Home Hardware Discos Western Digital Black2 Dual Drive

Introdução

A Western Digital, sobejamente conhecida no mundo informático, é a empresa líder na produção de discos rígidos mecânicos já desde há vários anos para cá, sendo a primeira escolha dos consumidores no que diz respeito a HDDs.

As suas gamas domésticas são sólidas no mercado, onde temos os Black a liderar no desempenho, Blue no quesito preço/performance, Green designados para funções de armazenamento e cópias de segurança e mais recentemente os Red, optimizados para trabalhar 24/7 em servidores NAS.

WD Black 2 Dual Drive 10

Mas, o mercado muda e os SSDs são cada vez mais um produto de massas, e como tal, a Western Digital teve de se adaptar, oferecendo também já soluções de armazenamento em flash.

E é precisamente um dos mais recentes discos da WD, o Black2 Dual Drive, que tivemos oportunidade de analisar aqui no Lilireviews, uma combinação de SSD com HDD. Fiquem por cá, para ver se corresponde às vossas expectativas.

Embalagem e Conteúdo

WD Black 2 Dual Drive 1

Desde logo deu para reparar que a embalagem se foca maioritariamente no tema performance e no facto de este produto ser na realidade dois, um SSD e um disco rígido mecânico.

WD Black 2 Dual Drive 2

O veículo de Formula 1 é bem alusivo à velocidade, daí que, não foi de estranhar esta inclusão na embalagem. É bastante apelativa, com um aspecto muito limpo e premium.

WD Black 2 Dual Drive 3

WD Black 2 Dual Drive 4

Dentro da embalagem, podemos encontrar, para além do disco em si, um folheto com informações sobre a garantia, o manual de instalação rápida, um adaptador USB para usar o disco como externo e uma chave USB, que quando conetada inicia o processo de instalação do software.

No entanto, o software pode ser encontrado também na página oficial da Western Digital, aqui, assim como, assistir a um breve tutorial.

Em Detalhe

WD Black 2 Dual Drive 5

O Black2 Dual Drive prima pelos acabamentos de alta qualidade em aluminio e, tal como no nome, tem o seu corpo em preto. A simplicidade impera, tendo apenas o nome bem evidenciado na parte superior.

Como já é normal, vem em formato 2,5”, com 9.5mm de espessura, 100.3mm de comprimento e 69.85mm de largura, podendo assim, ser montado tanto em computadores portáteis como em desktop.

WD Black 2 Dual Drive 6

Na parte inferior, temos algumas informações sobre o produto, nomeadamente as capacidades, tanto do SSD como do HDD, número de série, lote e derivados, que para o consumidor final tem pouco interesse.

Então, que diferença existe neste Black2 Dual Drive para os tradicionais discos híbridos que já rondam o mercado há uns bons anos, nomeadamente o Momentus XT da Seagate? Bem, este Western Digital não é um híbrido comum, são dois discos num só, um SSD completo de 120GB e um HDD de 1TB, tudo no mesmo chassis.

Ou seja, não se trata de um disco rígido mecânico que tem alguma capacidade de armazenamento em flash para funcionar como cache dos dados a que se acede com mais frequência, mas sim de dois produtos completos. Operam de forma independente entre si e são vistos como duas unidades no Sistema Operativo.

WD Black 2 Dual Drive 7

De salientar que, na primeira instalação do disco, apenas é detectado o SSD de 120GB, mas tal é propositado pela marca, de modo a obrigar as pessoas a instalar o Sistema Operativo no SSD, para melhorar a rapidez do computador.

Só depois do SO e do software do disco instalados, é criada a segunda partição e passam a existir duas unidades de armazenamento distintas, de 120GB e 1TB, e funcionam tal como se duas drives separadas se tratassem.

WD Black 2 Dual Drive 9

Este Black2 Dual Drive é equipado com NAND de 20nm MLC (Multi-Level-Cell), conduzidas por um controlador JMicron (JMF667H) SATA 6.0Gbps e auxiliadas por memória DRAM da Nanya a servir como cache do controlador.

Para o SSD, a marca anuncia uma velocidade de leitura sequencial de 350MB/s e 140MB/s de escrita, com um mínimo de 600.000 ciclos de carga/descarga e um consumo em leitura ou escrita de 1.8W.

O disco rígido mecânico integrante, é comum, sendo uma típica unidade de 1TB a 5400RPM, neste caso da gama Blue, com 7mm de espessura.

Testes

Após a apresentação e explicação do produto, vamos passar à parte importante, os testes. Nunca é demais salientar que, os resultados obtidos podem variar dependendo do sistema, drivers e Sistema Operativo utilizados.

Os testes foram realizados em SATA 6.0Gbps, em Windows 8.1, no seguinte sistema:

  • Intel Core i5 2500K
  • Asus P8P67 EVO
  • Samsung 8GB DDR3 2133Mhz
  • AMD Radeon HD7970
  • Corsair HX-620W

Crystal Disk Mark

Crystal Disk Mark

Como podemos constatar, as velocidades anunciadas pelo fabricante são muito modestas, sendo o disco capaz de atingir 438MB/s de leitura sequencial e 146MB/s em escrita.

Encontramos também valores agradáveis nos ficheiros 4K e 4K QD32.

Crystal Disk Mark HDD

Como o HDD também merece, em cima a performance capaz pelo Blue de 5400RPM. Muito interessantes os 120MB/s para um disco de 5400RPM, pecando logicamente nos 4K, sendo um mal geral de todos os discos rígidos mecânicos.

ATTO

ATTO

No ATTO, benchmark que as marcas tradicionalmente usam para apresentar as especificações dos seus modelos, mais uma vez o Black2 Dual Drive a superar o anunciado, mas desta vez em menor número, com 386MB/s de leitura.

A velocidade de escrita também teve um máximo de 146MB/s, estando a par dos teste anterior.

AS SSD

AS SSD

Outro benchmark sobejamente conhecido e mais uma vez o disco da WD a cumprir e inclusive a ultrapassar as velocidades anunciadas, com excepção da escrita, que desta vez se ficou pelos 138MB/s.

Novamente valores interessantes em ficheiros 4K, principalmente nos 4K QD32. De salientar que, este não é um produto projectado para competir pelo topo da velocidade.

AS SSD IOPS

Ao nível dos IOPS (operações por segundo), o disco a dar muito bem conta de si, com um máximo de 52.000 IOPS, o que não é nada desprezável.

AS SSD Copy

Em cima, um teste de cópia mais prático do que os anteriores, que reflete melhor o desempenho que sentimos ao usar o disco no dia a dia, nas mais variadas tarefas.

Anvil Storage Utility

É imperial usar estes testes, uma vez que, são dos mais completos atualmente, não só por medir em vários tipos de ficheiros, como pela personalização que possibilita.

Começando com os dados em 0% de compressão:

Anvil 0

De seguida, com compressão a 46%, a que é usada em média pelas aplicações que usamos diariamente:

Anvil 46

Como podemos ver, a performance praticamente não se altera, o que só por si já é um bom sinal.

Por último, com dados imcompressíveis, sendo a pior das situações:

Anvil 100

Mais uma vez, os resultados a manterem-se quase inalterados, mostrando que este controlador da JMicron é um todo o terreno e que definitivamente um dos problemas dos antigos SSDs foram ultrapassados. Já poucos SSDs do mercado quebram ao alterar a compressão dos ficheiros.

Anvil Leitura IOPS

Os IOPS desta vez a subirem para os 57.000, o que vem corroborar o teste anterior do AS SSD. Será seguro dizer que, este Black2 Dual Drive é capaz de no mínimo atingir as 50.000 operações por segundo.

Anvil Escrita IOPS

Em escrita, os valores naturalmente a descer, mas ainda assim, com um registo agradável de 34.500 IOPS.

Conclusão

Apesar de algo dispendioso, a Western Digital saiu-se com um produto interessante, que certamente vai agradar e ser útil a bastantes consumidores. Trata-se de um disco inovador, é o primeiro 2 em 1 do mercado, daí o preço algo inflacionado.

A performance do HDD está dentro do normal para o que existe no mercado atualmente, não seria de esperar melhor de uma unidade com 5400RPM. Já o desempenho do SSD, fica um pouco aquém do que de melhor se faz, mas mesmo assim, muito mais rápido do que qualquer HDD ou disco híbrido, principalmente nos tempos de acesso.

WD Black 2 Dual Drive 8

Em suma, apesar de não ser um produto excepcional, nem o que tem os níveis de performance mais elevados, o Black2 Dual Drive ganha pontos pela inovação e utilidade que poderá ter em diversos computadores, nomeadamente em portáteis que apenas têm local para um disco.

É uma forma de equilibrar e um meio termo entre desempenho e espaço de armazenamento, já que, como se sabe, os SSDs de 1TB de capacidade ainda são extremamente caros e os HDDs híbridos, apesar de oferecerem espaço, pecam muito na velocidade.

O preço médio deste Western Digital no mercado nacional é de sensivelmente 250€ e certamente nem toda a gente vai estar disposto a gastar esta quantia, mas, para quem estiver limitado a nível de espaço físico no portátil, este Black2 Dual Drive é uma boa alternativa.

Resta deixar um agradecimento à Western Digital, por ter facultado esta unidade para análise.

selo-8_5Prós

  • SSD e HDD no mesmo chassis
  • Desempenho elevado comparativamente aos HDDs e híbridos
  • Boa capacidade de armazenamento

Contras

  • Preço algo elevado
  • Desempenho aquém comparativamente aos melhores SSDs



0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos