Home Periféricos Ratos Review Ozone Argon Ocelote World

Pontuação
Qualidade - 7.5
Características - 8
Utilização - 9
Software - 9
Valor - 8

 

Introdução

Hoje, vindo da Ozone, vamos conhecer o Argon com Design do Gamer Ocelote, vem equipado com um sensor laser Avago ADNS 9800, até 8.200 DPIs e uma iluminação led laranja, a combinar com os restantes detalhes do rato.
A ozone vê a contribuição do Ocelote como um contributo essencial trazendo experiência e conhecimentos para cima da mesa.

ozone-argon-oceloteworld-6

Características

  • Sensor DPI: 8200 DPIs
  • Regulação real-time DPIs: Sim (8200/4000/1800/800)
  • Taxa de resposta ajustável: 2/65/125/190/255ms
  • Taxa de sondagem ajustável: 125/250/500/1000HZ
  • Cabo: Sim (1.8 m)
  • Software: Sim (Windows® 8/ Windows® 7 / Windows Vista® / Windows® XP)
  • Dimensões: 124.6 x 66.9 x 40mm
  • Botões programáveis: Sim (9)
  • Peso: 125g (sem cabo)
  • Peso ajustável: Sim (4 unidades de 4,5g)
  • Memória interna: Sim (128kb)
  • Outras especificações: Ambidestro

Embalagem e Conteúdo

A embalagem combina as habituais cores vivas com fundo preto a que a ozone nos habituou. Esta abre com uma aba para cima que sela com um íman, um pormenor simples, mas que aprecio bastante.

ozone-argon-oceloteworld-3

Como se pode ver o rato vem “exposto” e protegido por de trás de plástico moldado à sua forma. Na aba de cartão está impressa, em inglês, uma mensagem da ozone sobre o contributo do Ocelote para o design do rato e o seu desenvolvimento.

ozone-argon-oceloteworld-2

Na parte de trás da embalagem a marca optou por salientar algumas das características do periférico e, como é usual, listar algumas especificações técnicas.

Não é uma embalagem por ai além, mas possuí alguns detalhes interessantes.

ozone-argon-oceloteworld-4

Explorando o seu interior vamos dar de caras com o manual de utilizador, um autocolante, uma bolsa com pesos e o rato.

Esta bolsa com pesos, num material que parece ser neoprene, tem no seu interior 4 pesos de 4,5g fielmente depositados num suporte de borracha. Embora esta bolsa não seja a típica caixa de alumínio a que me habituei, reconheço que se trata de algo bem pensado, uma solução simples, prática e bastante eficiente.

Software

O software apresenta 5 tabs que vão alterando os menus disponibilizados, e 5 seletores de perfis. Os dois primeiros tabs abrem no lado esquerdo e os outros 3 no lado direito da janela.
É na primeira tab que vamos ligar/ desligar os led laranja, tal como optar por uma posição intermédia de intermitência, é uma variação com transições suaves que não chocam nem perturbam o utilizador.

basefotos

O tab seguinte permite definir 4 perfis de sensibilidade para rapidamente trocar entre eles usando os botões definidos para esse efeito, neste rato estão logo abaixo da scroll wheel. Estes podem ir de 100DPIs até 8200DPIS com incrementos de 100DPIs.

Temos depois algumas configurações de sistema que permitem variar a velocidade de scroll e do duplo clique, seguem-se então definições avançadas que permitem personalizar o poling e tempos de resposta.

Vamos ao que interessa, personalização de botões!

basefotos

Podemos personalizar os botões e temos um mar de opções para o fazer, além de dar para definir macros e por aí fora. Note-se que os botões laterais dependem do modo que se escolhe, destro ou canhoto, desativando o lado direito ou esquerdo respetivamente.

Em Detalhe

ozone-argon-oceloteworld-22

A primeira impressão que tive ao ver o rato foi este não ser tão confortável devido ao seu design simétrico, mas com o uso foi algo rapidamente desmistificado e não causa nenhum tipo de cansaço na mão e/ou no pulso. A borracha nas laterais, que é surpreendentemente macia ajuda a um aumento deste conforto, mas como destro, é da minha opinião que falta algo onde pousar o dedo mindinho.

ozone-argon-oceloteworld-27A borracha que compõe a scroll wheel é confortável e oferece uma aderência tornando o seu uso bastante fácil.
No geral os botões estão bastante bem posicionados para que o seu uso seja prático. Pode ocorrer, um pressionar acidental dos botões do lado oposto, mas esses estão desativados e portanto não haverá qualquer problema.

ozone-argon-oceloteworld-15

A configuração de pesos, é algo que faço mal ponho as mãos no rato, pessoalmente sinto mais controlo num rato pesado. Os 18g extra foram muito bem-vindos, mas também revelaram um ponto fraco no rato. A plataforma que irá alojar os pesos tem um mecanismo semelhante ao que desprendia a bola nos ratos mais idosos, infelizmente parece partilhar não só o desenho mas também o plástico frágil e de baixa qualidade. Na eventualidade de mudanças regulares de peso temo que o encaixe poderá começar a ficar laço.

ozone-argon-oceloteworld-28

Num rato pensado para jogos não podia deixar de faltar o cabo encordoado, ótimo para aumentar a resistência e impedir que puxões danifiquem o precioso meio de comunicação com o computador, ótimo para evitar que as arestas da secretária desfaçam o cabo. No entanto, peca pela memória que adiciona ao cabo, que demora a ir embora e cria potenciais zonas de bloqueio. Um detalhe interessante é o banho dourado do conector, para lhe conferir aquela durabilidade extra.

Conclusão

Em suma o Ozone Argon é um rato com uma construção firme e segura, que passa no teste do agitar, manchando o pano com o plástico e mecanismo da tampa dos pesos.

A superfície do Argon apresenta um toque agradável e que a nossa mão consegue abraçar. É um rato do qual podemos tirar ainda mais partido com as opções de personalização disponibilizadas pelo software e os diversos perfis sustentados pelos 128kB de memória.

Todas as suas características o tornam merecedor de reflexão na hora de comprar um rato, contando ainda com um design diferente e apelativo ao que se soma o seu desempenho irrepreensível. Na casa dos 60€ é um rato com pouca margem para erros, a competição é feroz nesta gama, mas este carrega dois trunfos, o design ambidestro e o nome Ocelote.

Fica prometida uma análise aos Ozone Blast 7.1 Ocelote World, que combinam na perfeição com este rato, fica a faltar a Ozone lançar um teclado oceloteWorld.

ozone-argon-oceloteworld-34

Pontuação
Qualidade - 7.5
Características - 8
Utilização - 9
Software - 9
Valor - 8

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos