Home Overclocking Viagem Rápida aos 196ºC Negativos

O azoto líquido é um bem raro e infelizmente bastante caro para os overclockers. Apesar de termos todo o equipamento necessário para transporte e armazenamento, cada litro ainda nos fica por 2,2€. Um hobbie relativamente caro mas que proporciona experiências brutais e inesquecíveis. O LILIREVIEWS.com está a tentar que mais utilizadores tenham contacto com este tipo de actividade e refrigeração através das várias iniciativas que temos vindo a desenvolver para a comunidade.

Estava a inspeccionar o equipamento para ir preparando para o próximo encontro com condições extremas e reparei que o Dewar ainda tinha pressão no interior. Calculei que talvez tivesse um pouco de azoto líquido no fundo e decidi pegar novamente na Gigabyte 890FXA-UD7 e no AMD Phenom II X6 1090T e ver quanto é que tinha sobrado e estava disponível para se gastar.

Este líquido não é para desperdiçar e fiquei entusiasmado com um final de dia que ainda podia ter um pouco de diversão com azoto e altas frequências. Pelo peso dava para perceber que não ia ter brincadeira para muito tempo (cerca de 1,5L?) e por isso nem isolei a motherboard. Utilizei apenas papel… Agora a técnica para meninos!!

Resumindo, deu para baixar a temperatura até aos -196ºC e voltar a encher o Venom 5.0 até cima e a partir daí fazer os possíveis para conseguir um bom resultado, enquanto a plataforma se mantinha fria.

Esta motherboard tem sido vítima de maus tratos constantes com várias sessões de overclocking e muita condensação e ainda não morreu. Uma verdadeira motherboard para todas as guerras e que faz jus ao nome da tecnologia Ultra Durable 3. Sem isolamento devem calcular a quantidade de água que andou a passear pelo PCB e componentes.


Sem grande possibilidade de experimentar os outros benchmarks, foquei-me no CPU-Z com objectivo de ultrapassar os 6200MHz. Ainda salvei o ficheiro de validação a 6204MHz mas ao que parece esse resultado ficou corrompido.

Eis o máximo a que consegui validar:

Esta foi provavelmente a última aparição do 1090T em condições extremas!


Espero que tenham gostado desta pequena reportagem!

Até já!

Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo
  1. Foi para aproveitar o azoto que estava no fundo do dewar. Como o vou voltar a encher durante esta semana…

    Frio é muito porreiro. Muitos não percebem o interesse mas só experimentando é que sabemos dizer como é!

    Obrigado pelos comments 🙂

  2. Não fazia ideia de que o azoto liquido já estava a esse preço…
    É aproveitar todos os restinhos, bom trabalho Marco. A penúltima foto está excelente! 😀

  3. Aqui na Universidade de Aveiro custa esse preço e não fazem nenhum tipo de atenção a alunos ou seja o que for…

    Na Linde da Maia fazem a 1,4€ + IVA

    Seja como for é de aproveitar! Foi pena realmente o 6204MHz ter ficado corrompido por algum razão.

  4. oi, meu nome é gabriel e tenho um i5 760… me disseram pra overclockar mas eu n faço ideia de como fazer isso T.T, e vc parece que faz muito bem~
    tem como fazer um guia de como overclockar pra iniciantes o?

    • Porquê 1/5 dos recursos? Também foi utilizado LN2… Provavelmente nao chegou aos -196ºC mas se assim foi, foi porque o CPU não funciona a essa temperatura…

      Este sample fez perto de 6.2GHz mas o recorde deste processador é acima de 6.9GHz

Deixar um comentário

Outros Artigos