Home Hardware Dissipadores Review NZXT Kraken X52 e NZXT AER 120

Pontuação
Desempenho - 8.5
Ruído - 8.5
Nível de Personalização - 9.5
Facilidade de Montagem - 9.5
Garantia - 9.5
Preço - 7

O NZXT Kraken X52 é uma das soluções de refrigeração mais recentes desta marca e tem vindo a ganhar mais adeptos a cada foto partilhada. É, em vários aspetos, uma evolução da série Kraken original, e a opção certa para um nicho de utilizadores que quer ter algum poder de refrigeração mas não tem espaço na caixa para a versão de 280mm mas fica satisfeito com os 240mm desta versão.

A moda dos sistemas de refrigeração líquida tudo-em-um veio mesmo para ficar. Muitas marcas já expandiram o seu portfólio para acomodar esta linha de produtos e quase todos são construídos pelo mesmo fabricante, a Asetek, que prevê ligeiras modificações de design e pouco mais para cada marca. No caso a NZXT também desenvolveu parte do hardware.

nzxt kraken x52

As ventoinhas NZXT AER seguem também as novas tendências da iluminação RGB. São uma opção para acompanhar o dissipador ou simplesmente para atualizar as ventoinhas da caixa.

Especificações

Dimensões: Radiador: 275 x 123 x 30mm; Bomba: 80 x 80 x 52.9mm
Materiais: Alumínio, cobre, plástico, borracha de evaporação ultra baixa, nylon
Peso: 1.08kg
CPU Socket: Intel Socket 1151, 1150, 1155, 1156, 1366, 2011, 2011-3, FM2+, FM2, FM1, AM3+, AM3, AM2+, AM2
Altura livre para RAM: 35mm
Modos de controlo: Ventoinha: Silêncio / Desempenho / Personalizado / Manual; Bomba: Silêncio / Desempenho / Personalizado / Manual
Método de controlo: Software com CAM
Modos de LED Preset Modes: Fixed, Breathing, Fading, Marquee, Covering Marquee, Pulse, Spectrum Wave, Alternating, Tai Chi, Water Cooler, Loading
Modos reativos: Inteligente e Áudio
Velocidade da bomba: 1,000~2,800 +/- 300RPM
Modelo da Ventoinha: Aer P120
Número de Ventoinhas: 2
Velocidade das Ventoinhas: 500~2,000 +/- 300RPM
Nível de Ruído das Ventoinhas: 21-36dBA
Garantia: 6 anos

Página Oficial

Dimensões: 120 x 120 x 26mm
Materiais: Plástic, Borracha, PCB
Peso: 183g
Tensão: 12V DC
Velocidade: 500-1,500 RPM
Fluxo de ar: 17.48 – 52.44 CFM
Pressão: 0.15 – 1.35mm-H2O
Nível de Ruído: 22 – 33 dBA
Tempo de vida útil: 6 anos
Rolamento do ventilador: Fluid Dynamic Bearing (FDB)
Ligação: 4-pinos PWM
Requisitos do sistema: HUE+ para as caraterísticas de iluminação
Garantia: 2 anos

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

Na frontal da embalagem tem uma imagem do Kraken X52 como que, por magia, com as luzes do bloco da bomba a funcionar. A NZXT aproveitou este espaço para mostrar a sua nova cor.

nzxt kraken x52

Na traseira, tem alguma informação para tentar convencer o utilizador a comprar. Imagens do Kraken e dos vários componentes com breves descrições e destaque para o software CAM e a sua interface.

nzxt kraken x52

No interior vem obviamente o dissipador para CPU e duas ventoinhas Aer P120 acompanhados dos acessórios, como os suportes para os sockets mais recentes (este ainda não trazia para AM4) e também os cabos USB, de alimentação e das ventoinhas. Em termos de papelada, limita-se a um guia de utilização rápido.

