, era difícil pedir muito melhor. Com certeza numa nova revisão e há medida que este mercado for ficando mais maduro, será de prever Media Centers cada vez mais completos.

Alguns pontos negativos podem tornar a experiência de utilização algo frustrante, nomeadamente para quem usar com frequência o controlo remoto, mas os pontos positivos ajudam a amortecer o impacto e deixam também antever um bom futuro para estas soluções Android.

1Life TV Smart_6

Seria ainda melhor Media Center se o XBMC para Android já estivesse mais maduro e aperfeiçoado, mas com o tempo estes dispositivos podem vir a ganhar outra dimensão, há medida que o software for acompanhando e evoluindo.

Finalizando, a 1Life a entrar muito bem neste mercado e a continuar assim, pode vir a tornar-se numa marca de referência em Mini-PCs Android. O preço pedido também é uma agradável surpresa, rondando os 80€ no mercado nacional. Face a tudo o que oferece, é um preço perfeitamente ajustado, até porque pode mesmo substituir um computador tradicional, para quem apenas precise de fazer coisas básicas.

Posto isto, resta deixar um agradecimento à 1Life pela disponibilidade deste exemplar para análise, e a atribuição do  respetivo galardão de Bronze para este produto.

selo-7_9

Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo
  1. 1Life TV Smart é muito bonito mas peca pela falta de uma saída de audio digital coaxial/óptica. A saída HDMI apenas usufrui dos sinais para o monitor/TV e o som acompanha esta ligação. Para quem quer usar capacidades sonoras digitais 5.1 esses monitores não oferecem esse conforto de audio.
    Alguma sugestão futura? Obrigado.

  2. Boa revisão. Estou a pensar comprar uma coisa destas mas se calhar ainda é cedo. Há um produto concorrente de origem portuguesa, o Alexis 3060 (se não me engano), que também seria interessante rever.

  3. Bom dia. Vou aproveitar a disponibilade do autor para colocar uma questão.

    Comprei este equipamento. Funciona bem. Só não consigo fazer o que para mim é mais importante: aceder a conteúdos armazenados num disco de rede. A rede interna funciona; consigo fazer ping de e para o equipamento. Será um problema de configuração da rede? Agradeço ajuda e links sobre configuração da rede no android. Obrigado.

  4. Boa review.
    Falta acrescentar aqui um ponto negativo de grande relevância: tanto na caixa do produto como no site do fabricante é mencionado que este aparelho também funciona pela saída AV, o que não é verdade. Para pessoas como eu, que compraram o aparelho a contar com essa funcionalidade, é um aviso importante, pois vão ficar “com as calças nas mãos”.

    • Boa tarde,

      li o que disse e, infelizmente , já foi tarde.
      Comprei este aparelho e especifiquei ao vendedor que iria usar com a saída AV.
      O vendedor disse que funcionava. Não funcionou. Liguei para lá e disserem-me que não
      estavam a conseguir falar com a marca, para eu mandar um email e que eles eram rápidos a responder…
      Chegou a pôr o aparelho a funcionar em AV?

      Obrigado.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos