Home Jogos The Raccoon Escape

the raccoon escape

O The Raccoon Escape é um jogo mobile desenvolvido pelo estúdio português Can Play. É um jogo gratuito mas também dá para investir dinheiro real para desbloquear alguns itens lendários.

Está disponível para iOS da versão 7.1 para a frente e para Android a partir do 4.1.

Toda a mecânica do jogo gira em volta de roldanas que ajudam a puxar o Raccoon para cima, desde o interior da terra até ao espaço. Ao que parece o jogo não tem fim portanto o destino do Raccoon já está traçado, mas vale sempre a pena tentar ajudar. Uma roldana sozinha sobe apenas 1 metro mas ao ligar roldanas de lados opostos faz com que trabalhem em conjunto e rapidamente estamos a subir 10 metros de cada vez. Há umas roldanas armadilhadas que fazem o Raccoon perder alguns metros. Os controlos do jogo são bastante simples, clicar nas roldanas e deslizar para a esquerda e direita para mexer o Raccoon.

Tem vários níveis com desafios diferentes que chegam a um ritmo acelerado, mas a velocidade acaba por ser controlada pelas roldanas que vão sendo ativadas. Começa devagar com pedras a cair do topo mas rapidamente é necessário estar atento à parte de cima e à parte de baixo do ecrã e coordenar os movimentos porque aparecem tubarões, bolhas de ar, plantas carnívoras e troncos a arder. No início também existem aparecem alguns avisos para os perigos mas à medida que o jogo vai avançando essas ajudas deixam de aparecer.

Uma das partes importantes da subida é apanhar bolotas douradas. Estas bolotas são a moeda de troca dentro do jogo e servem para comprar acessórios para o Raccoon, aumentar a duração dos poderes e também melhorar algumas caraterísticas como o fôlego, que considero uma melhoria fundamental para passar o nível do mar com alguma consistência.

the raccoon escape

As bolotas maiores e coloridas que vão aparecendo no caminho ativam poderes, nomeadamente a bolota de proteção que torna o Raccoon invencível durante uns segundos, a bolota dupla que faz com que cada bolota dourada valha o dobro, a bolota super roldanas que faz com que apareçam mais roldanas, a bolota de câmara lenta que faz com que tudo aconteça muito devagar, a bolota íman que atrai as bolotas douradas ao passar por perto e bolota de teletransporte que faz com o que o Raccoon se movimente muito mais rápido.

Se o Raccoon se desviar muito em cima da hora e bater com a cabeça num pedaço de pedra ou num tubarão, por exemplo, ele fica tonto por uns segundos e é muito difícil ou mesmo impossível de controlar.

O jogo tem vários easter eggs para descobrir, um deles já foi encontrado e apareceu no 9gag porque ao bater com a cabeça na parede, o Raccoon transforma-se em Donald Trump.

the raccoon escape

Além de tentar chegar cada vez mais longe e vestir o Raccoon com algum estilo, existe ainda evolução de nível com missões de dificuldades variadas que oferecem um conjunto de presentes ao subir de nível. A experiência de abrir presentes é um misto de entusiasmo com frustração porque existem presentes engraçados como acessórios para o Raccoon e vidas extra mas também existem muitos presentes vazio ou com 1 ou 2 bolotas douradas…

the raccoon escape

Ao morrer há sempre hipótese de ver um anúncio enquanto a pressão arterial volta ao normal, que pode duplicar o número de bolotas apanhadas no último jogo, dar um avanço inicial ou uma vida extra. Os anúncios estão presentes mas temos sempre hipótese de escolher entre ver ou não.

Este tipo de runners é bastante viciante e o The Raccoon Escape está bem conseguido a nível de grafismo e gameplay. Ainda não consegui chegar ao espaço, fiquei-me pelo nível das plantas carnívoras nos 1088.75 metros.

the raccoon escape

Experimenta e tanta fazer melhor!

The Raccoon Escape na App Store

The Raccoon Escape na Google Play

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Outros Artigos