Em Detalhe

O NZXT Kraken X52 é um dissipador AIO para CPU semelhante a tantos outros no mercado, com radiador, bloco de CPU e bomba integrada.

nzxt kraken x52

O bloco da bomba, que também funciona como bloco para CPU, é circular com diâmetro de 80 mm e é construído pela Asetek mas com partes criadas pela NZXT. Isso é que é uma novidade para esta realidade mas que a marca precisava para controlar a iluminação e os efeitos. Este bloco tem duas ligações, uma para a alimentação da bomba e ventoinha e outra para a comunicação com o PC.
bomba. A base é totalmente lisa e feita em cobre. Na fase interior tem micro alhetas que aumentam a área de contacto com o líquido. O pequeno rotor neste modelo não é visível.

nzxt kraken x52

Os tubos deste sistema AIO têm cerca de 40 cm de comprimento. Esta dimensão é suficiente para caixas grandes e permite alguma flexibilidade na posição de montagem em caixas mais pequenas. Os tubos são de baixo diâmetro e o revestimento de nylon não é muito espesso, tornando os tubos maleáveis.

nzxt kraken x52

O radiador tem 30 mm de espessura e as furações são as tradicionais para radiadores de 240 mm. Numa das laterais encostado às extremidades, tem o logotipo da NZXT que consoante a orientação de montagem pode ficar de pernas para o ar. Para o Kraken X52, a NZXT confiou em duas ventoinhas AER P120. O cabo para as ventoinhas vem com 4 conectores para facilitar na instalação de um sistema com duas ventoinhas de cada lado do radiador.

nzxt kraken x52

O sistema de montagem é o típico da Asetek e é bastante simples. No Kraken X52 os suportes para Intel até já chegam pré-instalados. Traz um backplate plástico para Intel, o suporte para AMD e os vários conjuntos de parafusos necessários para cada socket ou plataforma. A NZXT optou por colocar pasta térmica na base do dissipador e não inclui nenhuma extra.

Para instalar num sistema LGA1150, por exemplo, basta colocar o backplate, alinhar as roscas à furação e aparafusar do outro lado com parafusos roscados dos dois lados. De seguida coloca-se a bomba e aperta-se no sítio com a ajuda de quatro parafusos que podem ser apertados com a mão.

O desempenho pode ser um aspeto importante. No entanto, este não pode ser comparado com o de dissipadores a ar por ser muito superior. Entre os dissipadores de refrigeração líquida, desde que tenham a mesma área de radiador, o desempenho anda sempre perto dos mesmo valores. Neste caso as temperaturas registadas correspondem ao valor registado pelo CAM ao fim de 10 minutos em 100% de carga nos 4 núcleos e 8 threads.

Temperatura
NZXT Kraken X52 Silent (25%)
NZXT Kraken X52 Performance (50%)
NZXT Kraken X52 Full (100%)
Corsair H100i GTX
Fractal Kelvin S24
Intel RTS2011LC
68ºC
64ºC
60ºC
63ºC
64ºC
79ºC

Estas ventoinhas Aer RGB de 120mm não são umas quaisquer ventoinhas para a caixa do PC. Este é um conjunto de três ventoinhas, ideal para substituir as originais da caixa. Estas ventoinhas têm uma banda de LEDs RGB no contorno que pode adicionar efeitos incríveis ao computador, desde que estejam ligadas ao Hue+ da NZXT. As ventoinhas podem ser ligadas em série mas mesmo assim a quantidade de cabos necessários para que tudo funcione, quase que faz qualquer um desistir.

nzxt kraken x52

Os efeitos e o desempenho são controlados no software CAM mas na versão testada, nem todos os efeitos funcionam. Em relação ao desempenho e sem grandes medições científicas, com as RPM no máximo estas ventoinhas conseguem fazer circular uma enorme quantidade de ar mas também fazem muito barulho. No entanto, a velocidades reduzidas, conseguem ser silenciosas.

Software

O software NZXT CAM é um utilitário de download gratuito que adiciona um novo nível aos produtos NZXT. Quem não tiver produtos NZXT, pode sempre considerar o CAM apenas para monitorizar o PC. Uma das partes chatas é que a marca está sempre a pedir um registo, embora seja possível continuar como convidado.

A interface do CAM consegue ter, logo na primeira janela, muita informação sobre o estado atual do PC: Temperaturas, níveis de utilização e etc.

nzxt kraken x52

O separador Tuning permite ver a curva de desempenho atual e os dados principais de temperatura e velocidades. É possível criar curvas personalizadas e ajustar o valor de velocidade tanto das ventoinhas, de 25 a 100%, como da bomba, de 60 a 100%.

A iluminação tem um separador dedicado e é uma das caraterísticas mais importantes, tanto para o Kraken X52 como para as Aer RGB. É possível selecionar vários efeitos, associar cores a diferentes eventos e até sincronizar de acordo com o áudio.
nzxt kraken x52


Considerações Finais

O NZXT Kraken X52 é uma solução de refrigeração líquida que deve ser tida em conta. Um dos pontos que tem feito a diferença pela positiva é o design do bloco da bomba, com um efeito espelhado e anel com iluminação RGB e o logótipo da NZXT no centro. Isto associado aos efeitos disponibilizados, tem um resultado algo hipnotizador. Os tubos são revestidos a nylon e não são mais espessos do que necessário oferecendo alguma flexibilidade para melhor arrumação e orientação dentro da caixa.

O desempenho está muito ligado ao nível de ruído que cada utilizador está disposto a suportar. Os dois modos predefinidos, Silencioso e Performance, têm curvas bastante diferentes mas fazem um bom trabalho ao controlar não só a velocidade das ventoinhas mas também da bomba. É possível configurar novos perfis a gosto e associar essas definições a diferentes parâmetros do computador. Por defeito, está associado à temperatura do líquido. É impossível comparar com dissipadores a ar porque o desempenho deste é muito superior. A comparar com outros produtos com o mesmo tamanho de radiador, o desempenho é praticamente o mesmo.

Neste caso, nem a durabilidade deve ser uma enorme preocupação porque a NZXT tem uma garantia de 6 anos nesta linha de produtos.

nzxt kraken x52

Se a montagem de um sistema de refrigeração a água pode assustar alguns interessados, com os novos Kraken da NZXT isso não se verifica. O sistema de fixação Asetek é muito simples de instalar e o dissipador não obriga a muito mais do que isso. Apenas colocar as ventoinhas e o radiador no sítio e ligar alguns cabos.

Alegadamente o software NZXT CAM é uma das vantagens da NZXT e, efetivamente, adiciona muito controlo e capacidade de monitorização ao utilizador. A interface não é muito complexa apesar de todas as opções mas durante a experiência, era impossível selecionar alguns efeitos e também existem incompatibilidades com outros software como por exemplo Corsair LINK e Gigabyte RGB Fusion.

Em relação ao conjunto de ventoinhas Aer, se se conseguir ultrapassar o facto da iluminação e todo o controlo só funcionar quando ligada a um Hue+ (que adiciona mais 65€ à conta), estas são umas ventoinhas com desempenho interessante. Ao exigir um pouco mais delas, o ruído começa a ser um incómodo. São uma opção válida para substituir as ventoinhas originais da caixa ou mesmo para utilizar em radiadores ou dissipadores a ar.

nzxt aer 120

O Kraken X52 da NZXT está disponível em Portugal com preços a começar nos 150€, enquanto que, o conjunto de três ventoinhas Aer P120, está disponível por cerca de 80€. Tanto um como outro valor são elevados para o tipo de produto que estamos a falar e em comparação com o que a concorrência tem no mercado. Ter um PC com todos os produtos NZXT e um aspeto bonito, está a ficar demasiado caro.

nzxt kraken x52Pontos Fortes:
+ Desempenho
+ Design
+ Facilidade de Montagem

Pontos Fracos:
– Preço

 
 
 
 
 
Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o NZXT Kraken X52 e sobre as AER 120.

Pontuação
Desempenho - 8.5
Ruído - 8.5
Nível de Personalização - 9.5
Facilidade de Montagem - 9.5
Garantia - 9.5
Preço - 7
Autor

Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação.
Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte.
Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos