Home Periféricos Roccat Kone Pure

Introdução

A Roccat tem sido, ao longo dos últimos anos, uma marca que muito tem inovado em torno dos periféricos a que ao gaming dizem respeito. Depois de muitas análises levadas a cabo pelo LILIREVIEWS a Roccat gear, é já notório que dificilmente as conclusões não atinjam o expectável. De qualquer das formas, se estão a pensar investir num rato gaming e ainda não fazem ideia de qual será a escolha acertada, prossigam a leitura que este pode muito bem introduzir-se entre Razers e SteelSeries na luta pela superfície do teu mouse pad!

KONE INTRO

A Roccat foi-nos habituando à mistura da simplicidade com a inovação e tecnologia avançada em todos os seus produtos e estaremos aqui para averiguar se a versão Pure do Kone tem o que é preciso para ser o nosso fiel companheiro de longas noitadas de gaming play, seja em que jogo for. 

Embalagem e Conteúdo

Relativamente à embalagem pouco há a referir sendo que toda ela é fiel ao que a Roccat tem vindo a implementar em praticamente todos os ratos que vende. O formato difere do que é habitual no mercado tendo contudo a "janela" para que possamos, antes de adquirir o equipamento, abrir e ver o rato dentro da embalagem.

Kone Pure_1

Tal como as anteriores embalagens da Roccat, também esta possui o sistema de fecho da janela com íman. Na parte exterior dessa janela e frontal da caixa temos acesso às principais características do Kone Pure tal como uma imagem em tamanho real do mesmo. Já na parte interior da janela temos informação mais detalhada acerca das várias tecnlogias implementadas pela Roccat neste novo Kone tal como vários exemplos de macros possíveis bindar neste periférico. 

Kone Pure_2

Na parte traseira da embalagem podemos ler, em várias línguas diferentes, todas as features do Kone enquanto que na parte lateral podemos ler uma descrição de cada feature principal de uma forma mais pormenorizada.

Kone Pure_3

Em detalhe

O Kone Pure é um rato bastante simples no que toca ao design implementado pela Roccat. Podem esperar um rato de tamanho médio bastante confortável tanto para uma utilização palm ou claw. O que chama à atenção durante a primeira utilização do Pure é o feel do material utilizado na construção deste rato que adiciona um nível de conforto, suavidade e bem estar incríveis.

Kone Pure_4

Uma espécie de borracha antitranspirante que não prende os movimentos também presente em todos os botões e até no fundo do Pure. Este material foi apresentado durante a CeBIT 2012 e implementado no Savu pela primeira vez, tendo sido um sucesso, não era de estranhar que a última versão do Kone já tivesse direito a este revestimento de luxo!

Kone Pure_5

Outro elemento de destaque é, sem dúvida, o scroll wheel que se demonstrou muito preciso e robusto contrariamente ao da versão anterior que apresentava algumas falhas após longos períodos de utilização. O Kone Pure, além do mouse 1, mouse 2 e scroll wheel possui também dois botões laterais acessíveis através do polegar e ainda dois botões superiores para ajuste rápido dos DPI.

Kone Pure_6

A um dos botões laterais é, por defeito, atribuido a função easy shift da Roccat que permite alterar todas as teclas do nosso rato enquanto o botão easy shift está a ser pressionado sendo assim possível ganharmos muito mais binds para certos jogos ou até manter o default, que utiliza o rato como controlador media do nosso computador, oferecendo a possibilidade de alterar o volume ou qualquer outra definição geral do Windows sem sequer sair do jogo em que estamos.

Features

Features KONE PURE

O Kone vem equipado com um sensor laser de 8200dpi que debita 1000Hz de polling rate com apenas 1ms de tempo de resposta. Com 30G de aceleração e um processador Turbo Core V2 de 32-bit e 72MHz, este rato com 576kB de memória interna está preparado para nos oferecer uma precisão e velocidade de topo. Com algumas tecnologias à mistura tais como o Tracking & Distance control unit ou Roccat Click Master, este Kone Pure vai certamente fazer furor entre o público gamer.

Kone Pure_7

No entanto, achámos que o Pure, apesar de muitos pontos a favor, também tem alguns pontos menos fortes que poderão ser influentes para alguns. O Kone possui apenas 2 botões programáveis onde, se um deles estiver destinado ao EasyShift, poderá limitar-nos imenso em vários jogos que necessitam de um rato mais "completo" a nível de teclas bindáveis ou até mesmo no aspecto da utilização geral, onde teremos de escolher se queremos o EasyShift ou a já milenar e standard "retroceder e avançar" no browser. Outro aspecto que poderá ser encarado como menos positivo é o facto de, hoje em dia, não ser um rato ambidextro o que limita os utilizadores do Kone Pure aos dextros apenas.

Kone Pure_8

Tal como outras marcas o fizeram, a Roccat poderá sempre vir a recriar uma versão para esquerdinos no futuro, se este modelo do Kone for tão apreciado pelo público alvo e começar a ser um problema para os canhotos não terem acesso a um exemplar. 

Kone Pure_9

O Kone Pure tem como uma das features principais, o LED que debita mais de 16 milhões de cores e que definitivamente tem a capacidade de transformar o ambiente em que estamos dependendo dos restantes periféricos ou até mesmo da máquina que estamos a utilizar. É sem dúvida algo que tem vindo a demonstrar cada vez mais importância nos periféricos de hoje em dia sendo que com tamanha variedade e estando cada marca a adoptar uma cor "default" acaba por se transformar a nossa secretária numa discoteca mal programada. Com a possibilidade de alterar a cor dos LEDs podemos efectivamente criar um ambiente mais propício e condizente com enorme facilidade recorrendo ao software da Roccat. 

Kone Pure_11

Software

O software da Roccat é exactamente o mesmo que utilizámos no Savu. Acreditamos que, tal como a Razer já o fez com o Synapse 2.0, a Roccat vai também optar por um único software que terá a capacidade de reconhecer o equipamento Roccat instalado e dar-nos então todas as opções viáveis para o periférico em questão. O firmware Roccat foi também apresentado juntamente com o Savu tendo trazido consigo o sistema R.A.D que nos proporcionará prémios (Achievments) tendo em conta os clicks, distância precorrida pelo rato, scroll slides, etc. 

Roccat RAD

Como podem ver, durante o teste ao Kone Pure, já me encontro a nível 6 e com 6 achievements desbloqueados. Podem assim ter uma noção muito interessante da utilização que fazem do vosso rato conseguindo, no final, avaliar melhor o seu desempenho ao longo dos anos e a sua durabilidade. Além das estatísticas totais podem também informar-se acerca da utilização média por hora, por dia ou por semana do vosso rato. No que diz respeito às opções do Pure, o firmware possui 4 separadores onde podemos controlar tudo e mais alguma coisa.

Roccat Software1

Desde a sensibilidade, passando pela velocidade do scroll wheel até à escolha precisa de cada nível de DPI predefinido para depois podermos trocar entre eles no próprio rato e on the way durante o jogo. O separador Main Control é onde temos acesso a todas as configurações do Kone e é o mais importante. 

Roccat Software2

No separador Button Assignment é onde podemos gerir o que cada botão do nosso rato será capaz de fazer. Do lado esquerdo estão as configurações gerais que podemos facilmente alterar sendo que do lado direito se encontram as funções que entrarão em vigor quando a tecla EasyShift (neste caso a 4) estiver a ser pressionada. Além de tudo isto, temos também um Macro Manager que nos permitirá criar as nossas macros temporizadas para certos jogos ou trabalhos mais específicos. 

Roccat Software3

No separador Advanced Control é onde podemos tirar partido de toda a inovadora tecnologia que a Roccat põe ao nosso dispor. Controlar a sensibilidade por eixo independente, activar os controlos de distância bem como alterar as definições do Windows directamente no software do rato, a Polling Rate e até as notificações por voz dos achievements, mudança de DPI ou perfis. Quando calibramos o Tracking Control Unit, o Kone analiza a superfície em que está a ser utilizado e calibra-se da melhor forma tendo em conta o nosso mouse pad. Depois de o calibrar-mos, a sensação é excelente!

Conclusões

As conclusões são bastante simples no que diz respeito a equipamento como este. A Roccat conseguiu lançar no mercado um rato muito competitivo, dotado de tecnologias inovadoras e de materiais de elevadíssima qualidade, fortalecendo cada vez mais o nome da marca no conjunto das melhores a nível mundial. O Kone Pure possui features que apenas conseguimos encontrar em ratos mais caros o que faz dele uma das melhores escolhas numa relação qualidade/preço. 

Kone Pure_12

O Kone Pure destaca-se no entanto pela tecnologia Tracking Control Unit, pelo material que o reveste que o torna super confortável e agradável ao toque e pelo poderosíssimo software que nos permite tirar todo partido e mais algum do investimento que fizémos no equipamento.

selo-8_8

Por outro lado, acreditamos que uma versão ambidextra deste rato com algumas teclas adicionais poderiam fazer com que o Kone Pure se aproximasse do título de um dos ratos de eleição. Esperemos que esta análise vos tenha tirado algumas dúvidas e ajudado a decidir no momento de investir. Despeço-me agradecendo à fjmpc por nos ter cedido um exemplar do Roccat Kone Pure para a análise!

Quanto à Roccat, a marca promete atacar o mercado com produtos de elevada qualidade começando em breve com o primeiro teclado mecânico da marca, o Ryos.


Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos