Roccat Taito Kingsize

Escrito por  //  8 de Outubro de 2010  //  Hardware  //  11 Comentários

roccat taito kingsize 02
3.5
Fraco
Share Button

Introdução

A Roccat é uma marca que já começa a ter uma reputação bastante forte no segmento dos jogadores profissionais e, consequentemente, os seus produtos tendem a ter uma qualidade elevada, como já verificámos noutras análises anteriores. Como tal, esperemos que o material que hoje temos em testes mantenha os padrões de qualidade a que a marca nos tem já habituado.

Ora então hoje temos para testes um tapete de tamanho grande, o Roccat Taito Kingsize. Uma vez que muito recentemente foi analisado um tapete de tamanho idêntico da CM Storm, será interessante ver o que a Roccat tem nas suas fileiras para fazer frente à concorrência.

Especificações e Embalagem

A embalagem é grande e sólida. É feita de plástico transparente o que permite ter um primeiro vislumbre do material. Na parte da frente é feita referência à edição mTw, um nome bastante respeitado no mundo dos jogos uma vez que representa equipas/clãs campeões do mundo.

Para ajudar a sentir a qualidade do tapete, a Roccat decidiu colocar duas pequenas amostras das superfícies do tapete. Assim, podemos sentir a textura tanto do tecido onde o rato vai deslizar como do material anti-derrapante da base.

A abertura da embalagem é feita na parte de trás da mesma, bastando para isso puxar o plástico picotado. É aqui que se encontra a informação relativa ao tapete, em várias línguas (não existe em português, infelizmente), e relativa à mTw.

Características:
Heat-treated nano pattern
Improved axis flow
455 x 370 x 3.45 mm gaming size
Rubberized backing
Long life material

Fotos

Este é o tapete. Assim à primeira vista e numa fotografia pode não parecer muito grande mas é. Com os seus 455 mm de comprimento e 370 de largura tornam-o um dos maiores que existem. Esta superfície toda é sempre bem-vinda mas poderá não estar ao alcance de todos. Durante o tempo em que aqui esteve, nunca cheguei aos limites do tapete, nem quando coloquei os valores de DPIs muito baixos.

O material da base é feito numa borracha que não é nada rija, muito pelo contrário, é bastante maleável. Assim, permite absorver qualquer impacto ao mesmo tempo que não ganha a forma curva nas extremidades por estar demasiado tempo enrolado na embalagem.

Este tapete, ao contrário do CM Storm CS-X Battle PAD DP, tem uma espessura de apenas 3,45mm. Levei o rato a passear nas extremidades para fazer a passagem para fora do tapete e não verifiquei nenhum problema. Uma vez que a altura é muito pequena, o sensor laser não se queixa muito, apesar de haver um pequeno salto. Se fosse mais alto prendia e teria de levantar o rato para o colocar outra vez no tapete. Aqui não é preciso.

O tecido usado tem uma textura deslizante bastante eficaz. Durante os testes não notei qualquer tipo de falha do sensor laser. Porém, uma vez que o Ozone Smog tem um botão para calibrar o sensor a diferentes tipos de superfície, notei alguma dificuldade nesta operação tendo mesmo efectuado várias tentativas em diversos pontos da superfície (diferentes cores). Depois de calibrado não verifiquei mais nenhuma falha. Durante várias horas de uso posso dizer que a superfície portou-se de modo exemplar, o rato não tremia depois de movimentos bruscos, deslizava bastante bem, com pouco atrito, tanto com os skates de cerâmica do Smog como com os de teflon dos demais ratos que existem no mercado. Mas nem tudo são rosas. Apesar de deslizar bem, ao fazer um pouco mais de pressão no rato, a resistência torna-se muito presente. Aliás, notei diferença só de colocar os pesos no Smog, e muito mais quando lhe adicionava a mão. Também o tecido nas extremidades não tem a mesma qualidade de acabamento apresentada pela CM Storm no tapete analisado o que, a longo prazo, poderá vir a descolar.

A superfície da base tem uma microestrutura que impede que o tapete deslize livremente. Após várias horas de uso com diferentes ratos, o tapete ainda se encontra no mesmo sítio onde o coloquei inicialmente. E mesmo com testes mais intensivos, nos quais não estavam presentes ratos de qualquer género, o tapete portou-se muito bem.

Conclusão

Conhecendo os produtos da Roccat, este foi um daqueles casos que surpreendeu mas não pelas melhores razões. Apesar de ter uma qualidade bastante boa, uma marca chega a um determinado nível em que, a partir daí, tem de se lhe exigir sempre produtos acima da média. O que se passa com este tapete é um pouco isso, situa-se apenas na média. A superfície permite um bom deslize mas não é um deslizar excepcional; nota-se uma resistência grande quando fazemos algum peso sobre o rato, mesmo com skates cerâmicos; a qualidade dos acabamentos é banal e poderá vir a tornar-se um problema com o passar do tempo.

Porém, apresenta outros factores que poderão fazer equilibrar a balança sem, no entanto, conseguir fazer sobressair por entre os demais tapetes semelhantes: é grande e isso é sempre bem-vindo para quem tem espaço e gosta de usar o rato com baixa sensibilidade; a superfície é bastante precisa e não deixa o rato tremer em situações de movimentos bruscos; a base é bastante aderente mantendo o tapete no sítio.

O preço de venda deste tapete ronda os 25€ o que o torna pouco apetecível para muitos. No geral, este é um tapete grande, confortável para usar no dia-a-dia, bom para jogar mas poderia ser mais do que é. Não é um produto memorável.

Um agradecimento à Roccat por nos disponibilizar este exemplar.

Share Button

Sobre o Autor

Boas! O meu nome é Filipe Carvalho, tenho 30 anos e tenho também uma enorme paixão pelo mundo do hardware, apesar de não ser a minha profissão. Espero continuar o excelente trabalho que tem sido aqui desenvolvido.

Todos os artigos de

barricas diz:

Boa review, que venham mais! :D

paulo1024 diz:

Boa review como sempre, parabéns enikmaster

Rodrigo diz:

Boa Review, tapete muito fixe.

Raul(Darknight) diz:

mais um boa review “tio Enik” lol

bom tapete, e com tamanho “normal” para os dias de hoje ;)

speedy diz:

boa review.

nao sei se sou só eu, mas para um produto que se situa na media, o preço ta um pouco acima da media. mas pronto, é um mundo de negocios ;)

Spiritous diz:

Parece um pad muito bom e bastante grande :D. Boa review :)

Boa review. Realmente, acho que ninguém estava à espera de um produto roccat tão “banal”, por assim dizer…

Eu tenho este bichinho: http://www.x7.cn/en/product.asp?id=43

Foi baratinho e funciona às mil maravilhas com o meu mx-518 (sim, eu ainda prefiro ratos ópticos). Sei que não se pode comparar marcas e qualidade, mas por acaso fiquei muito satisfeito com tudo neste “mouse pad”. ;) Não tenciono trocar tão cedo.

Mas voltando à review, parece-me que o melhor ponto a favor desse mouse pad é mesmo o tamanho! É gigante!

Para mim era capaz de ser óptimo uma vez que ainda utilizo ratos ópticos para gaming e, por regra, com sensibilidade muito reduzida (para aumentar o grau de precisão), pelo que preciso de uma área de deslize muito grande.

É como digo, o meu X7-700MP, para já, chega e sobra.

Uma vez mais, boa review ;)