Home Periféricos Review Roccat Nyth e Roccat Taito

Pontuação
Preço - 8.5
Construção - 10
Personalização - 9.8
Performance - 9.5
Software - 9.5
Conforto - 9.5

roccat_headerA Roccat é uma marca que se preocupa com o marketing a a imagem dos seus produtos. Hoje trazemos até vós o Roccat Nyth, um dos primeiros ratos verdadeiramente modular e preparado para uma panóplia de tipos de jogos. A acompanhar o Nyth temos também o tapete Roccat Taito.

Com o Nyth a Roccat procura oferecer um dispositivo capaz de servir a imaginação, a criatividade e os standards elevados dos  jogadores.

Características

  • DPIs: até 12000 DPIs com incrementos de 1DPI
  • Polling rate: 1000Hz
  • Tempo de resposta: 1ms
  • Aceleração: 50G
  • Altura de deslocamento ajustável: Sim
  • Precisão de clique ajustável: Sim
  • Tracking & Distance Control Unit: Sim
  • Processador: 72MHz Turbo Core V2 32-bit baseado em ARM
  • Memória: 576kB
  • Cabo: 1.8 m (encordoado)
  • Ergonomia: Mão direita apenas
  • Iluminação: RGB
  • Botões: até 18 botões

Embalagem e Conteúdo

A embalagem do Roccat Nyth está repleta de elementos visuais, quer decorativos quer informativos.

Esta embalagem parece bastante robusta e capaz de oferecer o suporte e proteção necessária ao rato para o seu transporte e armazenamento. A sua estrutura é semelhante a muitas outras embalagens dos produtos da Roccat, incluído também uma aba que pode ser aberta para que possamos vislumbrar o Nyth sem que este saia do seu casulo protetor.

Como é costume o fabricante salienta alguns detalhes na parte da frente da embalagem, nesta a Roccat salienta o objectivo para os quais pensou o Nyth, nomeadamente os MMO, em particular os MOBA. Encontramos também alguns elementos que procuram salientar as características únicas neste modelo, tais como os seus acessórios e a sua capacidade de personalização com recurso a impressoras 3D.
roccat-nyth-taito-1

Abrindo a aba que se encontra fixa com um conjunto do ímans é nos possível admirar o Roccat Nyth. Além da janela que quase nos permite tocar e sentir o rato tempos também alguns elementos decorativos, acompanhados de um texto sobre a filosofia future ready adoptada pela Roccat.

roccat-nyth-taito-2
Na parte de trás da embalagens encontramos as tradicionais informações técnicas e legais em várias línguas.

No topo desta informação a Roccat dá ainda destaque a alguns elementos que constituem o seu produto, numa imagem bem conseguida e carregada de movimento.

roccat-nyth-taito-3
A embalagem do Taito é bastante simples, é composta por uma janela para podermos apreciar o que o seu conteúdo tem para oferecer e além de outros elementos, tem pequenos grandes planos das suas superfícies e uma breve descrição destes elementos para incentivar e informar o utilizador.
roccat-nyth-taito-4

Um dos elementos de destaque nesta embalagem é os dois pequenos recortes que nesta foram inseridos, estes recortes tem dois excertos dos materiais que compõe o Taito, a superfície superior e inferior estão assim expostas para que melhor as possamos conhecer.

Esta embalagem acondiciona de uma forma muito satisfatória o tapete e não lhe causa qualquer tipo de vinco, tornando fácil o utilizador desfrutar do produto.
roccat-nyth-taito-5
O conteúdo da embalagem do Roccat Nyth é bastante satisfatório, é rico e variado, tirando os obrigatórios manuais e os autocolantes da praxe, a nossa atenção recai logo sobre a caixa de acessórios e sobre o rato,  a vontade de começar a experimentar todas as combinações possíveis é gigante e esta são mais do 36 mil.
roccat-nyth-taito-6

Utilização

A primeira impressão que se tem ao agarrar no rato é que o seu toque e o seu peso são perfeitos, a sua qualidade de acabamentos oferece confiança à pega e proporciona uma aderência fantástica.
roccat-nyth-taito-7

É impossível desviar o olhar da zona modular, rapidamente nos começamos a interessar pelo funcionamento do sistema, como é que vamos trocar os botões, como é que os vamos configurar, o que vamos fazer com eles… as possibilidades são imensas!
roccat-nyth-taito-8

Saído da caixa o Nyth tem os 12 botões colocados, trocar botões é 70% fácil, alguns oferecem mais luta para sair do encaixe, enquanto os outros são simpáticos o suficiente para abandonarem o seu berço sem reclamações.
roccat-nyth-taito-9

A Roccat oferece-nos 12 botões individuais, 12 “tampas” individuais, 3 tampas de linha e 6 botões duplos (que ocupam 2 posições), e ainda temos uma biblioteca 3D disponível com mais opções.

roccat-nyth-taito-10
Cada jogar tem o seu estilo próprio, quer em garra, quem com a palma da mão repousada. É aqui que o Roccat Nyth, mais uma vez, vai em busca de agradar a gregos e a troianos. Temos dois side-grips diferentes, um mais largo e outro mais estreito. Um sistema de ímans permite uma troca extremamente rápida e prática deste acessório, ora temos um perfil onde a nossa palma da mão repousa sobre o rato, ora fechamos a mão sobre o Nyth como a garra de um falcão pronta a responder rápida e prontamente a qualquer comando.

roccat-nyth-taito-14

A side-grip mais fina permite agarrar melhor o rato, em particular para quem tem as mãos mais pequenas, uma vez que a outra grip pode, nestes casos, tornar um pouco mais complicado levantar o rato da superfície, pelo menos nas primeiras utilizações.
roccat-nyth-taito-12

A side-grip mais larga, além de oferecer um suporte extra a mão, oferece também uma superfície de borracha onde o dedo mindinho pode repousar confortavelmente.

roccat-nyth-taito-13

Na dorsal do Nyth temos dois botões extra, além dos tradicionais. Temos um botão “barbatana” que funciona com cliques para a esquerda e para a direita dela. Ótimo para espreitar pelos cantos das paredes num fps, ou como predefinição, alterar entre DPIs.

roccat-nyth-taito-15

E imediatamente à frente da roda de scroll temos o botão easy-shift, este botão permite-nos atribuir uma função extra a cada um dos botões extra do rato, podendo assim o rato conseguir efetuar um total de 39 funções. O posicionamento deste botão torna difícil que seja pressionado acidentalmente. Pode trazer vantagens para alguns jogadores, mas para outros pode ser complicado utilizar os restantes botões em combinação com este.roccat-nyth-taito-18

O scroll é todo de borracha e tem pequenas protuberâncias para aumentar a aderência. É confortável e possui alguma resistência ao movimento, em jogo este pormenor pode fazer a diferença, um movimento do scroll pode ser a morte do artista, já num aspeto mais produtivo como edição de documentos longos pode ser entediante. Na generalidade é fácil e prático de utilizar e não é desconfortável. Este scroll não permite cliques laterais, mas neste modelo temos a barbatana capaz de substituir essa função.

roccat-nyth-taito-19

Os skates deste rato são grandes e estão colocados nos topos e nas laterais, sendo que cada side grip tem o seu próprio skate a combinar com o seu tamanho. Estas bases oferecem um comportamento estável e suave tanto em tapete como diretamente sobre a mesa. É de destacar ainda a qualidade do sensor que manteve sempre uma precisão elevada e nunca comprometeu.

roccat-nyth-taito-26

O Nyth possui uma iluminação led com vários modos, velocidades e cores distintas, este tem duas zonas iluminadas, a dorsal e uma linha que se encontra na parte mais recuado do rato, estas partilham o modo de iluminação mas podem ter cores distintas. Podemos, por exemplo, manter o logo fiel ao esquema de cores da Roccat e a linha fiel ao tema do nosso sistema.
roccat-nyth-taito-20

A superfície do Taito deixa-nos deslizar o rato sobre ele como se fosse uma pista de gelo, permite que o rato se mova de uma forma suave e ainda assim precisa. A Roccat pensou o Taito para que não comprometesse a velocidade em função do controlo e vice versa, e acreditamos que podem dar a missão como cumprida. Os seus 5mm tornam o seu uso mais confortável que os seus homólogos menos espessos, reduzindo as marcas nos pulsos depois de longas sessões de jogo.
roccat-nyth-taito-23

Software

O Roccat Nyth é suportado pelo mais recente software da Roccat, o Swarm, mantém um visual muito próximo do anterior mas deverá ser mais rápido. Há primeira vista temos uma espécie de home screen onde podemos fixar widgets com as definições que alteramos mais regularmente. Todos os widgets tem i no topo que oferece um pop-up com informações sobre o widget.
Captura de Ecrã (18)

Os botões da zona modular do rato, e o layout que estamos a usar é configurável de uma forma bastante intuitiva bem como a respetiva função easy shift. A configuração do layout é feito a base de drag and drop, adicionar layouts parece fácil, remover até à data tem sido impossível.
Captura de Ecrã (19)

Configurar os restantes botões do rato é bastante tradicional, mais uma vez temos a função easy shift lado a lado com o comportamento normal do botão. Basta selecionar na lista o botão, este aparecerá com um highlight azul para que tenhamos a certeza de que é aquela botão, naquela localização que queremos mudar.
Captura de Ecrã (20)

Começamos agora a ser minuciosos e a adaptar cada aspeto do rato aos nossos dedos, velocidades de scroll, duplo clique, aceleração do rato, este ultimo é desaconselhado para jogos que requeiram uma maior precisão de rato.
Captura de Ecrã (21)

Algo bastante curioso e que não podemos experimentar, devido ainda não estar concluído, é a opção swarm connect, que nos permite controlar os nossos dispositivos a partir do smartphone. Isto significa que se a meio de uma sessão de jogo houver algum pormenor do rato que podia ser diferente podemos alterar isso sem ter de mudar de janela.
Captura de Ecrã (22)

Nas definições avançadas vamos encontrar algumas coisas bastantes úteis como a personalização da altura de deslocamento e outras que são apenas features, como é o caso da iluminação e ainda da capacidade de o rato falar, mais precisamente por o pc a falar por ele. No caso do feedback de som estar ativo o computador vai-vos informar verbalmente o número de DPIs que acabaram de selecionar, tudo sempre com uma voz muito épica.
Captura de Ecrã (23)

Nós gostamos de jogar, mas também temos de ser produtivos, e gostamos de jogar os mais variados jogos. O Swarm e o Nyth juntos facilitam estes dilemas podendo associar perfis a programas específicos e optar por permitir que o rato mude automaticamente de perfil, e podemos ser sempre lembrados de que o perfil mudou por uma voz épica!
Captura de Ecrã (24)

A vantagem de um rato com tantos botões é poder ter à mão de semear comandos que podem eventualmente ser complexos de executar. Com o gestor de macros, além de termos a possibilidade de importar perfis, já nos são oferecidos imensos perfis para os mais variados jogos. No caso disto não nos satisfazer só precisamos de iniciar o registo de uma macro só nossa.
Captura de Ecrã (25)

Conclusão

Durante o uso variado que foi dado ao Roccat Nyth comportou-se à altura e fez jus à sua versatilidade. É um rato bastante cómodo de usar e com um carácter com bastante estilo.

Pode ser possuidor de características exageradas mas mais tarde ou mais cedo acabamos por tirar partido delas, e inconscientemente vamos tornar-nos mais eficientes naquilo que fazemos.

O seu preço de 130€ não é, à primeira vista, nada apelativo, mas tendo em conta tudo o que este rato tem para oferecer e o seu desempenho exemplar não o achamos exagerado, afinal estamos perante o primeiro rato verdadeiramente capaz de enfrentar a tarefa herculeana de ser modular.

roccat-nyth-taito-25

Já o Roccat Taito, que se encontra na casa do 15€ é uma excelente superfície de jogo, um tapete confortável, equilibrado, não oferece nenhuma característica extraordinária mas não se pode exigir mais de um tapete de rato. Sem dúvida o tapete perfeito para quem procura uma superfície de jogo e não está disposto a gastar quantidades elevadas de dinheiro.

Terminamos com uma análise aos pontos chave do Roccat Nyth, um rato que merece ser apreciado por todos os jogadores e será sem dúvida uma arma fantástica no arsenal de alguns.

 

selo-9_5Pontos fortes

  • Personalização
  • Ergonomia
  • Botões extra
  • Iluminação
  • Calibração

Pontos fracos

  • Software limitado a windows
1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos