Home Hardware Dissipadores Review Fractal Celsius S24

Pontuação
Desempenho - 8.5
Silêncio - 9.5
Nível de Personalização - 7
Facilidade de Montagem - 9,5
Garantia - 9.5
Preço - 7

O Fractal Celsius S24 é a nova aposta da marca em refrigeração líquida AIO. A linha Celsius chegou hoje ao mercado e é constituída por este modelo com radiador de 240mm e por outro modelo com 360mm. Os principais pontos de venda estão relacionados com o silencio de operação, modos de operação, os conectores para ventoinhas e a possibilidade de expandir o sistema.

Numa altura em que grande parte dos processadores disponíveis não traz, por defeito, um dissipador, muitos são os utilizadores que olham para estes sistemas de refrigeração líquida fechados como uma solução viável. São mais caros que as boas soluções a ar mas também oferecem um desempenho bem diferente e modificam completamente o aspeto do PC.

fractal celsius s24

A Fractal Design é uma marca que até é mais famosa pelo design e qualidade das suas caixas mas já tem também algum historial em dissipadores com a série Kelvin. Por norma não é a marca mais barata e talvez por isso tem sentido algumas dificuldades em vingar em Portugal.

Especificações

• 1150, 1151, 1155, 1156, 1366, 2011, 2011-v3
• AM2, AM2+, AM3, AM3+, AM4, FM1, FM2, FM2+
• 400 mm
• Integrated dual mode
• 5 years
• G 1/4″
284 x 122 x 31mm
Ventoinhas Fractal Design Dynamic X2 GP-12 PWM
Bomba 1950-3150 RPM

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A embalagem pouco ou nada mudou para quem já teve contacto com a geração anterior. Na frontal, tem o nome do modelo, uma imagem do dissipador e algumas anotações sobre a compatibilidade, garantia e ventoinhas.

fractal celsius s24

Na traseira tem uma explicação dos dois modos de operação e um esquema dos componentes mais importantes no bloco.

fractal celsius s24

Em termos de conteúdo não há grandes surpresas. Traz o sistema Celsius S24, duas ventoinhas PWM Dynamic X2 GP-12, manual de utilizador, todos os acessórios necessários para montar o dissipador nos sockets atuais e para fixar o sistema na caixa.

fractal celsius s24

Como o Fractal Celsius S24 foi lançado depois do socket AM4 aparecer no mercado, faz todo o sentido que esse suporte já venha incluído.

Em Detalhe

Mais um sistema AIO, num advento quase tão brutal como o das cadeiras gaming, este tipo de dissipadores tomaram conta do mercado e a Asetek deve estar muito contente. O formato tem migrado progressivamente para um bloco circular e essa é uma das diferenças relativamente à geração Kelvin da mesma marca. Neste bloco, a Fractal optou por utilizar elementos em cerâmica no rotor e material para absorção de ruído.

fractal celsius s24

O bloco à primeira vista não tem muito que se lhe diga mas, tratando-se da Fractal, é melhor olhar com atenção. O logotípo está inscrito no bloco, o anel exterior funciona como um selector com duas posições, Auto e PWM, identificadas também no topo do bloco. A marca conseguiu juntar todos os cabos da ventoinha e da bomba num só, proporcionando uma instalação muito limpa. Este cabo sai do bloco, está revestido e tem uma mola na zona crítica de ligação. O conector utilizado é um standard de ventoinha com 4 pinos.

fractal celsius s24

A zona de contacto do dissipador com o CPU é em cobre e, para a primeira utilização, a pasta térmica já vem aplicada. Este é um passo que assusta muitos utilizadores durante a montagem e assim já vem resolvido. O sistema de retenção é o mais recente da Asetek, é compatível com os sockets mais utilizados, incluindo o novo AM4 e está bastante melhor em termos de durabilidade comparando com a geração anterior utilizada no Kelvin S24.

fractal celsius s24

Os tubos do Celsius S24 são revestidos em nylon e ajudam a assegurar que o líquido se mantém no sistema por muito tempo. Para permitir alguma flexibilidade na instalação, mesmo em caixas maiores, os tubos têm cerca de 40 cm de comprimento. Ao contrário do que acontece habitualmente, neste dissipador é possível ampliar o sistema com um bloco de gráfica ou semelhante. Para facilitar esta situação, a Fractal utiliza conectores metálicos G1/4.

fractal celsius s24

Além destes conectores, o radiador também tem o hub para ligar as ventoinhas e uma área de dissipação bastante grande com 284x122x31.

fractal celsius s24

Para fazer circular o ar por esta zona tão restritiva, a Fractal optou por duas ventoinhas Dynamic X2 PWM brancas com rpm a variar das 500 às 2000, ultra silenciosas no primeiro patamar e com bom desempenho na velocidade máxima. Um dos pontos fortes do Fractal Celsius S24 será o seu silêncio.

fractal celsius s24

Neste caso as temperaturas registadas correspondem ao valor registado pelo CAM ao fim de 10 minutos em 100% de carga nos 4 núcleos e 8 threads do Intel Core i7 7700K já utilizado na review do Kraken X52, Vengeance LED 32GB, Z270X-Gaming 5 e Z270X-Gaming 7.

Temperatura
Fractal Celsius S24 Auto
Fractal Celsius S24 PWM
NZXT Kraken X52
Corsair H100i GTX
Fractal Kelvin S24
Intel RTS2011LC
65ºC
60ºC
64ºC
63ºC
64ºC
79ºC

Considerações Finais

O Fractal Celsius S24 é um produto que reflete bem aquilo que a Fractal Design traz ao mercado. É mais uma solução de refrigeração líquida AIO, com um aspeto sóbrio mas que, além do silêncio de operação e desempenho, tem alguns detalhes que devem ser tidos em consideração, como é o caso da qualidade dos conectores, ligação para as ventoinhas no radiador e selector de modos que, apesar de ser uma boa ideia, não é muito prático. Não tem software nem luzes, o que é arriscado no mercado atual. Conseguiu chegar a uma solução engenhosa em que liga tudo (bomba e duas ventoinhas) através de um único cabo de ventoinha com conector de 4 pinos.

Em termos de desempenho… É um dissipador a água feito pela Asetek com um radiador de 240mm, muito semelhante a tantos outros que existem no mercado. É difícil considerar o desempenho como um factor diferenciador entre este tipo de produtos. Comparar com dissipadores a água é totalmente injusto. O modo automático consegue controlar muito bem a velocidade das ventoinhas e da bomba em tempo real, com mais ênfase no silêncio de operação enquanto que o modo PWM permite ajustar manualmente e manter determinadas velocidades. Na grande maioria das situações, só faz sentido utilizar o modo Auto e deixar o Celsius S24 fazer a sua magia.

fractal celsius s24

A Fractal Design mostra boa confiança no seu produto, protegendo o cliente com 5 anos de garantia. É mais do que os 2 anos obrigatórios e menos do que os 6 anos que, por exemplo, a NZXT colocou na série Kraken. Em última análise é quase irrelevante. Como está pensado para permitir que sejam adicionados blocos, alguns conectores também estão selados e tentar ir por aí leva à perda da garantia. A quantidade de pessoas que vão tirar partido desta opções de expansão é, no mínimo, questionável.

O sistema de montagem é cada vez mais simples e transversal às soluções que vão aparecendo. Qualquer pessoa deve conseguir montar o seu dissipador pois até a pasta térmica já vem pré-aplicada. O sistema de retenção melhorou bastante em relação ao modelo antecessor que pertencia à família Kelvin.

A barreira para apreciar os benefícios de refrigeração a água em geral e da qualidade da marca Fractal Design em particular continua a ser o preço. Com um preço recomendado de 124,99€ para o Fractal Celsius S24, vai ser complicado estabelecer-se como a primeira escolha contra DeepCool, Cooler Master e semelhantes, porque o silêncio não pode ser assim tão caro.

fractal celsius s24Pontos Fortes:
+ Silêncio
+ Desempenho
+ Facilidade de Montagem e Arrumação

Pontos Fracos:
– Preço

 
 
 
 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Fractal Design Celsius S24.

Pontuação
Desempenho - 8.5
Silêncio - 9.5
Nível de Personalização - 7
Facilidade de Montagem - 9,5
Garantia - 9.5
Preço - 7
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Aveiro, com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Outros Artigos