Home Hardware Review Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5

Pontuação
Construção - 10
Design - 9
Desempenho - 9
Overclock - 9.5
Preço - 8.5

A motherboard AORUS Z270X-Gaming 5 da Gigabyte é mais um modelo com um nome complicado mas que veio para ficar. Se a Gigabyte é reconhecida pelas suas motherboards e placas gráficas, a sua divisão AORUS é-o por desenvolver produtos para a comunidade gaming, desde periféricos a computadores portáteis, passando agora também por motherboards.

A nova plataforma da Intel com o novo chipset Z270 e os novos processadores Kaby Lake, obrigaram uma nova enxurrada de motherboards a entrar no mercado. Estas motherboards são compatíveis com os CPUs da geração passada e adicionam muito pouco ao que se encontrava no chipset Z170.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Os fabricantes de motherboards tentam sempre adicionar algo mais e ultimamente tem sido muito evidente a importância da nomenclatura gaming, algumas caraterísticas mais ligadas à aparência como o caso da iluminação RGB em tudo o que é produto de informática. Esta nova série da Gigabyte tem algumas caraterísticas exclusivas como um sistema de iluminação RGB avançado com a designação RGB Fusion e a tecnologia Smart Fan 5. O modelo Gaming 5 fica a meio da tabela em termos de preço e especificações.

Especificações

Suporte para CPU Intel Core i7 7ª/ 6ª Geração
Socket do CPU LGA 1151
Chipset Intel Z270 Express
Interface Gráfica 1*PCIe 3.0 x16 + 1*PCIe 3.0 x8 + 1*PCIe 3.0 x4
Saídas de Vídeo HDMI, DisplayPort
Tipo de Memória 2 Channel DDR4
DIMMs de Memória 4*DDR4
Slots de Expansão 3*PCIe 3.0 x1
Conectores SATA 3*SATA Express*/6*SATA 3, 2*M.2
SATA RAID RAID 0,1,5,10
USB 2*USB 3.1 Gen2 (1*USB Type-C com Thunderbolt 3) + 8*USB 3.1 Gen1 + 6*USB 2.0
Audio/LAN 8-channel HD/Dual GbE LAN (Intel + Killer)
Formato (mm) ATX (305×244)

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

As novas embalagens são muito simples, com o logo, nome da marca e designação do modelo na frontal. Há ainda espaço para algumas das caraterísticas em destaque com texto ou logotipos de pequenas dimensões.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A traseira da embalagem mantém o formato habitual das motherboards Gigabyte, com a lista de especificações e uma pequena demonstração das principais caraterísticas, desta vez divididas em iluminação, áudio, refrigeração e conectividade.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

No interior vem a motherboard num compartimento superior e no fundo vem um conjunto de papelada e acessórios, mais concretamente um manual de utilizador, guia de instalação, disco com drivers, espelho traseiro da motherboard, G conector, um cabo de ligação para fita LED, quatro cabos SATA e um autocolante AORUS.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Em Detalhe

A AORUS Z270X-Gaming 5 é uma motherboard com formato ATX (30.5cm x 24.4cm) com um esquema de cores básico e pouco controverso, Preto matte no PCB e o branco a contrastar nos dissipadores. O dissipador dos MOSFETs mantém o mesmo design que a na geração anterior estendendo-se até ao painel traseiro com uma cobertura em plástico que se prolonga até à zona da placa de som. Em comparação com o modelo Gaming 7, perdeu o heatpipe que liga o dissipador das fases de alimentação. O PCH também está coberto por um dissipador com o logotipo AORUS. Espalhados pela motherboard existem 5 conectores para ventoinhas com PMW ou tensão. Para tirar máximo partido destes conectores há que utilizar a tecnologia Smart Fan 5.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A nova plataforma Intel com o socket LGA 1151, é compatível com processadores da 6ª e 7ª geração Intel Core. O VRM da Z270X-Gaming 5 tem 8+3 fases de alimentação para o processador e gráfica integrada com controlador PWM Intersil híbrido digital e MOSFETs Vishay. O VRM das memórias precisa apenas de uma fase. Esta zona é alimentada por um conector de 8 pinos, mais do que suficiente para os novos processadores de 91W, mesmo com um overclock forte.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A Gigabyte tem-se focado bastante ao longo do tempo no suporte e overclock das memórias. No caso da Gaming 5 são 4 DIMMs para DDR4 num máximo de 64GB com frequências até mais de 4000MHz XMP. Além da proteção metálica nos slots, também o sistema de iluminação LED RGB Fusion se alastrou até aos DIMMs de memória, com 3 filas de LEDs entre os slots que podem ser configurados por software.

Nesta zona existem ainda dois botões, um para o modo OC e outro para ECO. Ter estes botões e não ter os botões para ligar, desligar e fazer reset não faz grande sentido. Tem dois conectores internos para USB 3.1 Gen1 e a placa Accent LED que pode ser personalizada. Os símbolos de XMP e Turbo também ficam iluminados se esses modos estiverem ativos.

gigabyte aorus z270x-gaming 5
etc

Na zona dos slots de expansão a Gigabyte fez um bom trabalho para conseguir inserir tanta tecnologia num espaço tão limitado. O primeiro slot de expansão é um x1 o que facilita na escolha do dissipador. Os slots PCI-E principais estão duplamente espaçados com outro slot x1 pelo meio, o que permite boa refrigeração para as placas gráficas.

No total tem três slots PCI-E x1 e três slots PCI-E x16, os dois primeiros utilizam linhas PCI-E 3.0 x16 diretamente do CPU. É possível ter as 16 linhas no primeiro slot com uma gráfica ou dividir em x8/x8 se se instalar uma segunda placa no slot PCI-E seguinte. É possível ter uma configuração com três placas gráficas mas o último slot PCI-E x16 é substancialmente mais lento já que funciona a x4 e as linhas são do chipset e há partilha de largura de banda com um slot M.2. A proteção metálica e o sistema de duplo bloqueio voltam a marcar presença.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A motherboard tem seis portas SATA 6Gb/s a partir do chipset e também podem funcionar como três SATA-Express, uma interface pouco utilizada. Do lado esquerdo destas portas tem uma que será cada vez mais importante, uma porta U.2 com linhas PCIe Gen 3 x4 dedicadas, para os novos e rapidíssimos discos SSD NVMe da Intel.

Atualmente, a opção de armazenamento que mais utilizo são SSDs M.2 PCIe e para isso a Gigabyte Z270X-Gaming 5 tem dois conectores com 32Gb/s, um logo abaixo do socket do CPU para 2242/2260/2280/22110 e outro entre os dois últimos slots PCI Express para 2242/2260/2280.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A Z270X-Gaming 5 não é a melhor opção em termos de som integrado para os grandes audiófilos desta vida. Esses têm uma melhor opção a partir do modelo Gaming 7. Na 5 o codec de áudio HD utilizado é o Realtek ALC1220 de 10 canais. Mesmo assim a Gigabyte não poupou em tudo e utilizou os melhores condensadores para áudio que existem atualmente, os Nichicon da série Fine Gold. Para os gamers tem uma proposta interessante com um amplificador dedicado para o jack de headphones com um switch para aumentar de 2 a 6 vezes o ganho. Com a tecnologia áudio AMP-UP é possível trocar este amplificador por outro chip com caraterísticas a gosto do utilizador. A zona da placa de som está separada do resto da motherboard para evitar interferências e manter o máximo de qualidade possível.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

O painel traseiro da motherboard tem um conector PS/2, duas portas USB 3.1 Gen 1 DAC-UP amarelas que têm tensão ajustável e alimentação protegida, saídas de vídeo HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4, duas portas USB 3.1 Gen 2 com conector Type-C com Thunderbolt 3 e Tipo A a vermelho, dual LAN com Intel Gigabit e Killer LAN, duas portas USB 2.0, mais duas portas USB 3.1 Gen 1 e por fim jacks de áudio banhados a ouro para 7.1 canais com saída ótica S/PDIF.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Há outros detalhes interessantes espalhados pela motherboard, como é o caso dos dois chips de BIOS com a tecnologia dualBIOS, LED de diagnóstico para identificar facilmente algum problema durante o arranque, um conector TPM e também um IC Turbo B-clock que permite aos overclockers controlar com maior precisão a frequência de OC e claro um conector de 5 pinos para fitas LED RGBW.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

BIOS

A Gigabyte optou por uma nova UEFI BIOS com um tema vermelho e preto e um aspeto a puxar para o clássico na maior parte dos menus. Esta BIOS dá ao utilizador um nível de acesso enorme a todas as definições de frequências e tensões que se possam imaginar.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

O menu Smart Fan 5 é a maior novidade e permite controlar todas as ventoinhas das formas mais variadas. É incrível ter este detalhe nas opções logo na BIOS.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Para quem não sabe o que está a fazer, talvez deixar tudo em Auto e ativar apenas o perfil XMP na versão Easy Mode seja a melhor ideia…

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Software

Em termos de software, o APP Center é ponto de encontro para todas as aplicações. Neste modelo a Gigabyte disponibiliza 20 aplicações e as mais importantes podem variar por tipo de utilização. Para mim EasyTune, @BIOS, RGB Fusion e System Information Viewer são as mais importantes.

Com o @BIOS é possível guardar e atualizar a BIOS de diversas formas, sem sair do Windows.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

O utilitário EasyTune tem uma interface limpa e muito simples de utilizar e permite essencialmente fazer overclock ou alterar as definições de frequência e tensões do sistema.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

A iluminação da motherboard é controlada na aplicação RGB Fusion, que tem alguns efeitos predefinidos e opções mais complexas para quem quiser personalizar até ao mais ínfimo detalhe. A iluminação está dividida em 5 zonas independentes e pode responder a temperaturas, velocidades, ações no jogo, música e muito mais.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

O Smart Fan 5 está escondido dentro do System Information Viewer, daí a sua importância. Aqui dá para configurar as ventoinhas em relação à sua velocidade, localização e sensores a que respondem.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Testes

Sistema de testes:
Intel Core i7 7700K c/ Fractal Kelvin S24
Gigabyte Z270X-Gaming 5
16GB Corsair Dominator Platinum 2666MHz
Samsung 950 Pro 256GB
AMD RX 480
Corsair AX1200i

3DMark
gigabyte aorus z270x-gaming 5

3DMARK TIME SPY
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
4091
4131

PCMark 8
gigabyte aorus z270x-gaming 5

PCMARK HOME
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
4961
4937

gigabyte aorus z270x-gaming 5

PCMARK CREATIVE
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
5946
6961

gigabyte aorus z270x-gaming 5

PCMARK WORK
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
5946
5842

gigabyte aorus z270x-gaming 5

PCMARK STORAGE
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
5090
5093

Cinebench R15
gigabyte aorus z270x-gaming 5

CINEBENCH R15 CPU
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
1005
999

POV-Ray
gigabyte aorus z270x-gaming 5

POV-RAY
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
1881.56
2130.13

AIDA64 Cache & Memory Benchmark
gigabyte aorus z270x-gaming 5

AIDA64 MEMORY READ
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
37799
37861
AIDA64 MEMORY WRITE
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
40448
40505
AIDA64 MEMORY COPY
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
37444
37303

CrystalDiskMark
gigabyte aorus z270x-gaming 5

CRYSTALMARK LEITURA SEQUENCIAL
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
1343
1427
CRYSTALMARK ESCRITA SEQUENCIAL
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
939
939.8

Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
gigabyte aorus z270x-gaming 5

MÉDIA DE FPS NO RAINBOW SIX SIEGE
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
124.3
123.1
MÍNIMO DE FPS NO RAINBOW SIX SIEGE
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
84.9
86.5

Middle-earth: Shadow of Mordor
gigabyte aorus z270x-gaming 5

MÉDIA DE FPS NO SHADOW OF MORDOR
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
93.5
92
MÍNIMO DE FPS NO SHADOW OF MORDOR
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 5
Gigabyte AORUS Z270X-Gaming 7
60.33
57.51

Considerações Finais

A motherboard AORUS Z270X-Gaming 5 é uma excelente proposta da Gigabyte para os gamers que pretendem adotar a nova plataforma com processadores Kaby Lake. Tem o formato convencional ATX, esquema de cores sóbrio e um conjunto interessante de caraterísticas interessantes para os fãs de jogos e não só.

É uma motherboard com 3 anos de garantia e essa confiança chega através dos componentes escolhidos para rechear o produto. O sistema de alimentação é o mesmo utilizado em modelos mais avançados, que permite ter confiança a puxar pelo processador até aos 5GHz ou mais.

Para quem investir forte em placas gráficas e não ficar satisfeito com uma única, esta motherboard tem suporte para CrossFireX e SLI, obviamente com algumas limitações em largura de banda mas que não é perceptível com apenas duas placas gráficas. Os slots PCIe têm o novo escudo metálico e, em geral, esta zona ficou bastante bem organizada.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

O facto de ter dois conectores M.2 com possibilidade para várias dimensões é muito importante para tirar partido de alguns negócios interessantes em SSDs NVMe com esta interface. Os SATA Express são irrelevantes mas ainda há quem vá aproveitar bem os conectores SATA 6 Gbps. Quem tiver mais dinheiro, e acesso à tecnologia Intel Octane, também tem U.2 presente na motherboard. O painel traseiro podia ter mais USB 3.1 Gen1 mas tem USB 3.1 Gen2 com acesso a Thunderbolt, o que é bem mais interessante. As opções de conectividade crescem se tivermos em conta os conectores internos.

Se faltasse a iluminação LED RGB, esta motherboard ja não podia ser considerada gaming portanto a Gigabyte apostou forte com um sistema avançado com 5 zonas de iluminação independentes e um software que permite controlar tudo ao pormenor. O Accent LED tem uma placa em acrílico que pode ser modificada para dar ainda mais personalidade à motherboard.

A BIOS UEFI tem uma interface fácil de utilizar e opções que nunca mais acabam. Para quem se sentir menos confortável a mexer nestas definições mas mesmo assim quiser fazer algumas alterações básicas como ativar os perfis XMP e coisas assim, deve utilizar o Easy Mode. Tendo em conta o potencial da UEFI BIOS para fazer uma interface impressionante, a Gigabyte apresenta um aspeto muito básico e retro, que não irá agradar a todos.

O conjunto de software que a Gigabyte desenvolveu e inclui nesta nova linhas de motherboards é digno de registo. Todas as aplicações estão concentradas no APP Center e se se procurar bem, há solução para tudo. Os fãs mais antigos da Gigabyte ainda se devem lembrar das versões anteriores do Easy Tune, por exemplo, que era uma dor de cabeça para conseguir fazer alguma coisa.

gigabyte aorus z270x-gaming 5

Hoje em dia muitas motherboards para desktop já estão equipadas com módulos Wi-Fi e bluetooth. Pessoalmente não é uma grande preocupação mas entendo que alguns utilizadores precisem de ter net sem fios. Nesta gama, já me parece uma caraterística que devia aparecer.

Já está disponível em Portugal e o preço passa pouco dos 210€, a menos que a loja queira ganhar muito dinheiro. Se a Gaming 5 tem este preço, com o mesmo desempenho que a Gaming 7 e em termos de caraterísticas continua a ser bem equipada, é sem dúvida uma opção muito mais forte para o nosso mercado.

Pontos Fortes:
+ Qualidade de construção
+ Desempenho
+ Opções de conectividade
+ Capacidade de OC
+ Áudio Creative integrado
+ Software
+ Iluminação RGB Multi zona

Pontos Fracos:
– Não tem Wi-Fi

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre a motherboard Gigabyte Z270X-Gaming 5.

Pontuação
Construção - 10
Design - 9
Desempenho - 9
Overclock - 9.5
Preço - 8.5
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Outros Artigos