Home Periféricos Review Mionix NAOS 8200

A Mionix é um empresa sueca fundada em 2007 com a missão de criar o rato mais ergonómico e com melhor desempenho do mundo. Desde essa altura já lançou no mercado alguns ratos que foram muito bem recebidos e actualmente contam também com outros periféricos gaming.

Hoje iremos apresentar o Mionix NAOS 8200, um rato com um design ergonómico e com características topo de gama. Este modelo é sem dúvida o supra sumo da Mionix.

Características

Estas são as características técnicas de acordo com a marca:

  • 32bit ARM processor 72mhz
  • Right handed truly ergonomic design, full palm grip
  • Grip friendly rubber coating
  • 7 fully programmable buttons
  • 3 steps in-game DPI adjustment
  • 6 integrated LEDs in 4 colour zones
  • Up to 16.8 Million LED colour options
  • Multiple lighting effects
  • 128 kb built-in memory
  • Large PTFE mouse feet
  • Gold Plated, Full speed USB 2.0 connection with Plug and Play
  • Cable 2m long braided cable
  • 8200 DPI gaming laser sensor
  • Max tracking speed 3.8 m/sec (150 ips)
  • Max acceleration 30g
  • Data Format 16-bit both sensor and USB
  • Adjustable to1ms response time
  • Up to 12000fps
  • 10.8 megapixel per second Image processing power
  • Dimensions: 130.84×84.72×38.67 mm / 5.15×3.33×1.52 in
  • Netto (w/o cable): 99 gr
  • Netto (cable incl.): 151 gr

Embalagem e conteúdo

A embalagem do Mionix NAOS 8200 é bastante simples mas cumpre os requisitos para acondicionar o produto sem haver o risco de danos durante transporte.

Mionix NAOS 8200 01 - Box Front

O NAOS 8200 é embalado numa caixa de cartão muito simples. Na frente temos uma imagem e nome da marca e modelo. Nada mais.

Mionix NAOS 8200 02 - Box Back

Na parte de trás encontramos informação detalhada sobre o produto em várias línguas, assim como as especificações técnicas do mesmo e uma pequena descrição.

Mionix NAOS 8200 03 - Box Content

No interior encontra-se o rato e um pequeno guia de instalação e garantia.

O rato

A missão da Mionix tem como principal objectivo criar o rato mais ergonómico e com melhor desempenho do mundo gaming. Será que NAOS 8200 consegue corresponder às expectativas?

Mionix NAOS 8200 04 - Mouse Left Front

Do lado esquerdo, existe um indicador luminoso associado ao valor de DPIs seleccionado. Este valor é configurado através do software.

Mionix NAOS 8200 04 - Mouse Left

A zona do polegar acomoda perfeitamente o mesmo e os botões são de fácil acesso. O clique destes botões oferece pouca resistência, o que permite acções mais rápidas e menos stress no polegar.

Mionix NAOS 8200 05 - Mouse Left Back

A Mionix decidiu usar o mesmo material em todas as partes do rato, o que confere uma uniformidade a todo o modelo. A qualidade do material é muito boa assim como a qualidade da construção.

Mionix NAOS 8200 07 - Mouse Right Back

Do lado direito encontramos um local para colocar os restantes dedos. Este é o factor ergonómico mais diferenciador dos restantes ratos do mercado. Aqui no Lilireviews já testámos outros ratos ergonómicos e aqueles que mais se destacam são o antigo Ozone Smog e o mais recente Func MS-3.

Mionix NAOS 8200 08 - Mouse Right Front

O desenho do rato favorece o “full palm grip”. Alguns utilizadores poderão estranhar no início mas tem um tempo de habituação muito curto. A roda é bastante suave e o scroll é preciso. Os botões no topo do rato permitem alterar a sensibilidade dos sensor previamente definido por software.

Pormenores

Muitas vezes são os pormenores que fazem a diferença na altura de escolher.

Mionix NAOS 8200 06 - Mouse Back

O corpo do rato é um pouco mais alto do que o normal mas não tão alto como o Ozone Smog ou o Func MS-3. Também é bastante largo, o que permite apoiar confortavelmente a mão.

Mionix NAOS 8200 09 - Mouse Top

Para além de ser largo, também é comprido. Os utilizadores com mãos mais pequenas terão alguma dificuldade a habituarem-se.

Mionix NAOS 8200 10 - Mouse CloseUp

Os botões de DPI estão posicionados ao centro o facilita o seu acesso durante os jogos. A roda tem um revestimento em borracha o que facilita ao utilizar, agarrando bem ao dedo.

Mionix NAOS 8200 11 - Mouse Bottom

O sensor laser está posicionado ao centro do rato, algo que muitos jogadores preferem. Os skates estão colocados em quatro posições e têm diferentes dimensões. Apesar de não serem propriamente pequenos, não oferecem muita resistência ao deslocar.

Mionix NAOS 8200 12 - Cable

O cabo tem um revestimento entrelaçado, algo muito comum nos ratos gaming actualmente, e tem 2 metros de comprimento, mais do que suficiente para qualquer utilização. O conector é banhado a ouro para melhor o desempenho. De referir que a dimensão do conector é um pouco inferior ao normal (cerca de 2 ou 3 mm). Esta diferença poderá ter algumas implicações referidas na parte da utilização.

Mionix NAOS 8200 13 - Lights

Os LEDs iluminam homogeneamente o rato, incluindo o símbolo ao fundo. A cor pode ser alterada através do software.

Software

O software é necessário para fazer alterações no rato, mas depois de estas estarem feitas ficam guardadas na memória interna e poderá ser usado sem ser necessário voltar ao mesmo. Excepto para mudar de perfil…

Mionix NAOS 8200 14 - Software

Existem 5 separadores. No primeiro podemos configurar os botões, a velocidade do click, do scroll, a aceleração do ponteiro e a “polling rate”.

Mionix NAOS 8200 15 - Software

No segundo separador definimos os valores de DPIs para as 3 posições disponíveis. Podemos também analisar a superfície, a velocidade do ponteiro e a distância do levantar do rato.

Mionix NAOS 8200 16 - Software

O terceiro separador está relacionado com a iluminação. Aqui podemos alterar a cor dos LEDs, os efeitos e seleccionar as luzes que devem acender ou desligar tudo. Existem mais de 16 milhões de cores que podem ser usadas.

Mionix NAOS 8200 17 - Software

No quarto separador podemos definir as macros a utilizar. Aqui podemos gravar as macros que pretendemos usar nas diversas situações, seja em jogo ou não.

Mionix NAOS 8200 18 - Software

O último separador é de suporte. Aqui encontramos informação útil sobre o rato.

Utilização

Em primeiro lugar devo dizer que o rato que uso regularmente tanto para trabalhar como para jogar é o Ozone Smog e que me tem servido exemplarmente durante vários anos. Em termos de ergonomia, o Smog é um dos melhores ratos que alguma vez tive e serviu-me de base para comparar o Mionix NAOS 8200.

Em termos de ergonomia, esperava que este rato tivesse um desenho mais bem conseguido. De facto é confortável mas ainda não está perfeito.

O deslizar do rato é muito bom e o laser é extremamente preciso. Facilmente nos habituamos ao NAOS 8200 e conseguimos passar largas horas a jogar sem nos cansarmos.

Um pequeno problema que notei no rato foi ao nível do conector. Reparei que é um pouco mais curto do que o normal. Uma vez que faço uma utilização diária do portátil, dei por mim a tocar acidentalmente no conector com a mão, o que fazia com que o rato se desligasse. Tinha então que retirar o conector e voltar a ligar. Isto repetiu-se várias vezes. Neste aspecto dei por mim a concluir que o posicionamento das portas USB no meu portátil poderiam ser noutro sítio, que a Mionix poderia ter optado por um conector padrão, e que eu não devia jogar no portátil…

Conclusão

A Mionix habituou-nos a produtos de elevada qualidade e o NAOS 8200 não é excepção. A qualidade geral deste modelo é muito boa, ao nível dos melhores do mercado. Também as características o tornam ao nivel dos melhores, competindo directamente com marcas como Roccat, Razer ou Logitech.

Mionix NAOS 8200 19 - Conclusion

O preço deste modelo também está a par dos ratos de topo mas neste caso achei que oferece menos do que a concorrência, principalmente para uma marca que não tem o mercado que os rivais têm, como por exemplo a Razer, mesmo que esta não ofereça soluções expressamente ergonómicas.

No geral, o Mionix NAOS 8200 tem tudo para ter sucesso mas tem também margem para ser aperfeiçoado.

selo-9_1

O Bom
Qualidade de construção
Qualidade dos materiais
Software
Ergonómico
Sensor

O menos bom
Preço
Conector USB
Ergonomia pode não agradar a todos

Resta-nos agradecer à Mionix por nos ter cedido este exemplar.

2 Comentários a este artigo
  1. Acho que o Pedro Maluno deveria ter feito esta review assim como a de muitos outros produtos aqui analisados. Afinal como é que um rato pode ter de bom o sensor quando este tem aceleração ? Não entendo….

Deixar um comentário

Outros Artigos