Home Periféricos Headphones Review Kingston HyperX Cloud

A Kingston está a apostar no mercado gaming e, aliando-se a algumas equipas de e-sports e em parceria com a QPAD, desenvolveu o headset Kingston HyperX Cloud. Este headset é o primeiro investimento da marca num periférico gaming e espera conseguir vários fãs.

Mas será que a Kingston conseguiu colocar no mercado um produto que valha a pena adquirir ou será uma aposta sem sucesso? É por isso que estamos aqui. Ao longo desta página deixo a visão e experiência que tivemos com este equipamento. Vamos então à análise!

Características

Estas são as características técnicas de acordo com a marca:

    Headset

  • Transducer type: dynamic Ø 53mm
  • Operating principle: closed
  • Frequency response: 15Hz–25,000 Hz
  • Nominal impedance: 60 Ω per system
  • Nominal SPL: 98±3dB
  • T.H.D.: < 2%
  • Power handling capacity: 150mW
  • Sound coupling to the ear: circumaural
  • Ambient noise attenuation: approx. 20 dBa
  • Headband pressure: 5N
  • Weight with microphone and cable: 350g
  • Cable length and type: 1m + 2m extension + 10cm iPhone
  • Connection: mini stereo jack plug (3.5 mm)
    Microphone

  • Transducer type: condenser (back electret)
  • Operating principle: pressure gradient
  • Polar pattern: cardioid
  • Power supply: AB powering
  • Supply voltage: 2V
  • Current consumption: max 0.5 mA
  • Nominal impedance: ≤2.2 kΩ
  • Open circuit voltage: at f = 1 kHz: 20 mV / Pa
  • Frequency response: 100–12,000 Hz
  • THD: 2% at f = 1 kHz
  • Max. SPL: 105dB SPL (THD≤1.0% at 1 KHz)
  • Microphone output: -39±3dB
  • Length mic boom: 150mm (include gooseneck)
  • Capsule diameter: Ø6*5 mm
  • Connection: mini stereo jack plug (3.5mm)

Embalagem e Conteúdo

À primeira vista, a embalagem dos HyperX Cloud não transparece toda a qualidade da mesma. Mas depois de abrir, percebemos que o seu interior é bastante mais luxuoso. Comecemos então pelo exterior.

HyperX Cloud 01

Em linha com o esquema de cores que a Kingston definiu para este produto, a frente da caixa apresenta o produto com uma imagem geral e algum texto em várias línguas (inglês, italiano e francês). No topo da caixa podemos encontrar alguns logos de equipas de eSport cuja Kingston apoia.

HyperX Cloud 02

Na parte de trás temos acesso a um pouco mais de informação sobre as variadas características dos headphones, nas mesmas três línguas. Nada mais a assinalar.

Lá dentro, temos uma caixa de cartão bastante resistente, com uma mensagem em letras prateadas, que protege todos os componentes. O interior é em esponja para acomodar tudo.

HyperX Cloud 03

A Kingston não se poupou em extras. Assim, encontramos uma bolsa de transporte, um par adicional de almofadas em veludo, um adaptador para avião (a primeira vez que vi uma marca incluir este acessório), um microfone removível (que claramente vem removido…), um cabo com controlo de audio, um cabo extensor com 2 metros e um adaptador Y para ser usado em dispositivos móveis. De referir que este headset é compatível com praticamente tudo, desde telemóveis, tablets, leitores de mp3, aviões, PS4 e, claro, computadores.

Os headphones

Estes headphones foram desenvolvidos em parceria com a QPAD, que tem dois modelos praticamente iguais, tirando o esquema de cores (branco e preto) e o facto de não incluírem o adaptador para avião. Tendo em conta que o preço se mantém o mesmo, a vantagem está do lado da Kingston.

HyperX Cloud 09

OS Kingston HyperX Cloud são uns auscultadores com uma dimensão considerável mas, devido à sua estrutura de alumínio, são leves o suficiente para não causarem desconforto após várias horas de utilização.

HyperX Cloud 11

Os auscultadores são fechados, o que permite uma maior insonorização em relação ao ruído envolvente. As almofadas são muito confortáveis e como são grandes, envolvem as orelhas completamente, em vez de ficarem mesmo sobre estas. O conector do microfone é coberto por uma pequena peça em borracha (onde encontramos o símbolo da QPad). Atenção para não perderem esta peça, é bastante pequena.

HyperX Cloud 12

A alça é almofadada pelo interior e é revestida a cabedal, que lhe confere um conforto e aspecto formidável. A Kingston colocou no cimo da alça o nome da série, HyperX, bordado a preto e, ao longo da alça, costuras vermelhas dão um aspecto mais agressivo.

HyperX Cloud 10

Os auscultadores têm um revestimento preto mate e uma peça de alumínio preto escovado com o símbolo HyperX a vermelho. A alça agarra os auscultadores ao meio, criando um eixo de rotação para que se adaptem perfeitamente a cada utilizador.

HyperX Cloud 13

A alça permite expandir um pouco para melhor se adaptar a cada utilizador. A qualidade de construção deste equipamento é excelente e o acabamento está muito bem conseguido.

Pormenores

Muitas vezes, são os pequenos pormenores que podem fazer a diferença entre um produto ser muito bom ou ser muito mau. Tendo em conta o patamar de preço onde este aparelho se encontra, esperamos encontrar algumas coisas acima da média mas nada de mais. Será o caso dos Kingston HyperX Cloud?

HyperX Cloud 04

A Kingston inclui tantos extras com este equipamento que a bolsa de transporte é muito apreciada. Para além da divisória principal para os auscultadores, ainda tem um bolso exterior para os restantes acessórios. O material é esponjoso, para absorver eventuais impactos, mas não é muito bonito (pessoalmente falando). No entanto, cumpre a função perfeitamente.

HyperX Cloud 05

O controlo de audio tem o mesmo revestimento preto mate e tem várias funções. Para além de regular o volume de som com uma pequena roda vermelha na lateral, tem um botão com a função MUTE na lateral oposta. No centro, o botão serve tanto para atender chamadas quando ligado ao telemóvel como também serve de botão Play/Pause (poderá não funcionar em todos os aparelhos mobile).

HyperX Cloud 06

Tanto as almofadas de veludo como as de cabedal são confortáveis e depende da preferência do utilizador mas é bom ver que a Kingston disponibiliza opções.

HyperX Cloud 07

O microfone permite um ajuste em qualquer direção, algo que nem sempre é possível. O cabo é flexível e o encaixe é seguro. A esponja parece que foi colocada à última hora…

HyperX Cloud 08

A alça é muito flexível mas resistente. Podem fazer o que se vê na imagem em segurança. A curvatura exerce pressão na cabeça com força suficiente para manter o equipamento no lugar mas não o suficiente para incomodar.

Utilização

Uns auscultadores testam-se a ouvir e neste caso ouviu-se música, filmes e jogos. Embora a Kingston inclua acessórios suficientes para que esta unidade sirva para uma utilização em endamento, a dimensão do mesmo poderá afastar o utilizador desse campo. Até porque, para atender chamadas no telemóvel, o conjunto parece descabido.

HyperX Cloud 14

A primeira utilização que se fez foi em música. A experiência é muito boa, o som é claro, os instrumentos perfeitamente identificáveis, envolvência muito boa. Apesar de ser testado com vários tipos de música, a qualidade sonora manteve-se inalterada. Quer seja para ouvir música clássica ou heavy metal, estes auscultadores não comprometem nada.

A segunda utilização foi em filmes. A experiência já não foi tão boa. Talvez porque hoje em dia tanto os filmes como os jogos já fazem uso de técnicas para aproveitarem melhor sistemas 5.1 ou 7.1 para distribuírem a “acção sonora” melhor, o sistema stereo destes auscultadores fiquem um pouco áquem do que estaríamos à espera.

A terceira utilização, jogos. Uma vez que estes auscultadores são virados para o mercado gaming, este seria teoricamente o campo onde se esperaria um desempenho fantástico. Efectivamente não desiludem. Tal como na experiência de filmes, não podemos esperar que uns auscultadores stereo tenham um comportamento idêntico a uns auscultadores 5.1, mas com as “limitações” que tem, facilmente nos conseguimos envolver nos cenários de guerra, no meio de raids, a conduzir um carro de rally ou a planear um gank na top lane.

Conclusão

Após passar cerca de um mês com este equipamento devo dizer que estou bastante surpreendido. Temos de começar por os situar no patamar dos auscultadores abaixo dos 100€, o que o afasta de competidores de topo. Mas será que este preço faz com que a qualidade seja pior ou que não consiga entrar em concorrência com esses modelos de topo?

HyperX Cloud 15

Há tantas coisas boas a apontar a este headset da Kingston que o melhor é começar com o negativo, para despachar isto. O microfone poderia ser melhor, para minimizar um pouco mais o som envolvente. E a esponja ou tiram ou deveria ser redesenhada. Pronto, já está.

A qualidade de construção e acabamento dos Kingston HyperX Cloud é muito boa. Não encontrei um único defeito de fabrico, uma fenda demasiado grande, nada que não tivesse bem fabricado. E ainda tem alumínio escovado! E um sem fim de acessórios, alguns deles o utilizador comum nunca irá usar, outros são uma peça fundamental na altura da decisão de compra.

A qualidade sonora é, no geral, bastante boa. Facilmente estes poderão tornar-se os auscultadores do dia-a-dia de qualquer tipo de utilizador, não necessariamente do típico gamer. Não esquecer que estes não são uns auscultadores 5.1 ou 7.1, são apenas uns auscultadores stereo muito bem conseguidos.

Tenho passado o último mês a utilizar estes auscultadores, sensivelmente 10h por dia com eles colocados, e não me canso. São confortáveis e não exercem muita pressão nas laterais. O facto de terem earcups fechados, reduz o som à nossa volta e ajuda a nos matermos concentrados no que estamos a fazer e a clarificar o som que queremos efectivamente ouvir.

Estando numa categoria de preço abaixo dos 100€ podemos facilmente recomendar estes auscultadores e dizer que são dos melhores nesta categoria. Não digo que sejam os melhores porque ainda não os vi todos…

selo-9_5

O Bom
Conforto geral
Preço
Microfone removível
Muitos extras
Som envolvente
Apresentação impressionante

O menos bom
Qualidade do microfone
A esponja do microfone parece que foi adicionada à pressa

Resta-nos agradecer à Kingston por nos ter cedido este exemplar.

0 Comentários a este artigo
  1. […] O Steelseries 9H é um headset que francamente receberia uma significativa melhor pontuação, caso não viesse acompanhado de um preço exorbitante. A qualidade de construção, pura e simplesmente não é capaz de justificar os 130€ que a marca pede por eles, especialmente tendo em conta alternativas presentes no nosso mercado como e já aqui analisadas como os Asus Orion / Asus Echelon e os Kingston Hyper-X Cloud. […]

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos