Home Notícias A Gigabyte demonstra a tecnologia 3D Power para as suas futuras motherboards

Na última semana tivemos um breve olhar sobre a nova tecnologia 3D Bios, um programa UEFI com um interface inovador e funcional embutido nas futuras motherboards X79 da Gigabyte. Hoje a Gigabyte lançou um novo vídeo detalhando outra inovação, chamada 3D Power. Este programa dá-lhe controlo total e sem restrições sobre as 3 maiores dimensões do fornecimento de energia da motherboard: voltagens, frequência PWM e controlo de fase. A Gigabyte anunciou que todas as suas futuras motherboards X79 iram possuir um desenho de alimentação do CPU de PWM (pulse width modulation), apoiado por controladores de PWM altamente capazes, que lhe iram dar imensos valores que pode otimizar.

Para começar, a aplicação 3D Power começa com um cubo que tem os ícones destes 3 elementos principais. Clicando na “voltagem” dá-lhe controlo sobre valores relacionados com a voltagem em 3 páginas principais, turbo voltage response, load line calibration (active V-droop control), e active over-voltage protection. A Load line calibration permite otimizar com detalhe a correção V-droop existente sobre uma variedade de domínios de alimentação, como CPU, VTT, IMC, e DRAM.

Passando ao Phase Control, esta página dá-lhe acesso a configurações relacionadas com as fases. Pode selecionar o número de fases do CPU que quer ativas (de um numero disponível), a por conseguinte balançar a eficiência e debito de energia, para isto pode selecionar entre 6 opções pré-definidas desde “Lite Power” ate ao topo “Extreme Performance”. Depois existem outras páginas que o deixam configurar proteção térmica.

Por último tem a frequência. O pulse width modulation é um método que dá controlo sobre a transmissão de energia, entregando-a por impulsos a dispositivos elétricos inertes. A páginas relacionadas com frequência PWM dão-lhe acesso a algumas configurações de muito baixo-nível como CPU, VTT, IMC, e frequências PWM DRAM.

Ao contrário da 3D Bios, que reside na EEPROM da motherboard e pode ser invocada ao carregar no DEL durante o arranque do sistema, o 3D Power é uma aplicação apoiada em Windows. É previsível que nem todas as configurações sejam alteradas de imediato, necessitando de um restart ao sistema. Um vídeo de press-release da Gigabyte pode ser visto aqui.

Fonte: TechpowerUp

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos