Home Periféricos Review Speedlink Ledos

Pontuação
Material - 8
Desempenho laser - 8
Ergonomia - 8
Personalização - 5
Robustez - 8

Speedlink

Hoje a Lilireviews apresenta mais uma review de um rato de gaming, este pertencente à Speedlink. Trata-se do Ledos black, um rato de gaming muito interessante e com um desempenho que nos admirou. A sua versatilidade e a qualidade no seu todo, juntamente com um preço espantoso, fazem dele uma aposta interessante para quem se quer dedicar ao gaming com pouco investimento monetário.

lilireviews_ledos_front3

Embalagem e Conteúdo

Como outras embalagens esta é uma embalagem com muita riqueza visual, forte nas suas cores assim com muito informativa.
Numa primeira impressão, oferece a resistência e segurança necessária ao transporte do rato. Não ostenta os materiais mais ousados e luxuosos. Serve simplesmente para o efeito.

lilireviews_ledos_box_front

Mas de notar que já tivemos embalagens menos caracterizadas, i.e., com menos detalhes e informações do que é fornecido, e das características do hardware.

lilireviews_ledos_box

A acessebilidade visual ao rato é todo possível graças aos adesivos que unem a folha exterior e o resto da embalagem. Na frente da embalagem temos os destaques principais que o rato merece, como menções e prémios atribuídos e as principais características como os DPIs, o acabamento para a palma da mão, botão para sniper e o fio encordoado.

lilireviews_ledos_box_back

Na parte de trás, como esperado, as informações técnicas e legais em várias línguas, incluíndo Portugês PT.
Não se trata da melhor das embalagens a que tivemos acesso mas está bem conseguida, funcional para quem apenas a usa até tirar o rato para jogar, bonita e prática para outros.

lilireviews_ledos_accessories

No interior da caixa temos acesso ao mínimo de coisas necessárias, rato e manual. É um conteúdo minimalista sem direito sequer a um software de personalização, que iria dar muito jeito, como vamos ver mais à frente.

Características

Cabo: 1.8 m (encordoado)
DPis: até 3000 dpis (reguláveis )
Software: Não
Quantidade de botões: 5
Botões especiais: Sim. botão de sniper (reduz temporariamente os dpis) e botão de frequência máxima (simula um duplo clique)
Led: Sim, vermelho.
Outros aspectos: Acabamento em borracha.

Desempenho

lilireviews_ledos_top_back

A primeira impressão quando agarramos no rato é a sua grande dimensão e a qualidade do acabamento. O toque suave que a borracha oferece assim como a aderência que proporciona são fantásticas e dá um grande conforto no manuseamento intensivo.

Outro aspecto que salta de relance é o estilo do Ledos. Muito agressivo com linhas muito recortadas, fazendo lembrar alguns Logitech e Razer que já testámos. O recorte em asas de morcego na parte da frente dão o ar de gaming que a Speedlink pretendia conquistando os amantes de ratos com estilo.

lilireviews_ledos_back

Como especificado nas características e destacado na própria embalagem, este Ledos vem com fio encordoado para evitar que este ganhe vícios e se contorce todo após algum tempo de utilização. Algo que todos os jogadores percebem e que com o passar dos tempos tem vindo a ser uma preocupação dos fabricantes.
A própria cor escolhida não é o preto vulgar e contraste muito bem com o preto do rato e o transparente basso do sensor LED.

lilireviews_ledos_left_top2
Como acabei de referir, em todo o seu corpo, o Ledos apresenta uma faixa transparente de plástico que deixa passar a luz vermelha do LED, dando um estilo muito próprio, senão único da marca junto de todos os fabricantes de ratos de gaming.

lilireviews_ledos_left

Esta faixa ainda é grande, ocupando um espaço considerável no que é o campo visual e estético do rato. Mas tendo o rato nas nossas mãos, não somos incomodados com esta presença, esta dimensão. Encontra-se ligeiramente para o interior do corpo do rato o que foi uma boa decisão. Se o objectivo era ser estético, não pode chatear na maneabilidade.

lilireviews_ledos_front3

O grip, existente em ambos os lados do Ledos, é também de borracha ao género da parte superior. O fabricante apostou na igualdade destes materiais e foi bem conseguido, a aderência garantida e o conforto durante muitas horas de uso, são vantagens significativas.
Existe uma simetria perfeita em todo o rato. O grip esquerdo e o direito apresentam o mesmo estilo, os mesmos recortes no material e a mesma organização com os botões existentes.

lilireviews_ledos_right_top

Os recortes existentes dão a entender ser meramente estéticos, sem uma finalidade técnica propositada a menos que seja para aumentar a zona de aderência com os nossos dedos.

lilireviews_ledos_top_back

Como referido existe uma simetria completa em todo o rato, estética e funcionalmente. O Ledos tem um botão de rápido acesso em cada um dos lados. Do lado esquerdo, o botão de sniper que reduz temporariamente os DPIs para uma maior precisão. Do lado direito tem um botão de aceleração máxima que faz exatamente o oposto do botão de sniper – aumenta os DPIs temporariamente.

lilireviews_ledos_right_top2

Na parte superior apenas temos “à mão” o scroll e o botão de regulação dos DPIs. Este último regula até ao máximo de 3000 DPIs, em valores não personalizáveis.
O scroll também tem grip e é detalhado, i.e., não é no seu todo borracha mas tem plástico e recortes no grip para minimizar o grande desgaste a que possa estar sujeito. É deveras confortável mesmo com imensas horas de uso.
Não permite cliques laterais, apenas o convencional Mouse3. Nesta unidade a que tivemos acesso, parecia existir uma pequena folga na movimentação do scroll. Espera-se que isto não se verifique em todos os ratos, pois seria uma pena, na boa avaliação global.

lilireviews_ledos_top_light

Como qualquer outro rato de gaming dos dias de hoje, o LED expõe-se para a iluminação do logo do fabricante ou de outro elemento decorativo. O Ledos não foge à tendência e o seu LED, vermelho apenas, ilumina o padrão pixelizado e o logo do fabricante, existentes no topo.

lilireviews_ledos_front2_light

No scroll o LED também é visível, por entre a ranhura e os espaços livres.

lilireviews_ledos_front

São vários os aspetos positivos deste Speedlink Ledos e a qualidade e desempenho é surpreendente.
O manusear e a adaptação à nossa mão, o conforto durante muitas horas e a sua funcionalidade perfeita, porque simplesmente faz bem naquilo a que se propõe, tornam-no num rato de boa classificação e uma boa aposta para quem não pretende gastar muito dinheiro e querem um rato para vários usos, sem requisito de muitos DPIs, com um bocadinho de mais primor para gaming, especialmente FPS.

lilireviews_ledos_down

A sua precisão é muito constante e de qualidade nos mais variados tipos de superfície graças ao laser óptico bem calibrado e às 3 bandas grandes existentes na base.

lilireviews_ledos_top

Uma grande falha deste rato é simplesmente não ter um software que nos permita algumas modificações simples. Hoje em dia, a personalização é fundamental e cada vez mais se aposta em software para dar ao utilizador o controlo máximo que ele deseja.
No caso do Ledos daria muito jeito para personalizar os DPIs assim como os botões, para um uso mais em consideração de trabalho ou noutros tipos de jogos sem ser FPS.
Esta personalização por software também seria útil para regular a frequência do LED e/ou o seu modo de funcionamento. Com os valores de fábrica, o LED está constantemente a piscar acabando por ser algo pouco desejado. Podia funcionar com um LED fixo durante a utilização e intermitente quando inactivo, ou mesmo, deixar este critério à vontade do utilizador.

lilireviews_ledos_back_top

Em todas as tarefas que o usámos, não notámos nenhum problema de calibração do laser, nem perda de precisão. Sempre com muita suavidade nos movimentos e os cliques sempre registados. Mesmo em superfícies mais sujas, o comportamento foi semelhante, eficaz.

Conclusão

lilireviews_ledos_front_light

No uso variado que lhe foi dado, o Ledos comportou-se lindamente sem falhas ou problemas. A sua adaptação e eficiência em várias superfícies foi boa e o conforto exímio também de recomendar para quem quer um rato para longas sessões.
O seu tamanho pode ser considerável para algumas mãos, por ter uma estrutura robusta, volumosa.
O tamanho do fio é mais que suficiente para qualquer local de uso e o facto de ser encordoado garante que não terão problemas com torções e nós noutros cabos.

lilireviews_ledos_back_top_right

Por um preço de 20 euros é um rato muito competitivo para uma gama de jogadores que não têm orçamento para um exuberante. Cumpre com o pretendido, com uma boa qualidade e robustez, sem deixar a desejar em desempenho e fiabilidade.
O Ledos é uma boa referência do que a Speedlink pretende e consegue fazer. Esperamos por ver um rato de gaming mais artilhado de especificações e funcionalidades, um rato derradeiro para entrar na competitividade com as marcas já conhecidas.

Produzir um software que permita programar o rato ao nosso gosto é um primeiro passo no caminho da melhoria. Melhorar ou simplesmente garantir uma melhor qualidade do scroll pode ser outro factor de vantagem, dado ao uso intensivo que um jogador lhe dá.
Foi uma experiência agradável e uma boa surpresa durante todo o tempo que o usámos e esperamos acompanhar a evolução do fabricante.

Agradecemos à Speedlink pelo modelo partilhado.

Avaliação

selo-7_4

Pontos fortes

  • Qualidade materiais
  • Fio encordoado
  • Ergonomia
  • Laser bem calibrado
  • Preço

Pontos fracos

  • Ausência de software

Outros Artigos