Roccat Kova [+]

Escrito por  //  28 de Fevereiro de 2011  //  Periféricos, Ratos  //  10 Comentários

Roccat Kova [+]
7.8
Bom
48,30€
Share Button

Introdução

A Roccat está continuamente a melhorar os seus produtos. Já testámos o Kone e a sua evolução, o Kone [+], os modelos Pyra e agora chegou-nos o Kova [+], que é a evolução do Kova, lançado em 2009. Pela experiência que já temos da marca, a expectativa é grande.

A marca alemã é relativamente recente mas, uma vez que tinha como principal objectivo o mercado “gaming”, rivaliza com os grandes tubarões da indústria desde o primeiro dia e tem vindo a lançar produtos cada vez melhores. Para além disso, actualiza os seus produtos com novas tecnologias desenvolvidas pela própria marca, como é o caso do EasyShift presente neste modelo que hoje testamos.

Embalagem, Conteúdo e Especificações

Caixa

A Roccat já nos habituou a vermos umas embalagens muito trabalhadas a nível de design sem nunca fugir do tema que a marca desenvolveu. As cores azul e preto marcam bem a relação dos seus produtos com o design da marca. Na frente da embalagem, uma “janela” permite ter um primeiro vislumbre do rato. Em cima e em baixo, alguma informação sobre as características técnicas presentes no produto.

Caixa

Atrás, informação detalhada em várias línguas (faltou o português) permite-nos perceber melhor o potencial do rato.

Caixa aberta

Antes de retirar o rato da caixa, ainda nos é possível abrir uma “tampa” para ver o rato mais de perto. Isto é muito importante quando vamos a grandes superfícies e nos encontramos indecisos entre um ou outro produto. Na tampa existe ainda mais informação. De realçar também que não existe um único lado da caixa que não tivesse algum tipo de informação sobre o produto.

Conteúdo

O conteúdo é bastante simples: rato, manual de instruções, CD com os drivers e um cartão com banda magnética para fazermos parte do clube da Roccat. Não há nada mais porque não precisa de nada mais.

Estas são as características técnicas:

  • Maximum precision PRO-Optic Gaming Sensor configurável até 3200dpi
  • EASYSHIFT[+]™ Button Duplicator
  • Ergonomic V-shape para destros e canhotos
  • ROCCAT™ driver + Macro manager
  • Soft-touch coating
  • ROCCAT™ griptech side areas
  • Rubberized mouse wheel
  • Customizable light system
  • Sound feedback
  • 7 (+2) Mouse buttons
  • 130 inches per second maximum speed
  • 30Gs of acceleration
  • 1000Hz polling rate
  • 16-bit Data Channel
  • 2m USB cable

Fotos

Roccat Kova [+]

Roccat Kova [+]

Uma das principais características que reparei assim que vi o rato foi o facto de ele ser completamente simétrico o que significa que tanto dá para canhotos como para destros. Outra característica é o facto da superfície superior ser diferente do resto do rato. Esta superfície tem um toque muito suave e extremamente agradável.
De ambos os lados existem dois botões que são configuráveis. O botão que fica mais atrás do lado esquerdo está pré-configurado para ser a tecla EasyShift. O que esta tecnologia faz é permitir um maior número de configurações de atalhos ao pressionar este botão em conjunto com outro. Assim, a Roccat disponibiliza um total de 17 botões configuráveis. É muita fruta!

Roccat Kova [+]

Roccat Kova [+]

Perfeitamente simétrico! A marca desenvolveu um design em V para permitir uma utilização generalizada. O corpo baixo potencia uma utilização em “garra”, que não faz muito o meu género. Como sou mais adepto de poisar a mão toda no rato, tive algumas dificuldades para me habituar.

Roccat Kova [+]

O corpo do rato não é muito alongado mas também não é muito pequeno. A palavra Roccat em relevo dá-lhe um toque de muito singular. A roda é bastante larga e é feita de um material bastante aderente, para o dedo não fugir. O problema deste material aderente é que qualquer pó que fique ali vai rodar para dentro com a roda. Talvez fosse melhor um material não aderente mas um roda com uma superfície com ranhuras. O clique é um pouco duro e requer algum tempo de habituação.

Roccat Kova [+]

Os botões não têm um clique muito duro e o percurso é curto, o que é óptimo para os jogos. Um pormenor interessante que reparei, os botões principais não se limitam a chegar ao fim do rato e parar. Os botões “dobram” para baixo como se fosse para impedir que qualquer tipo de sujidade entre para esse espaço.

Roccat Kova [+]

A base é muito simples. Tem quatro pontos de contacto, com skates de teflon com um desenho próprio da marca. Estes skates encontram-se nas quatro extremidades do rato para garantir estabilidade necessária.

Roccat Kova [+]

A Roccat decidiu utilizar um sensor óptico e não laser. Não se percebe muito bem a opção. O sensor Pro-Optic R2 permite até 3200 dpis. Colocando-o ao lado de um sensor laser, as diferenças são enormes a nível de desempenho. É, porém, um sensor óptico bastante bom.

Roccat Kova [+]

O cabo é de borracha e tem 2m de comprimento, mais do que suficiente para ligar ao computador, talvez até seja demasiado. Aqui dá para ver melhor o pormenor dos botões a “dobrarem” para baixo.

Roccat Kova [+]

Roccat Kova [+]

E como a Roccat gosta muito de pormenores, heis mais um. O conector USB tem o nome da marca cravado em relevo num lado e o modelo do rato impresso no outro, para que não haja dúvidas.

Roccat Kova [+]

Uma vez que os LEDs estão na moda, este rato não poderia deixar de ter as suas luzes. Assim, na parte de trás temos duas saídas de luz com um tamanho considerável e à frente, dois riscos de luz mais sóbrios. É possível controlar esta iluminação através do software incluído.

Software

Roccat Kova [+]

O software incluído, e fazendo jus à tradição da Roccat neste campo, é extremamente completo, cobre efectivamente todas as áreas do rato e é muito simples de usar. No primeiro separador estão os controlos relativos à sensibilidade de deslocação do rato, da roda, os DPIs e o clicar.

Roccat Kova [+]

No segundo separador estão as opções de configuração dos botões e as opções de criação de macros. Está também aqui presente a opção de trocar a utilização da mão.

Roccat Kova [+]

No terceiro separador estão os controlos de iluminação, polling rate e efeitos sonoros. Estes efeitos sonoros são engraçados de usar mas chega a uma altura que começam a irritar.

Roccat Kova [+]

O último separador diz respeito a actualizações de drivers e a suporte por parte da marca. Em todos os separadores, na parte inferior da janela, estão as opções de criação e gestão de perfis. É possível criar até 5 perfis diferentes. No canto inferior esquerdo está o controlo de definição de língua, onde não figura o português.

Utilização

Como já tinha referido, gosto de poisar a mão toda em cima do rato, o que fez com que a experiência de utilização deste produto não fosse a melhor para mim. Porém, o desenho do rato é muito simples e intuitivo, permitindo não só a destros como a canhotos a sua utilização.
Outro aspecto que me deixou algo incomodado foi a posição dos botões laterais. Simplesmente é péssima. Os botões da esquerda estão demasiado para a frente (numa utilização da mão em garra até nem estão muito mal) e os botões da direita são impossíveis de aceder sem fazer uma ginástica enorme com os dedos. O conceito é bastante bom, mas a colocação em prática é muito mal conseguida.
A iluminação não tende a ser um factor muito importante mas neste caso a sobriedade da mesma foi muito bem conseguida e até se tornou útil, uma vez que os dois traços de luz dos botões principais servem de indicador da sua posição quando estamos a jogar no escuro.
O senso óptico é excelente mas é bastante inferior a um qualquer sensor laser. Notei que a deslocação do ponteiro do rato não era feita de um modo fluído, parecia que dava pequenos saltos ao deslocar-se. No entanto, a sua precisão é muito boa.

Conclusão

A Roccat apresentou-nos um produto que tem muitos altos e baixos. A qualidade geral do rato é excelente, os materiais são de elevada qualidade, o fabrico é muito bom, a escolha de diferentes texturas foi muito inteligente e a escolha dessas texturas foi acertada. O facto de este rato permitir uma utilização geral, independentemente de sermos destros ou canhotos faz com que chegue a todo o mercado e a sua simplicidade vai com certeza agradar a muitas pessoas.
Porém, existem alguns aspectos que a marca poderia pensar melhor. Em primeiro lugar, a posição dos botões laterais tornam a sua utilização difícil. Um vez que os botões estão exactamente na mesma posição à direita e à esquerda, torna-se óbvio que um canhoto e um destro podem usar o rato de igual modo. Mas como a mão não é simétrica, o modo como usamos os botões do lado direito e do lado esquerdo é diferente. Nós não temos dois polegares em cada mão…
Outro aspecto menos positivo é o sensor. O sensor óptico usado neste rato é excelente mas, por um preço aproximado, poderia optar por um Ozone Smog, um Steelseries Ikari Laser, um CM Storm Sentinel Advance, um Ozone Radon 5K ou um Mionix Saiph 1800. A opção por usar este tipo de sensor em detrimento de um laser poderá ter como objectivo a diminuição do custo mas isso poderá também ter muita influência na escolha final do utilizador.
Ao contrário de muitos ratos “gaming” que andam no mercado, este não tem opções de pesos, o que seria bem-vindo uma vez que o Kova [+] é bastante leve. Mas isso significaria um aumento significativo do preço. E por falar nisso, o preço anunciado para este produto na altura do lançamento era um pouco acima dos 50€ mas neste momento já é comercializado abaixo desse valor, o que o torna uma opção a considerar.

Roccat Kova [+]

Resta-nos agradecer à marca Roccat por nos ter enviado mais um exemplar dos seus excelentes produtos.

Share Button

Sobre o Autor

(Autor): Boas! O meu nome é Filipe Carvalho, tenho 30 anos e tenho também uma enorme paixão pelo mundo do hardware, apesar de não ser a minha profissão. Espero continuar o excelente trabalho que tem sido aqui desenvolvido.

Todos os artigos de

Parabéns pela review como sempre muito boa!
Quanto ao rato já partilho da opinião do user David é mais um para a lista, que apenas sofreu algumas alterações em relação ao antecessor, mas é assim mesmo antes isso que não haver sequer actualizações que muitas vezes servem para corrigir erros!

Cumprimentos

É muito positivo para o consumidor a variedade de marcas que se tenta assumir no mercado deste tipo de periféricos. É mais um para a lista do “what about this one?”
Parabéns pela review!

não sei marco… eu ainda tenho muitas dificuldades em carregar nos botões… tenho de fazer uma ginásticas muito grande. claro que se não dermos muito uso a esses botões poderá nem sequer fazer mossa… ;)

Mas os botões do lado direito do rato não são para quem utiliza mão direita. São para quem utiliza a mão esquerda. No entanto, para quem usa a mão direita, pode aproveitar para meter algumas funções como abrir a calc. ou outra aplicação…

Boa review! Por acaso acho que os botões ficaram bem para o fim que se destinam… Uso ambidextro. Se fossem colocados de outra forma, que usa a mão esquerda não ia conseguir jogar.

O rato é muito engraçado :)

Andre Trigo diz:

Parece bastante interessante e gosto esteticamente dele, mas tem um preço um bocado elevado, esse preço custou o meu G5 e já é laser. Review bastante boa e clara como sempre ;)