Home Vídeos Unboxing Intel Core i7 6900K

Unboxing e vista geral do novíssimo processador Core i7 6900K da Intel. Este é daqueles que é preciso vender um órgão, portanto das cenas que tens aos pares, vai vendo o que não te faz tanta falta.

Este processador foi lançado durante a Computex e vem acompanhado de mais 3 modelos, com 6, 8 e 10 núcleos. Utilizam um processo de fabrico a 14 nanómetros e nesta série não há desperdício de transístores para os cores da gráfica, não fazia sentido e assim é tudo para puro poder de processamento.

O resultado disso é, no caso do 6900K, um processador com arquitetura Broadwell-E, com 8 núcleos e 16 threads que funcionam a 3.2 Gigahertz de frequência base, chegam aos 3.7 Gigahertz com turbo e no total tem nada mais nada menos do que 20 MB de cache nível 3.

Utiliza o socket LGA 2011-V3 e apesar de muitos fabricantes estarem a lançar novas boards X99, estes processadores são compatíveis com as mais antigas à distância de uma atualização de BIOS.

O controlador de memória integrado é para DDR4 quad-channel com suporte nativo para 2400 MHz.

Uma das grandes vantagens destes novos processadores é a sua eficiência, basta ver que temos uma combinação de 8 núcleos com 16 threads e até mais do que isso com um tdp de 140W.

Com este lançamento a Intel também introduziu a nova tecnologia Turbo Boost Max 3.0. Não substitui o turbo tradicional, o que faz basicamente é escolher o melhor núcleo em termos de frequência e enviar as aplicações para esse em primeiro lugar para melhor desempenho e eficiência. Esta escolha pode ser feita na BIOS ou por software e só funciona depois de instalar um driver. É com esta tecnologia que alguns dos núcleos chegam aos 4.0GHz mencionados nas especificações.

Em termos de overclock está totalmente desbloqueado, mas arrastar 8 núcleos para cima na frequência tem algumas implicações nas tensões e no consumo energético. É esperado que estes 6900K cheguem aí entre os 4.2 a 4.4 estáveis, mas convém ter um bom dissipador.

A pior parte é que a Intel continua a carregar nos preços, porque existe sempre público para este tipo de processadores e também porque não tem concorrência nas linhas de topo. Até agora o modelo extreme costumava custar à volta dos 1000 euros e nesta geração saltou para quase 1900, no primeiro CPU para entusiastas com 10 núcleos e 20 threads.

Para quem Haswell-E, esta atualização não faz muito sentido. Para quem só vai jogar, esta atualização definitivamente não faz sentido. Para quem quer um monstro de produtividade e tem dinheiro a sobrar, pode utilizar o NIB que está na descrição, comprar um cpu igual a este ou dar uma olhada nos novos Intel Xeon. Este modelo 6900K com 8 núcleos e 16 threads já está disponível em Portugal por 1200 euros. Mas Pá… Este preço não é fixe. É que nem oferecem dissipador!

Outros vídeos de hardware e periféricos no canal:

Review Huawei Watch
Unboxing Razer Leviathan Mini

Vídeos de jogos no canal:
CS:GOrda #06 – Está com programas?
CS:GO Insane No Scope @ Dust 2!
League of Legends #08 – Grand Finale Season 2015
H1Z1 Battle Royale #06 – Partindo a mesa
Minecraft SkyWars #03 – A real batalha
CS:GO Competitivo #2 – Um jogo razoável
DayZ Standalone #01 – F@cking noob !
Smite #02 – Fomos Completamente Carregados
World Of Tanks #3 – Fun with Physics

Todo o apoio através de visualizações, gostos nos vídeos e partilhas são muito bem-vindos e serão a motivação para continuar a lançar mais vídeos no canal.

Autor
Engenheiro Civil, a viver em Aveiro, com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
Artigos relacionados
huawei watch
0 990

2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos