Home Hardware Discos Review Plextor M6 Pro 256GB SSD

Plextor Head

Introdução

A Plextor é uma marca que dispensa qualquer apresentação, é dos melhores fabricantes de drives ópticas e discos SSDs. Mas, conta ainda com uma boa oferta de produtos, nomeadamente discos rígidos externos, sistemas NAS e quando se procura fiabilidade, na Plextor vamos encontrá-la.

IMG_0483

A empresa tem aumentado a sua gama no competitivo mercado de SSDs e para evitar ser apenas mais uma nos muitos players que existem, tem apostado em produtos de elevada qualidade, fiabilidade e performance, sendo também uma escolha dos profissionais.

Depois do Plextor M5 Pro Xtreme, chega à mesa de testes do Lilireviews o seu natural sucessor, o M6 Pro, na sua versão de 256GB.

Embalagem e Conteúdo

plextor m6pro

IMG_0472

A embalagem reflete o produto premium que é este Plextor M6 Pro. É simples, em cartão rígido de boa qualidade e apenas apresenta a designação do modelo e a sua capacidade. Este tipo de embalagem faz lembrar muito a Apple, minimalista, simples, mas com classe.

plextor m6pro

Na parte traseira temos algumas informações, nomeadamente as especificações, características principais e o conteúdo do interior.

IMG_0474

O M6 Pro vem bastante bem acomodado, para evitar danos no transporte. Mais uma vez nota-se o cuidado que a marca teve neste produto, onde nada foi deixado ao acaso.

IMG_0477

O conteúdo não é vasto, mas suficiente o bastante. O SSD faz-se acompanhar de um adaptador para 3.5″, guia rápido de instalação, informação diversa sobre a garantia, parafusos para colocação, cabo SATA 6.0Gbps e DVD com diverso software.

Em Detalhe

IMG_0480

O M6 Pro prima pelos acabamentos cuidados, onde se pretende atingir a perfeição. O seu corpo é em alumínio escovado dourado, que lhe confere uma beleza muito especial. Mais uma vez a simplicidade impera, tendo apenas o logótipo da marca gravado.

O formato é o tradicional 2.5”, mas reduziu a sua espessura em relação ao M5 Pro Xtreme, tendo agora penas 6.8mm. Este facto, torna possível a montagem também em portáteis mais finos, caso dos Ultrabooks, muito na moda atualmente.

IMG_0481

Na zona inferior, estão presentes as informações habituais que constam dos SSDs, como o modelo, capacidade, local de fabricado, número de série, entre outras.

Sendo este Plextor um SSD de alta gama, vem integrado com algumas tecnologias inovadoras que o torna um produto ainda mais aliciante. Temos o True Speed, que minimiza a perda de desempenho à medida que vá ficando mais “sujo” com dados antigos e conta também com o True Protect, que lhe confere encriptação AES de 256bit dos dados e correcções de erros 128bit, para garantir sempre uma boa leitura em todas as situações.

Plextor M6 Pro Specs_2

Uma novidade da marca para este SSD, é a inclusão do PlexTurbo, ferramenta que utiliza a memória Ram para fazer de cache aos dados. Esta tecnologia permite que os ficheiros mais frequentemente utilizados sejam lidos e escritos na Ram do sistema, aumentando o desempenho exponencialmente.

A Samsung já oferece um sistema idêntico para os seus SSDs, contudo, usar esta tecnologia tem os seus riscos, uma vez que, em caso de crash do sistema ou falha de energia, os dados seriam perdidos. A Plextor para contornar o problema, incluiu uma característica Safe Power Loss, que automaticamente protege os dados em cache na Ram, no caso de alguma eventualidade.

Plextool_1 (1)

Plextool_3 (1)

Apesar de não ser obrigatório estar instalado para o bom funcionamento do produto, o software Plextool da Plextor revela-se um utilitário bastante útil.

Com ele, temos acesso às mais variadas informações, nomeadamente da temperatura do SSD, capacidade livre/ocupada, saúde do disco, entre outras. Permite ainda atualizar o firmware de forma rápida e cómoda, fazer uma formatação segura e alguns diagnósticos para detectar eventuais anomalias.

Especificações

Plextor M6 Pro Specs_3

Para este modelo de 256GB do M5 Pro, o fabricante anuncia velocidades de leitura até 545MB/s e 490MB/s de escrita. Em operações por segundo, apresenta um fantástico número de 100.000 IOPS em leitura aleatória de 4K e até 86.000 IOPS em escrita.

Vem equipado com um controlador multi-core Marvell 88SS9187, NAND de nova geração MLC A19nm da Toshiba, firmware personalizado da Plextor e 512MB DDR3 de cache DRAM, cortesia de dois chips Micron.

Plextor M6 Pro Specs_1

O Plextor M6 Pro é um SSD de classe profissional, passando por um rigoroso e extenso controlo de qualidade. Estes SSDs foram postos à prova até à exaustão, de modo a assegurar máxima fiabilidade e fruto disso, a marca tem plena confiança no produto, ao oferecer 5 anos de garantia nesta gama.

Testes

Passada a apresentação do produto, vamos ao que verdadeiramente interessa, o desempenho. Todos os testes foram realizados no seguinte sistema, em Windows 8.1 e SATA 6.0Gbps:

  • Intel Core i7 5820K @ 3.3Ghz
  • ASRock Fatal1ty X99M Killer
  • Asus GTX 970 Strix OC
  • 16GB DDR4 2400Mhz
  • Corsair HX-850W

NOTA: Os resultados dos testes podem variar, dependendo do sistema, drivers e Sistema Operativo usado. Tenham apenas os valores como referência e não do que exatamente vão atingir no vosso sistema.

Crystal Disk Mark

Crystal Mark M6 Pro (1)

No Crystal Disk Mark, o M6 Pro a apresentar excelente performance com velocidades sequenciais de 523MB/s e grande nível nos 4K QD32, onde consegue 403MB/s de leitura. Nota ainda para a escrita em ficheiros 4K, com 104MB/s.

Crystal Mark M6 Pro PlexTurbo_1 (1)

Vocês agora perguntam, o que é isto? Isto são as velocidades com o PlexTurbo ativado, tecnologia recentemente introduzida pela marca, que permite fazer uso da memória Ram do sistema. Os valores falam por si, com 3.3GB/s de velocidade sequencial, indo a escrita em 512K inclusive aos 4.5GB/s.

ATTO

ATTO M6 Pro (1)

No famoso ATTO, mais uma vez a não desiludir, superando as velocidades anunciadas pelo fabricante. Este Plextor foi capaz de atingir os 560MB/s de leitura e e um máximo de 506MB/s na escrita.

AS SSD Benchmark

AS SSD M6 Pro (1)

Mais uma vez a comprovar os bons números que o M6 Pro 256GB tem tido nos testes anteriores, com um dos melhores resultados em SSDs analisados até hoje. Excelentes leituras e escritas, tendo sido esta última, um dos pontos mais fracos dos SSDs de gerações passadas.

AS SSD IOPS M6 Pro (1)

Ao nível dos IOPS, não foi capaz de atingir os 100.000 IOPS de leitura anunciados pela Plextor, mas mesmo assim, 95.000 IOPS é um fantástico número. Em escrita, também a ficar aquém dos 86.000 IOPS, com 80.000.

AS SSD Copy M6 Pro (1)

Um teste mais prático, de cópia, que consegue avaliar melhor a performance que sentimos depois nas tarefas do dia a dia. Como seria de esperar, desempenho de topo.

AIDA64

AIDA64 Leitura M6 Pro (1)

Mais uma vez resultados convincentes, com 555MB/s de leitura aleatória e sequenciais acima dos 500MB/s.

AIDA64 Escrita M6 Pro (1)

Em relação a escritas, as velocidades a serem naturalmente inferiores, com máxima de 404MB/s e 356MB/s de média durante o teste.

Anvil Storage Utility

O Anvil Storage Utility é das suites mais completas atualmente, não só por medir em múltiplos tipos de ficheiros, mas pela vasta personalização que possibilita, onde cobre vários cenários.

Comecemos então com os dados em 0% de compressão, tarefa mais fácil para os SSDs:

Anvil 0 M6 Pro (1)

Agora com 46% de compressão, que é em média o utilizado pelas aplicações que utilizamos diariamente e, por isso, dá uma melhor ideia da performance do disco na prática:

Anvil 46 M6 Pro (1)

Como se pode ver, o desempenho a manter-se praticamente inalterado, sendo um sinal muito positivo. Este resultado comprova a enorme robustez do controlador da Marvell e a boa qualidade da NAND utilizada.

Por último, na pior das situações, com dados incompressíveis:

Anvil 100 M6 Pro (1)

No pior dos cenários, a velocidade de leitura sequencial a descer para 468MB/s, mas os restantes valores a aguentarem muito bem.

IOPS Leitura M6 Pro (1)

Ao nível das operações por segundo, o Plextor M6 Pro 256GB a surpreender neste teste, ao alcançar um extraordinário número de 99.300 IOPS em leitura, muito perto dos 100.000 IOPS anunciados pela marca.

IOPS Escrita M6 Pro (1)

Já na escrita, não foi além dos 68.500 IOPS. Não deixa de ser um bom valor, mas um pouco desapontante, tendo em conta os 86.000 anunciados.

Comparação

Para finalizar, dois gráficos comparativos dos diversos SSDs que têm sido analisados, para colocar as coisas em perspetiva:

Gráfico Crystal Mark - Leitura

Gráfico Crystal Mark - Escrita

O Plextor M6 Pro 256GB a ser um dos melhores na generalidade dos SSDs SATA 6.0Gbps, com melhor velocidade de leitura sequencial e em ficheiros 4K QD32.

Nas escritas, a não dar hipótese nas sequenciais, ficheiros 4K e 512K. Inclusive em 4K QD32, a só perder para o M5 Pro Xtreme por uns meros 7MB/s.

Considerações Finais

É com agrado que vejo a Plextor a manter o seu bom nível e a ter com este M6 Pro 256GB, um dos melhores SSDs atualmente no mercado. É um produto de topo, com velocidades fantásticas e oferece muita performance nas mais variadas situações, nem mesmo com dados comprimidos e nos vários tipos de ficheiros, dá de si.

As tecnologias True Speed e True Protect são norma nos SSDs da Plextor, que ajudam a assegurar o elevado desempenho a longo prazo, minimizando ao máximo a deterioração fruto das sucessivas escritas. Contudo, a gama M6 Pro conta com uma novidade, o PlexTurbo, fazendo uso da memória Ram do sistema para dar um bom aumento de desempenho.

IMG_0475

Os 5 anos de garantia são uma boa adição, dão mais confiança ao consumidor e reflete a enorme qualidade dos componentes usados. Podemos então dizer que, este SSD trata-se de uma excelente compra e um produto indicado para quem necessita de performance elevada, não descurando a fiabilidade. O software que o acompanha, Plextool, apesar de não ser dos mais completos do mercado, tem opções q.b, é rápido e muito simples de utilizar.

Segundo a marca, o M6 Pro cumpre os requisitos das gamas profissionais, daí os rigorosos testes e extenso controlo de qualidade a que são submetidos. O preço desta versão de 256GB analisada ronda os 145€, bastante acessível tendo em conta o desempenho e os 5 anos de garantia que oferece. Para quem procura o melhor dentro dos SSDs SATA 6.0Gbps, tem aqui uma excelente opção.

selo-9_6Prós:

  • Desempenho muito elevado.
  • Boa qualidade de construção.
  • Software Plextool.
  • 5 anos de garantia.

Contras:

  • Preço ligeiramente alto.

Deixar um comentário

Outros Artigos