Home Periféricos Headphones SteelSeries 5HV3

SteelSeries

Introdução

IMG_7748 copy
O Lilireviews vem hoje apresentar um modelo recente da SteelSeries, os 5HV3. Estes auscultadores fizeram a sua entrada no mercado há pouco tempo juntamente com os 3HV2 e agarraram um lugar de destaque pela qualidade que possuem. A SteelSeries é uma marca conhecida pelos seus periféricos de qualidade a um preço acessível, defendendo o profissionalismo dos seus produtos, i.e., que são produtos desejados por qualquer profissional da área de gaming. Vamos então analisar a última evolução da marca em termos de um headset estéreo.
IMG_7761 copy
De realçar vários pontos fortes como o conforto, os seus auriculares aconchegados, o seu peso e a qualidade de som. Destacamos ainda o microfone retrátil alojado no auricular esquerdo, controlo deste e do volume através do controlador existente no fio e acima de tudo, 2 cabos diferentes num material extremamente prático, para se poder usar desde o telémovel, ao tablet e até no PC.
Nos próximos parágrafos vamos partilhar a nossa experiência com este headset que pretende entrar no mercado extremamente competitivo de gama média com um preço a rondar os 80 €.

Características

Auriculares
Dimensão do Driver: 40mm
Frequência de resposta: 16~28kHz
Sensibilidade: 110dB (@1.0 kHz)
Impedância: 40Ω

Microfone
Frequência de resposta: 75~16kHz
Direção de Captura: Unidirecional
Impedância: 2 KΩ
Sensibilidade: -38 dB (@1KHz)
Geral
Comprimento do cabo: 1,2 + 2 = 3.2
Controlador de áudio no fio com controlo independente para volume e chat
Ligação: Ficha USB
Jack 2x 3.5mm para PC
Peso: 400 gr

Embalagem e conteúdo

IMG_7739 copy
Os Steelseries 5HV3 vêm numa caixa de linhas simples e cores apelativas variando entre o preto e o laranja e com o branco do logo da empresa. A embalagem apresenta na frente e nas laterais uma vista panorâmica dos headsets ilustrando o seu aspeto e detalhes como as almofadas dos auriculares e o microfone em si.
IMG_7798 copy
Na parte de trás está a especificação do costume a que a Steelseries já nos habituou, com as características técnicas, descrição dos cabos e compatibilidade, notas em multi lingua e ainda uma quarta imagem dos restantes pormenores como a ficha de plug, o controlador e a gravação da Steelseries na haste de suporte da cabeça.
IMG_7740 copy
A arrumação no interior da caixa é bastante boa, simples e compacta permitindo com um molde simples de plástico proteger os auscultadores e da parte de trás, graças às concavidades do molde, guardar o que for preciso sem estar a fazer volume extra. Este plástico é um plástico semi-rígido garantindo que apesar de toda esta exposição do material, este não se vai danificar facilmente no transporte.
IMG_7742 copy
O conteúdo da caixa é constituído pelos auscultadores, manuais, autocolante da Steelseries e por 2 cabos, um com as 2 pontas tradicionais para auscultadores e microfone e outro com uma ponta única que funde as 2, muito usado em dispositivos mais pequenos como telemóveis e tablets.
IMG_7746 copy
O primeiro contacto com os 5HV3 foi de muito bom agrado, desde os materiais até à qualidade de construção. São uns auscultadores bastantes leves que inspiram muita confiança graças aos plásticos usados que permite uma maleabilidade muito boa em vários ângulos. A banda da cabeça é constituída por uma borracha pouco rígida e muito agradável ao toque sendo extremamente confortável para usar durante várias horas.
No interior das hastes localizam-se os indicadores da posição de colocação estando bem visíveis.
IMG_7791 copy
É uma característica já evidenciada em outros equipamentos que por aqui já passaram. O plástico usado é todo ele semelhante não havendo secções que tenham sido alvo de plásticos melhores, como verificámos aquando da reviews aos SteelSeries Flux que possuíam umas hastes de plástico rígido.
IMG_7795 copy
Os conectores entre as hastes e a peça que contém a banda é assegurada com um encaixe de 6 parafusos comuns que permitem uma fácil remoção e separação das peças. Não existem componentes para personalização dos auscultadores mas esta opção parece ter motivos de facilitar a assistência técnica da marca.
IMG_7793 copy
IMG_7799 copy
Este modelo não tem acessórios destacáveis possíveis de personalização mas não é por isto que não se louve outros pormenores bons. A qualidade das almofadas que vêm com este modelo é muito boa sendo de um material semelhante a pele sintética com uma costura muito boa dando a parecer que com elevadas horas de uso, estas não se irão soltar ou romper da restante estrutura. As almofadas apresentam uma linha costurada a laranja, da mesma cor que o tecido que forra os drivers dando uma estilo único e profissional para vários usos.
IMG_7776 copy
IMG_7771 copy
Os ajustes a qualquer tipo de cabeça estão garantidos pela grande versatilidade graças à forma da estrutura embora a altura máxima de ajuste possa não ser o suficiente para certas pessoas mas acreditamos que deverá acomodar grande parte das cabeças. A banda da cabeça e os auriculares são maleáveis ao ponto de poderem ser rodados tanto na vertical como na horizontal. Mas esta disponibilidade de movimento prejudica a portabilidade por os auriculares não poderem ser completamente rebatidos ou dobrados deixando o equipamento na sua forma original – pode levar a estragos dentro das malas. Uma solução compacta para a questão da portabilidade teria sido agradável.
IMG_7789 copy
Os 2 tipos de cabos disponibilizados permitem uma ligação em separado do microfone e dos auscultados ou um cabo único para os dois dispositivos. É sem dúvida uma característica muito boa caso os auscultadores sejam usados para ouvir música em telefones, e ambos os comandos conseguem atuar como microfones omni-direcionais não necessitando de desligar os auscultadores para atender uma chamada. O comando maior inserido no cabo com as 2 pontas possui um interruptor que permite ligar e desligar o microfone e um regulador de volume.
IMG_7786 copy
O conector usado para adaptar estes cabos aos auscultadores em si foi muito bem pensado e permite uma ligação mais segura graças a ser microUSB não criando nenhum relevo desnecessário no amontoado de cabos. Senti muita segurança neste tipo de conector e foi necessário alguma força considerável semelhante a um movimento para desprender os cabos.
O comprimento máximo dos cabos não ultrapassa o 3,2 (1,2 + 2) metros o que é um ponto a favor para ligações mais difíceis como atrás de desktops. Mas para quem pretender usar o cabo com uma ponta única que funde o microfone e os auscultadores fica com um cabo de tamanho 1,2m que já permite um bom alcance e sinceramente, mais que suficiente para ligações curtas. Mas um ponto muito positivo é o material usado no revestimento dos cabos sendo corda que não permite que estes ganhem nós ou fiquem entrelaçados mesmo depois de saídos da caixa ou de uma viagem numa mala.
IMG_7746 copy

Utilização

O primeiro contacto com os 5HV3 é muito bom criando a sensação de uns auscultadores robustos, confortáveis com atenção aos pormenores como o manuseamento e a supressão de ruído exterior. O seu peso reduzido e a pouca pressão que fazem nos ouvidos faz deles, um equipamento muito bom de se usar por várias horas fornecendo uma segurança de utilização acima da média. Os movimentos realizados com a cabeça, até os mais bruscos, não os soltam o que prova que estão bem adaptados às várias cabeças e nesse aspecto, as almofadas dos auriculares fornecem um conforto extraordinário nas orelhas havendo um acolhimento perfeito nas orelhas não sobrando espaço como em alguns auscultadores já testados por nós.
IMG_7753 copy
Graças aos dois graus de liberdade e ao contacto completo com a orelha, os auriculares conseguem um isolamento de som eficaz apesar do seu tamanho onde, mesmo com a ausência de som, já notamos uma redução da percepção dos sons exteriores muito boa.
Passando ao que importa em qualquer tipo de auscultadores, a qualidade de som destes SteelSeries é de tirar o chapéu para uma gama média. Os drivers de 40 mm partilhados por headsets maiores fazem um trabalho espetacular na reprodução de som.
Em jogos a abertura do som é boa e a localização espacial que se percebe é muito boa, de facto é fácil localizar sons mais discretos como passos graças á maior gama de resposta e um som detalhado. Contudo os sons mais graves das explosões não vão fazer estremecer tanto os ouvidos como outros headsets de maior porte que já por aqui passaram já que não conseguem rodear completamente o ouvido, mas podem contar com uns graves potentes
IMG_7756 copy
Em filmes e música os 5HV3 têm um desempenho fabuloso fazendo frente ao modelo 9H (modelo superior) e a outros auscultadores de referência de média gama, tanto em tamanho como preço. O som é bastante cristalino criando uma boa mistura entre os tons agudos e médios, já os graves estão algo escondidos até se obrigar a sua manifestação através do equalizador e um puxando um pouco mais o volume, mas depois disto eis que eles marcam uma grande presença, espantosa até para uns auscultadores deste tamanho.
Claramente falta referir o desempenho nos jogos onde, tão agradavelmente, os 5HV3 tiveram um desempenho muito bom.
Testei em FPSs e terceira pessoa onde claramente foi possível notar a nitidez do som nos detalhes proporcionados como passos, explosões, tiros, condução de carros e embate destes em objectos…
IMG_7757 copy
Graças ao conforto e construção das almofadas com o isolamento de ruído de qualidade que proporcionam, estes auscultadores permitiram-me focar realmente no jogo dando a sensação de um domínio enorme sobre o campo de jogo e de áudio.
No global destaco a qualidade de som com nota muito positiva (especialmente com uns graves muito bem conseguidos) tendo apenas a apontar que alguns sons surgem muito abafados sendo preciso aumentar o volume para se tornarem mais cristalinos. Só é possível sentir este comportamento se já tivermos uma noção sensorial de como o som poderia ser reproduzido por uso de outros equipamentos por exemplo mas, mesmo assim, é preciso alternar muitos entre sons variados para percebermos esta limitação.
IMG_7784 copy
O controlo remoto em linha possui dois botões, um para corte do som do microfone e outro para regular o volume do som. O controlo remoto é pequeno mas o manuseamento dos botões até é bem conseguido. Fico sempre receptivo e esperançoso para quando um controlador do volume do som mais eficaz e prático que os que temos na atualidade com este dos 5HV3.
Testar-los no volume máximo é um erro enorme. Estes pequenos auscultadores conseguem atingir um volume incrivelmente alto, e aparentemente sem qualquer tipo de distorção, e digo aparentemente porque realmente não os consegui testar de forma contínua e completamente assentes sobre o ouvido no seu volume máximo!

Falando em cansaço… Quando estamos várias horas seguidas com os auscultadores não começamos a sentir aquele cansaço que todos nós já conhecemos, graças ao seu conforto e pela ausência de materiais que podem aleijar. Por exemplo, quem usa óculos e caso os auriculares não estivesses desenvolvidos com esta preocupação, poderia ter problemas ao fim de longas horas mas isso nos 5HV3 é um mito. Neste sentido, não somos capazes de rodar 90 graus completos os auriculares para que eles fiquem confortavelmente pousados no peito nem conseguimos por-los à volta do pescoço sem que os auriculares nos estorvem no queixo. É um pormenor que para quem pretende adquiri-los para uso em gadgets de menor dimensão do que um portátil, é relevante e merece atenção.
IMG_7769 copy
IMG_7783 copy
O microfone disponibilizado através do comando é bom para um uso casual, i.e, para algumas gravações e cooperações áudio em jogos ou Skype. A captação de som é unidirecional, possuindo um orifício apenas na zona virada para a boca do utilizador, mas infelizmente este acaba por captar algum ruído ambiente. O facto de ser uni-direcional permite equiparar este equipamento aos de topo de gama e embora não seja dos melhores microfones que já testei, por também criar algum ruído de fundo, tem uma prestação boa para o preço geral dos 5HV3.

Conclusão

A Steelseries com estes auscultadores, constrói assim um pódio de auscultadores desde a baixa gama (3HV2), média gama (5HV3) e gama alta (9H) onde o panorama de qualidade preço é muito bom e particularmente falando, os 5HV3 encaixam-se perfeitamente na média gama mas em certos pormenores, quem os comprar, fica servido de material de topo.
IMG_7764 copy
A sua construção virada para o gaming com materiais confortáveis, maleáveis, robustos e tudo num formato compacto, fazem deles dos auscultadores mais escolhidos para as LAN parties. A qualidade do som permite usufruir ainda mais da experiência onde a insonorizarão foi muito bem conseguida permitindo o foco naquilo que estamos a ouvir. Principalmente em vídeos, onde a sensação de presença torna-se mais real e apaixonante.
A existência de dois cabos diferentes assim como o material escolhido para o cordão irá agradar certamente a muitos utilizadores, principalmente aqueles que transportam muitos os auscultadores e os usam longe do PC.
A ausência de possibilidade de personalização dos componentes graças à fácil desmontagem dos auscultadores pode desapontar um pouco para quem gosta ou até mesmo numa situação em que se estrague uma peça. Percebe-se a decisão da SteelSeries de não querer oferecer esta virtude em modelos deste gama mas dado aos tempos de hoje e ao uso que este tipo de utilizadores dá, é uma valência que carece nos vários equipamentos.

Depois de uma análise com imensos pontos a favor e poucos negativos, não menosprezando alguns que considero relevantes, dou-me plenamente satisfeito por ter testado estes auscultadores que além de serem mais pensados para gaming, apresentam-se muito completos no panorama do estilo de vida do quotidiano, onde tive oportunidade de os testar em várias situações. A sua performance foi tão boa ou superior a alguns de gama alta que já possuí o que me leva a pensar que os 80 euros que eles custam traduzem-se em muito mais, num aglomerado de características que ficam escondidas e pouco valorizadas enquanto eles estão na caixa.
IMG_7747 copy
Não são uns auscultadores que se distinguem por uma característica em especial mas sim pelo conjunto conseguido e por isso dou um ponto positivo à SteelSeries por se terem focado na maioria dos pormenores. Assim a pontuação deve-se a este pacote muito bem conseguido para o preço da gama a que pertence.
selo-9_1 Pontos +
– Conforto
– Material dos cabos
– Portabilidade
– Tamanho
– Isolamento de ruído ambiente
– Sons graves e agudos
– 2 tipos de cabos
Pontos –
– Auriculares não têm uma posição de segurança adequada para transporte
– Pouco ângulo de manobra dos auriculares
– Ausência de componentes para personalização


Agradeço à SteelSeries pelo modelo partilhado.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos