Home Periféricos Review Razer Naga Chroma

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e conforto - 9
Personalização - 8
Preço - 7

razer naga chroma

O Razer Naga Chroma é um rato otimizado para MMOs que essencialmente se destaca pelo conjunto de 12 botões na zona do polegar. Ao longo dos anos foram sendo lançadas diferentes modelos e houve oportunidade de analisar algumas das suas iterações, nomeadamente o Naga Molten, Naga Hex, Naga 2014 e o Naga Epic Chroma. A versão 2012 do Razer Naga foi o meu rato de eleição durante vários anos.

Como é fácil de perceber, esta linha de ratos tem uma longa história e recentemente várias marcas entraram na corrida para conquistar este nicho, mas é discutível se alguma conseguiu atingir o mesmo nível de sucesso, mesmo considerando as propostas de marcas famosas como Logitech, Roccat e Corsair.

Vídeo de unboxing e vista geral do rato Razer Naga Chroma

Especificações

Total de 19 botões programáveis otimizados para MMO
Controlo mecânico para polegar com 12 botões
Scroll com cliques laterais
Sensor laser 5G de 16000 DPI
Até 210 polegadas por segundo/50 g de aceleração
Ultrapolling de 1000 Hz/tempo de resposta de 1 ms
Iluminação Chroma com 16,8 milhões de opções personalizáveis de cor
Sincronização de cor entre dispositivos
Compatível com Razer Synapse
Pés com tecnologia Zero-Acoustic Ultraslick
Cabo USB de fibra trançada com 2,1 m
Tamanho aproximado: 119 mm (comprimento) x 75 mm (largura) x 43 mm (altura)
Peso aproximado: 135 g (com cabo)
Compatível com PC ou Mac com uma porta USB livre

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A embalagem segue as linhas típicas dos produtos Razer, com o nome do modelo na frente, uma imagem do rato e algumas das principais caraterísticas.

razer naga chroma

Para este modelo a Razer incluiu uma aba que permite ler alguma informação sobre os botões laterais, ver o rato e também perceber as suas formas gerais, para quem ainda não conhece.

razer naga chroma

Na traseira da embalagem tem alguns pontos chave identificados no rato e as especificações em várias línguas.

razer naga chroma

No interior não traz grande coisa além do Naga, apenas um texto de boas-vindas e agradecimento, um manual de utilizador e dois autocolantes da versão chroma.

Em Detalhe

razer naga chroma

É um rato ideal para palm grip, pesa cerca de 135 grama e tem um formato ergonómico com sítio onde pousar o dedo anelar e borracha para a zona do mindinho. Ainda não sou fã da textura utilizada nesta área de borracha. O resto do rato apresenta alguma rugosidade o o que ajuda bastante a melhorar o grip. Com utilização prolongada, no entanto, as zonas mais fustigadas pelo dedão suado acabam por ficar mais suaves.

razer naga chroma

Na parte de cima do rato tem os botões para aumentar e diminuir os DPIs e o scroll, que neste modelo também tem tilt-click, ou seja, clique para a esquerda e para a direita, uma funcionalidade que dá bastante jeito tanto nos jogos como fora. Este scroll é uma das 3 áreas iluminadas no Naga Chroma e não é tão barulhento como outros modelos.

razer naga chroma

Outra zona iluminada é o logotipo da Razer mais atrás, enquanto que a terceira, e última, é a parte lateral onde tem os 12 botões do polegar. Como indica o nome do modelo, utiliza a tecnologia Chroma com iluminação RGB e que é controlada pelo software Synapse que permite escolher entre diferentes efeitos e sincronizar as cores entre vários dispositivos.

razer naga chroma

Estes botões são mecânicos e estão numerados de 1 a 12. Acompanham a concavidade do rato e portanto não são todos iguais, tornando-os mais fáceis de identificar. Se a grelha estivesse colocada ligeiramente mais para a frente não se perdia nada. Para tirar o máximo partido deste número incrível de botões e possíveis ações no polegar, é necessário um período de habituação e algumas experiências. Para configurar os 19 botões de forma fácil, agora é possível fazê-lo dentro do próprio jogo através de um overlay que tem algumas funcionalidades exclusivas para quem joga World of Warcraft.

razer naga chroma

Na parte da frente tem duas grelhas e do centro sai cabo que tem 2,10 metros de comprimento e termina num conector USB banhado a ouro. Tem 1,000 Hz polling rate, o que resulta num tempo de resposta de 1 ms.

razer naga chroma

A Razer continua a apostar num sensor laser 5G com muito mais DPIs do que necessário, nada mais nada menos do que 16,000 DPI com incrementos de 1 DPI para aquela afinação detalhada. Este não é o mesmo sensor que aparece no Naga Epic Chroma, que é muito parecido com este mas pode ser utilizado sem fios. No entanto, para deslizar, utilizam praticamente a mesma configuração de skates, com duas na frente e uma maior na parte traseira.

razer naga chroma

Software

O Razer Synapse é o software que acompanha os periféricos da Razer e é um dos pontos fortes destes produtos. Permite configurar todos os detalhes do rato de uma forma fácil e rápida. As configurações são guardadas na Cloud e para quem está a atualizar de um Naga mais antigo, é possível recuperar a totalidade das configurações, por exemplo.

Para o Naga Chroma, o synapse divide-se em 4 separadores, 2 importantes e 2 não tanto. O primeiro importante é relativo ao rato e é onde se pode configurar os botões, o desempenho, a iluminação, bem como fazer a calibração da superfície e ativar o add-on para World of Warcraft.

Podem ser gravados quantos perfis forem necessários e podem ser atribuídas diferentes funções ou macros a cada um dos botões do rato, tanto na vista de cima como na vista da grelha lateral.

razer naga chroma

No desempenho dá para configurar os DPIs de 100 a 16,000 com incrementos de 1 DPI. Dá para configurar a aceleração, que para os mais puristas deve estar a zero e só por ser um sensor laser nunca será ideal para puristas. A polling rate pode ser configurada mas não faz sentido ter menos de 1000 Hz.

razer naga chroma

O separador da iluminação Chroma é mais do mesmo, 3 zonas independentes, alguns efeitos, milhões de cores. Nem todas são reproduzidas de forma fiel mas sonhar ainda é grátis. É possível sincronizar a iluminação com outros dispositivos e fazer um ajuste no brilho.

razer naga chroma

A calibração de superfície é uma caraterística cada vez mais comum nos ratos de topo e neste caso é possível calibrar para os mais variados modelos Razer ou para outra superfície e também definir qual a altura em que o sensor deve deixar de registar. O Add-on é para ativar ou desativar a possibilidade de configurar os botões sem sair do jogo.

razer naga chroma

O próximo separador é relativo à gravação de macros, é um processo bastante fácil desde que se saiba que sequência de ações se pretende reduzir a um único clique.

razer naga chroma

Para terminar já existem algumas aplicações desenvolvidas para tirar partido da iluminação Chroma nos jogos e também uma zona de estatísticas com o número de cliques, distância percorrida e zonas do ecrã mais clicadas.

razer naga chroma

Considerações Finais

É um rato que já perdeu há muito o efeito surpresa. É um conceito mais do que testado que continua a ser adorado pelos jogadores que utilizam muitas keybinds e por utilizadores mais criativos que conseguem tirar partido da enorme quantidade de botões disponíveis no polegar.

A qualidade de construção revelou-se bastante sólida com materiais confortáveis nas diferentes superfícies. A forma do rato torna-o ideal para palm grip e para um tipo de jogo que não obrigue a levantar o rato. Da minha experiência ao tentar claw grip ou levantar o rato, é muito comum carregar nos botões laterais. Com a utilização correta, a posição dos botões laterais é fácil de identificar e o clique é bem definido, tal como se espera de switches mecânicos. Os botões de clique esquerdo e direito são ligeiramente mais pesados e barulhentos do que outros modelos Razer. O facto do scroll ter tilt dá muito jeito, mesmo em utilização normal.

Uma das principais caraterísticas deste modelo é a iluminação Chroma, que tem 16.8 milhões de cores e alguns efeitos disponíveis, com três zonas iluminadas de forma independente. A personalização do rato começa aí e acaba na possibilidade de programar os 19 botões. Podia ter mais opções para as laterais e para a posições dos botões.

razer naga chroma

No que diz respeito ao desempenho não houve grandes surpresas, este sensor laser de 16.000 DPI aparece em outros modelos da marca e porta-se bastante bem, pelo menos para quem consegue dizer que não aos sensores óticos, que continuam a ser os preferidos dos jogadores.

O software Razer Synapse é um dos pontos fortes que é transversal a todos os produtos Razer. É simples de utilizar, tem várias opções disponíveis para personalização do desempenho e de iluminação. É pena que continue a obrigar a reiniciar o PC mais vezes do que é sensato.

Este rato custa 100 euros na Razer Store, ligeiramente menos em algumas lojas em Portugal. É um preço elevado para quem tem uma versão minimamente recente do Naga mas um bom investimento para quem vem de um rato tradicional e se vai dedicar a um MMO tipo World of Warcraft e aproveitar mais um hype neste fantástico título.
 
razer naga chroma

Pontos Fortes:
+ Desempenho
+ Ergonomia
+ Software

Pontos Fracos:
– Personalização limitada
– Preço

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Razer Naga Chroma.

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e conforto - 9
Personalização - 8
Preço - 7
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Aveiro, com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos