Home Periféricos Review Corsair Scimitar Pro RGB

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e Conforto - 8.5
Personalização - 8.5
Preço - 8

corsair scimitar pro rgb

O Corsair Scimitar Pro RGB é uma evolução do primeiro rato para MMOs desenvolvido pela Corsair, o Scimitar RGB e o que mudou, essencialmente, foi o sensor utilizado A Corsair tem feito algumas apostas certeiras no mercado gaming, que é, neste momento, onde está o dinheiro dos consumidores.

A moda dos ratos específicos para MMOs já se alastrou a várias marcas e o Scimitar tem concorrência direta em Portugal por parte da Razer, Roccat e Logitech. De certo que não é um rato para todo o tipo de utilizadores mas há muitas aplicações que podem beneficiar da incrível quantidade de botões disponíveis no polegar.

O Scimitar Pro RGB da Corsair é um rato que custa 80€ e está disponível numa versão totalmente preta e outra com detalhes em amarelo.

Especificações

17 botões programáveis
Sensor Ótico
DPI 1 a 16000
4 Zonas Iluminadas com RGB
Polling rate de 1000Hz/500Hz/250Hz/125Hz
Memória integrada
Peso 147g
Dimensões 119.4mm x 77mm x 42.4mm
Software CUE
Cabo em fibra com 1.8m

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A embalagem combina essencialmente as cores preta e amarelo. Na frente tem uma imagem do rato num ângulo que não o favorece mas mostra os botões do polegar e dá uma ideia das suas linhas. Há ainda espaço para algumas das caraterísticas principais e o nome do modelo.

corsair scimitar pro rgb

Na traseira da embalagem tem alguns dos pontos chave identificados e uma citação de um jogador profissional de WoW, que claramente tem passado mais tempo no ginásio do que a jogar por isso vale o que vale.

corsair scimitar pro rgb

Para os mais curiosos ainda tem uma aba que permite ver e sentir as formas gerais do rato e ler um pouco mais sobre os pontos chave e o que está gravado na memória interna do rato.

corsair scimitar pro rgb

Nas laterais tem as caraterísticas explicadas de forma breve e o conteúdo da embalagem, que é nada mais nada menos do que o rato, uma chave sextavada, um guia de instalação e o papel da garantia.

corsair scimitar pro rgb

Em Detalhe

O Corsair Scimitar Pro RGB tem um formato ergonómico, essencial para quem joga MMORPGs, onde parece que passaram dez minutos mas já voaram três ou quatro horas. É ideal para palm grip mas também pode ser utilizado de outras formas, é uma questão de hábito e jeito.

O formato destes ratos com muita preocupação na ergonomia tende a ser apenas para destros, com o botões do lado do polegar e apoios para descansar o mindinho e o anelar.

corsair scimitar pro rgb

A zona do polegar é uma das áreas de maior interesse do Scimitar Pro, já que tem uma grelha de 12 botões mecânicos para utilizar com o dedo polegar. A posição desta grelha é ajustável em 8mm, mais para a frente ou mais para trás, consoante seja mais confortável para cada utilizador. Estes botões têm uma textura diferente entre colunas para ajudar à identificação. Pessoalmente a grelha alinhada a meia distância é a melhor posição.

corsair scimitar pro rgb

Do lado oposto, na zona de apoio para o mindinho e anelar, tem um revestimento em borracha com textura. Não é muito confortável mas não há hipótese dos dedos escorregarem.

corsair scimitar pro rgb

Na parte de cima do rato, além da roda de scroll que é bastante fina mas com uma textura fácil de identificar e um passo bem definido, tem mais dois botões que servem para alternar entre perfis de DPIs, aos quais estão associados por defeito diferentes perfis de iluminação. A posição destes botões permite que sejam clicados on-the-fly se for necessário mas dificilmente será por engano.

corsair scimitar pro rgb

A parte da frente do rato tem um aspeto agressivo, com a zona do scroll aberta e três LEDs numa posição pouco explorada por outros fabricantes. O encaixe do cabo é protegido mas este não está centrado, o que pode causar alguns problemas na utilização.

Na face inferior da rato, tem quatro skates de boa qualidade e não muito grandes nos cantos, que fazem com que o rato deslize com facilidade nas mais diversas superfícies. O sensor ótico é um PIXART PMW3367 afinado para 16000 DPIs e que permite ajustes de 1 DPI. Também é nesta face que está o parafuso que tranca o movimento da grelha de 12 botões.

corsair scimitar pro rgb

A iluminação com LEDs RGB está dividia em quatro zonas, frontal, scroll, lateral e o logotipo. Estas zonas podem ser iluminadas de forma independente e associadas a diferentes perfis. Como o rato tem memória interna permite gravar esses perfis uma vez e depois andam sempre no rato à distância de um clique.

O cabo do Scimitar Pro é em fibra entrançada e tem 1,8 metros de comprimento.

corsair scimitar pro rgb

Software

O Corsair Scimitar Pro RGB é compatível com o Corsair Utility Engine, o software que permite configurar todos os detalhes do rato e utilizar todo o seu potencial. O CUE recebeu uma grande atualização no aspeto e na facilidade de utilização. O primeiro ecrã permite configurar 16 botões com acções e macros mais ou menos complexas. A gravação de macros não é a mais fácil.

corsair scimitar pro rgb

O próximo menu é relativo aos efeitos luminosos com quatro zonas de iluminação independente e cinco efeitos à escolha. Também é possível definir o nível de intensidade do brilho.

corsair scimitar pro rgb

É possível configurar os DPIs com um nível de precisão incrível, muito mais do que necessário. Dá para predefinir 6 níveis diferentes em cada perfil e para quem quiser ir mais além, é possível ter diferentes DPIs no eixo dos XX e dos YY.

corsair scimitar pro rgb

No ecrã de desempenho permite ativar ou desativar angle snapping e modificar a velocidade do ponteiro.

corsair scimitar pro rgb

Através deste software faz-se também a calibração da superfície com um teste que parece mais fiável do que aparece em outras marcas.

corsair scimitar pro rgb

O último ecrã de interesse tem algumas das opções de forma concentrada para os periféricos da marca e permite apagar a memória interna do rato para começar a gravar novos perfis.

corsair scimitar pro rgb

Considerações Finais

O Scimitar Pro RGB da Corsair é um rato que segue as pisadas do que o Naga original trouxe ao mercado. Já não é nenhuma novidade mas as piadas do rato que dá para telefonar vão continuar a aparecer. É um conceito já testado e aprovado por apreciadores de jogos onde ter muitas ações à distância de um clique dá uma grande vantagem.

A Corsair não tem muitos anos neste mercado mas tem-se destacado pela qualidade de construção dos seus periféricos para jogos. O Scimitar Pro RGB tem mais plástico do que outra coisa mas mostrou-se resistente. A superfície do rato é suave mas não vai ser agradável para quem transpire da mão.

A grelha de botões para o polegar é a principal atração deste modelo e a Corsair conseguiu adicionar um fator diferenciador, permitindo ajustar a posição da grelha para grips e mãos de diferentes tamanhos. Os botões são mecânicos e dão bom feedback mas entre si são um pouco difíceis de distinguir, embora existam texturas diferentes em colunas adjacentes. A posição desta grelha não permite que se levante o rato facilmente sem carregar nos botões, um tipo de movimento que se utiliza em jogos mais rápidos como FPS.

corsair scimitar pro rgb

O Scimitar tem boas opções de iluminação RGB com quatro zonas independentes e alguns efeitos predefinidos. Existe ainda outra zona que identifica o perfil de DPI selecionado que também pode ser configurada com qualquer cor do espectro visível. O facto de ter memória interna permite guardar estas configurações de iluminação e desempenho e ter tudo sempre disponível.

O novo sensor ótico que equipa este rato é muito bom, em termos de desempenho e precisão superior ao modelo anterior. 16,000 DPI serve apenas para continuar na corrida dos números mas a verdade é que em valores baixos, 800 – 3,000, o Scimitar não falha. Respondeu bem em todas as superfícies mas os skates são bastante finos e não vão durar uma vida.

O software CUE sofreu uma merecida atualização. Continua a ser um dos softwares mais completos e que permite um nível de personalização mais detalhado mas está com melhor aspeto e mais fácil de utilizar.

O preço recomendado para este rato é de 89,90€, ligeiramente mais caro do que o modelo anterior mas mesmo assim mais barato do que o líder Naga. Existe este modelo com um ligeiro toque de amarelo e outra versão toda em preto mas ainda não encontrei nenhuma das duas em Portugal.

Pontos Fortes:
+ Desempenho
+ Conforto
+ Qualidade de construção
+ Software

Pontos Fracos:
– Disponibilidade

 

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Corsair Scimitar Pro RGB.

Pontuação
Desempenho - 9
Ergonomia e Conforto - 8.5
Personalização - 8.5
Preço - 8
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
4 Comentários a este artigo
  1. Excelente Analise Marco . Parece ser um optimo prodito , porem , muito datado para MMO (caso não se jogue este tipo de jogos parece-me perder um pouco a sua funcionalidade ) . O Razer deathadder elite não se torna um rato muito mais “flexivel” do que este?

  2. Dos mouses da logitech, corsair e razer que já usei, o Deatheadder Elite foi sem dúvida o PIOR mouse que já testei. Pegada ruim, estrutura de plástico que depois de um tempo parece não durar, suja facilmente em baixo, sinto que não tenho controle algum com ele, DPI se altera sozinho sutilmente em cada jogo, sem contar o software synapse que mais parece uma piada, e etc. É claro que é uma questão de gosto e opinião, mas achei bem ruim. Aliás, achei os produtos razer muito mais marketing do que realmente qualidade. Testei o fone Kraken Chroma 7.1 e achei horrível. Estrutura de plástico frágil que aparenta quebrar a qualquer momento, aperta a cabeça horrores, o microfone parece deixar sua voz dentro de um copo (mesmo configurando), excesso de grave e outras coisas mais.

    Estou muito satisfeito com meu Kit Corsair e headset HyperX
    Boa análise.

Deixar um comentário

Outros Artigos