Home Periféricos Headphones Review Razer Kraken 7.1 V2

Pontuação
Construção e Design - 9
Qualidade de Som - 8.5
Conforto - 9.5
Software - 9
Preço - 8

São poucas as marcas que ainda não acordaram para o advento do gaming, mas há umas mais reconhecidas do que outras. Também há jogos para todos os jogos e o equipamento para interagir com o jogo é muito importante, porque pode melhorar a experiência ou pelo menos não deve adicionar mais frustração.

A Razer é então uma das principais marcas neste espaço e tem uma vasta gama de produtos. Se os preços não fossem um problema, todos gostariam de ter periféricos Razer, pelo menos pela oportunidade de experimentar e dizer que se partiu tudo ao fim de uma semana de uso, enquanto tentavam sair de bronze. Mas a Razer tem-se saído bem com alguns produtos.

razer kraken 7.1 v2

A linha de auscultadores Kraken já está na lista de desejos dos jogadores há muitos anos e apesar de terem surgido novos modelos ao longo do tempo, uns mais inovadores do que outros, nunca deixou de fazer as delícias dos gamers. É uma linha tão importante para a Razer como será a Siberia para a concorrente SteelSeries.

Esta nova versão aparece com algumas mudanças em termos de especificações mas também com novidades no próprio formato do headset, algo inspirado no novíssimo Razer ManO’War. Existe esta versão com som surround 7.1 virtual mais orientada para PC/Mac e a versão Pro, mais barata e com diferentes caraterísticas.

Especificações

Auscultadores:
Drivers: 50 mm com ímanes de neodímio
Frequência resposta: 12 Hz – 28 kHz
Impedância: 32 Ohm
Sensibilidade: 123 dB
Alimentação: 30 mW
Conector: USB
Comprimento cabo: 2 metros
Peso: 346 g

Microfone:
Frequência resposta: 100 Hz – 10 kHz
Sensibilidade: -38dB +/- 3 dB
Relação sinal-ruído: > 55 dB
Padrão de captura: Unidireccional

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

O novo Razer Kraken 7.1 vem numa embalagem de tamanho médio com uma imagem do headset de perfil na frontal, marca, nome do modelo e o símbolo da iluminação Chroma.

razer kraken 7.1 v2

Na traseira da embalagem tem três imagens com pontos de destaque dos auscultadores e uma breve descrição em várias línguas, claro que a versão portuguesa foi totalmente assassinada, como se quer.

razer kraken 7.1 v2

A Razer raramente tem um bundle rico em acessórios e neste caso, além dos auscultadores, só papelada como boas-vindas, manual de utilizador e autocolantes Chroma.

razer kraken 7.1 v2

Em Detalhe

Esta nova versão dos Kraken é tão diferente das dezenas de iterações anteriores que finalmente mereceu o nome de uma nova versão, a V2. É um headset com dimensões consideráveis, principalmente comparando a proporção das earcups com o resto do headset. Esta é a versão com som surround 7.1 virtual emulado por software. Está disponível apenas em cor preta, tem iluminação Chroma, microfone com cancelamento ativo de ruído e funciona por ligação USB. Existe uma versão Pro com som stereo, três cores diferentes e ligação com jacks 3.5mm.

razer kraken 7.1 v2

Em termos de construção, a estrutura metálica dá não só um aspeto premium ao produto mas também uma impressão de solidez ao manusear o headset. Em termos de revestimentos combina pele sintética com um tecido respirável. Tem também alguns elementos em plástico, que ajudam a manter o peso reduzido, com menos de 350g no total.

razer kraken 7.1 v2

O design das earcups é uma novidade para a série Kraken mas é bastante semelhante ao dos Razer ManO’War, embora ligeiramente mais pequeno. A construção é melhor com os elementos da estrutura em alumínio.

razer kraken 7.1 v2

As earcups tem almofadas espessas com forma redonda e revestimento em pele sintética. As almofadas são removíveis e existem opções na loja com outros formatos. As originais permitem uma distância ideal entre a orelha e o altifalante. Estes altifalantes têm uma ligeira inclinação e são de 50mm, ligeiramente maiores do que os da geração Kraken anterior, que tinham apenas 40mm. São super confortáveis muito embora não permitam grandes ajustes de posição, têm apenas um pequeno ângulo de inclinação.

razer kraken 7.1 v2

Na parte de fora das earcups tem o logotipo da Razer, nesta versão tem iluminação LED com 16.8 milhões de cores e efeitos possíveis através da tecnologia Chroma. Não é uma aplicação muito importante mas é um problema transversal aos auscultadores, visto que é difícil ter iluminação útil onde o utilizador não consegue ver. Além disso, muitas destas aplicações adicionam ruído dentro do headset.

razer kraken 7.1 v2

O microfone é retrátil e vem disfarçado na earcup esquerda. No boom tem um revestimento ligeiramente diferente do habitual, uma espécie de plástico transparente. O microfone tem padrão de captura unidireccional e tem uma tecnologia de cancelamento ativo de ruído. Na ponta tem um botão para mute integrado com indicação luminosa de estado na ponta.

razer kraken 7.1 v2

A banda da cabeça mantém-se bastante semelhante ao que era na versão anterior dos Kraken. Não tem grande espessura de almofada mas não necessita porque o headset é bastante leve, há uma boa distribuição de peso e as almofadas das earcups trabalham bem. A face interior é revestida com tecido respirável e na face exterior pele sintética com o novo logotipo da marca. O headset é ajustável em altura, 4 centímetro de cada lado, e assenta numa estrutura em alumínio bastante resistente.

razer kraken 7.1 v2

O cabo tem 2 metros de comprimento e é entrançado, como já é habitual na Razer. Termina num conector USB verde, coisa que só a Razer se daria ao trabalho de fazer para continuar a espalhar as suas cores. Este conector vem com uma tampa mas não está presa ao cabo. Tem uma fita em borracha que serve para arrumar o cabo e essa sim, está presa. No entanto, isso não substitui a falta de um controlo, por pequeno e simples que seja, a meio do cabo.

razer kraken 7.1 v2

Software

Em termos de software vem acompanhado do clássico Razer Synapse, e ainda bem que assim é. O primeiro ecrã serve para fazer uma calibração minuciosa do som surround 7.1 virtual. Na dúvida, o melhor é deixar tudo na posição default e seguir em frente!

razer kraken 7.1 v2

Permite ativar e ajustar caraterísticas relacionadas com o som dos headphones, aumentar o bass, aplicar normalização, filtrar a qualidade das comunicações por voz recebidas e ajustar o seu volume.

razer kraken 7.1 v2

Tem um separador dedicado ao microfone onde é possível ajustar a sensibilidade, ajustar o retorno de voz, aplicar normalização e configurar a redução de ruído. Uma opção menos vista é a de cancelamento ativo de ruído.

razer kraken 7.1 v2

Também permite ajustar o volume por aplicação aberta e até decidir individualmente se o som deve ser stereo 2.0 ou surround 7.1.

razer kraken 7.1 v2

Dá acesso a um equalizador com um perfil personalizável e alguns baseados em alguns estilos de música. Estes perfis ajudam bastante mas seria interessante também ter alguns perfis predefinidos para diferente géneros de jogos.

razer kraken 7.1 v2

Em termos de iluminação tem os vários efeitos disponíveis e uma paleta de 16.8 milhões de cores para fazer as delícias de alguns. Também é possível desligar a iluminação. Além disso, há alguns jogos que têm efeitos Chroma integrados, como por exemplo, o H1Z1, que fazem o headset iluminar-se com diferentes cores e efeitos baseado em situações do jogo.

razer kraken 7.1 v2

Considerações Finais

A nova versão dos Kraken recebeu uma atualização no design mas nem por isso se tornou num produto consensual em relação ao aspeto. Em geral tem um aspeto sóbrio e profissional mas as suas dimensões e proporções com earcups gigantes, haverá certamente quem não fique satisfeito com as mudanças.

Em termos de construção, por outro lado, não há dúvidas que melhorou substancialmente, basta ver que a parte estrutural é feita em alumínio. Às vezes isto é problemático porque passa muito ruído para dentro das earcups mas neste caso isso não é um problema. É um headset construído para durar!

As earcups são grandes mas grande parte é zona almofadada. Isso faz toda a diferença no conforto deste headset, embora não se perdesse nada se fossem ligeiramente mais duras. O revestimento é liso e suave ao toque, uma maravilha para a pele virgem dos verdadeiros gamers que passam muitas horas no computador, a tentar jogar melhor do que no dia anterior. O ajuste em altura deve servir todos os tamanhos já que a Razer não cometeu o mesmo erro que nos ManO’War, mas uma rotação tão limitada das earcups pode ser vista como uma falha.

razer kraken 7.1 v2

O microfone é retrátil e fica bem disfarçado na earcup. O cancelamento ativo de ruído funciona mas talvez por isso a voz não seja tão cristalina como podia ser e em vez disso tenho um ligeiro toque robótico, imperceptível à maioria dos utilizadores mas que convém mencionar. A qualidade é superior ao do modelo Kraken mais recente, o Kraken 7.1 Chroma. O botão de mute é muito sensível e às vezes a ajustar a posição do micro podemos ativar essa função.

A qualidade de som é um fator importante para quem gasta tanto dinheiro num headset. Mas olhando para a marca é provável que muito do investimento seja para ter a cobra com três cabeças a brilhar na cabeça e o som pode ficar um patamar abaixo. Para quem gosta de levar com bass nas orelhas não tem que se preocupar mas quem quer ouvir mais frequências terá de fazer alguns ajustes no equalizador, pelo menos para disfarçar. O som tem muito mais corpo do que na versão anterior dos Kraken 7.1 e o surround virtual continua a conseguir fazer magia em alguns formatos de entretenimento embora não seja o maior fã de utilização desta funcionalidade em jogos.

Por trás de um bom headset, pode estar um bom software e é mesmo isso que acontece com o Razer Synapse. Sempre estável e com uma longa lista de opções de personalização, incluindo a iluminação Chroma, sensibilidade e equalizadores. Tirar partido deste software é fácil porque está bem-estruturado e não tem menus ou opções complexas. A parte pior é ter de reiniciar o PC sempre que há uma versão nova. Em MacOS também funciona que é um mimo, se algum gamer estiver doente.

razer kraken 7.1 v2

A inflação atingiu esta versão atualizada dos Kraken 7.1. Desta vez, o preço do headset ronda os 110€. É um valor que poucas pessoas podem gastar em compras de impulso mas os Razer Kraken 7.1 V2 são à prova de ponderação, se se quiser mesmo uns Razer.

razer kraken 7.1 v2Pontos Fortes:
+ Qualidade de construção
+ Desempenho de áudio
+ Conforto
+ Software

Pontos Fracos:
– Preço

 
 
 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Razer Kraken 7.1 V2.

Pontuação
Construção e Design - 9
Qualidade de Som - 8.5
Conforto - 9.5
Software - 9
Preço - 8
Autor

Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação.
Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte.
Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Outros Artigos