Home Periféricos Review Razer Naga Epic Chroma e Razer Gigantus

Mais Razer, mais um rato, mais um Naga. A marca americana lançou a gama Chroma e inevitavelmente, o Naga foi um dos periféricos escolhidos para encarar o multi coloring layout. O LILIREVIEWS testou praticamente todas as vertentes deste rato e todos os upgrades, mesmo que ligeiros numa fase final, foram mais do que suficientes para que a saga dos Naga tenha perdurado até aos dias de hoje, onde continua a ser um dos ratos de eleição da malta dos MMORPG.

razer-logo-14552

O Razer Naga já não é novidade para ninguém. O estilo inconfundível e a semelhança a um telefone são o chamariz que o tão bem caracterizam e é muito fora do comum encontrar algum expert que não tenha experimentado ou, pelo menos, ouvido falar deste periférico rei nos RPG e MMOs.

Embalagem e Conteúdo

Ao contrário da versão 2014 do Naga, o Epic Chroma vem acomodado numa excelente caixa bem trabalhada, deixando para trás o cartão frágil com a janela habitual. A Hardcase, ao abrir, força todo o seu interior para fora criando um efeito 3D muito interessante, dando a sensação de que o Rato vem ter com o seu novo dono.

Chroma_1

Coberto por uma fina camada de espuma, o Epic Chroma, a Charging Dock e o cabo USB vêm separados e acomodados em compartimentos distintos, de fácil arrumação. Além de tudo isto, os habituais autocolantes da marca e mensagem do CEO que todos os produtos Razer trazem consigo.

Chroma_2

Em Detalhe

O Razer Naga está de cara lavada mas, desta vez, também colorido. Apresenta-se com um estilo muito parecido ao do ambidestro Taipan e Ouroboros utilizando a mesma borracha e ergonomia no mouse 1, 2 e scrollwheel. Não sendo isto totalmente positivo para todos, pois este modelo acaba de se tornar menos parecido aos bestsellers Deathadder e Mamba para se juntar aos outros dois e talvez desta forma, separando um pouco as preferências da malta dos jogos.

Chroma_4

O enorme espectro que temos à disposição vai de encontro às preferências de todos mas, quanto a nós, de pouco ou nada vale no final de contas. O que tem valor, é o facto de ser wireless. Wireless, sim. O Naga Epic Chroma, tal como o Mamba, também pode ser utilizado com ou sem fios o que lhe confere um dos melhores upgrades de sempre. Quanto a mim, era só isto que faltava!

Chroma_6

A Dock com conectividade magnética faz com que tudo pareça que está suspenso, uma cena do futuro com todas aquelas luzes. Claro está que muitos apoiantes do sistema wired que abominam todos os sistemas wireless poderiam ter argumentos para se queixar mas, neste caso, basta-lhes colocar o cabo de volta em vez de procurar pilhas AA nas gavetas da mesa de cabeceira do avô. Acreditamos portanto que este sistema só tem prós e nada de contras!

Chroma_3

A utilização de todos os Nagas é um sentimento agridoce. Só passado bastante tempo é que se consegue tirar o proveito das 19 teclas completamente personalizáveis e a fase de adaptação pode ser longa, tão longa que poderá obrigar a alguns utilizadores a abandonarem o conceito de uma forma bastante precoce. No entanto, para os que facilmente se adaptam a novas experiências e estão dispostos a insistir e investir algum tempo nessa adaptação, vão certamente ficar satisfeitos no final da jornada pois o Naga promete aumentos de performance incríveis durante aquelas guerras acesas entre a Horde e a Aliança.

Chroma_9

O Cloud based settings da Razer é, em todos os produtos, uma grande mais valia face à concorrência principalmente em periféricos como este, onde configurar 19 teclas é certamente uma grande trabalheira que só se gosta de ter uma vez. É óptimo poder trocar de sistema, viajar, formatar sem se ter de pensar sequer nas settings que poderíamos perder no percurso. É bom levar o rato e achar que estamos sempre em casa, e tudo se sente da mesma forma.

Chroma_8

A nível de sensor, tudo se encontra num patamar elevadíssima qualidade, tal como a maneira como tudo é construído e desenhado. A Razer tem elevado a fasquia de tal forma que tem tornado muito complicado à concorrência manter o mesmo ritmo, tanto nos periféricos como nas restantes apostas no mundo da informática, sejam elas tablets, notebooks, hi-fi, etc.

Chroma_5

Desde que recebemos a versão Molten que ficámos fascinados com tudo aquilo que podemos alcançar quando dominado o sistema de 19 teclas personalizáveis. Depois, com o tsunami dos MOBAs, chegou o Hex que, sendo um ligeiro desvio daquilo que sempre foi a linha Naga, acabou por surpreender com alguns pormenores deliciosos que decerto agradaram a muitos. A versão 2014 e, principalmente, a Epic Chroma voltou a elevar a fasquia e a surpreender mesmo os que já não acreditavam em grandes melhorias num periférico que praticamente se tornou um “must have” para quem enfrenta desafios contínuos num MMORPG.

Chroma_12

Tapete

razer gigantus

O Razer Gigantus é o novo tapete da marca e surge em resposta à procura de tapetes de dimensões cada vez maiores. Está disponível em três versões com caraterísticas ligeiramente diferentes, embora ao ler as especificações sejam todos iguais. A versão especial toda em preto e a versão Team Razer estão apenas disponíveis através da RazerStore. Esta última é a única sem os limites bordados. A versão disponível nas lojas portuguesas é a versão elite que custa cerca de 30€, o que continua a ser

razer gigantus

É um tapete quadrado com 455 mm por 455 mm. Não é um formato que vá agradar a todos e principalemente nesta dimensão porque muitas vezes vai ter de ficar dobrado por cima da base do monitor. Tem uma altura considerável, 5 mm, com espuma densa e base em borracha, o que o torna bastante confortável e suave.

razer gigantus

A superfície do tapete é em tecido com um ponto pequeno, bastante diferente da que se encontra no Goliathus Control. Este novo tipo de superfície serve para controlo mas também permite movimentos rápidos para aproveitar as dimensões do tapete sem desgastar as bases do rato. O logotipo da Razer no canto inferior direito tem textura, acabando por roubar alguma área útil ao tapete.

razer gigantus

Conclusão

O Naga 2014 chegou sem grandes novidades muito por culpa do pouco que há para melhorar num rato que tem como alvo um público muito específico. No entanto, a Razer consegue mais uma vez surpreender tudo e todos adicionando o melhor upgrade possível.

Chroma_10

Fê-lo retirando a necessidade de utilizar o cabo de ligação eliminando bloqueios durante os jogos e oferecendo toda a ergonomia necessária que todo o jogador de MMORPG deseja. Além disso, a possibilidade de podermos configurar qualquer cor no nosso periférico deixa-nos sempre a escolha do ambiente que criamos em torno do nosso espaço e/ou conseguir alguma harmonia de cores entre todo o hardware que utilizamos diariamente.

Chroma_7

Se gostas de jogos com imensas keybinds, queres aumentar a tua performance in-game e ainda não compraste um Naga, corre até à loja mais próxima e deita as tuas mãos num destes. É o melhor Naga que analisámos até hoje!

selo-9_5

O Bom
Qualidade de construção irrepreensível
Ergonomia e performance
Settings na Cloud
Software bem trabalhado
Modo wireless e dock de carregamento
Iluminação 100% configurável

O mau
O preço

Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos