Home Periféricos Review Corsair K95 RGB Platinum

Pontuação
Aspeto - 9.8
Qualidade de Construção - 10
Desempenho - 10
Bundle - 9.5
Software - 8
Preço - 7

O Corsair K95 RGB Platinum é um dos teclados mais cobiçados do mercado. Tem um conjunto de caraterísticas incríveis para gamers e um preço a condizer.

Qualquer teclado tem o potencial de ser um dos maiores aliados e um dos maiores inimigos de um gamer. Muitas horas de jogo requerem uma excelente durabilidade, é certo, mas conforto e ergonomia são tão ou mais importantes, para assegurar a saúde dos nossos pulsos.

Os teclados mecânicos ainda não chegaram a 100% das casas com gamers mas fazem parte da lista de desejos de uma grande parte dos que ainda estão presos à membrana. O preço dos bons teclados mecânicos continua a ser um entrave, embora já existam no mercado opções surpreendentemente em conta.

A Corsair tem vindo, aparentemente, a ganhar cada vez mais fãs mesmo em Portugal, devido à qualidade que aplica nos seus periféricos. Dispõe também de um saco de dinheiro sem fundo que permite ter switches Cherry exclusivos durante peíodos alargados de tempo que se traduz nas vendas.

corsair k95 rgb platinum

Especificações

Especificações:
Layout US
Teclas mecânicas 100% Cherry MX Speed
Tempo de resposta: 1ms
Luz de Fundo RGB
Teclas Macro: 6 dedicadas
Matriz: 100% anti-ghosting
Dimensões do Produto: 465mm x 171mm x 36mm
Peso do Produto: 1.324kg

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A caixa tem uma imagem do teclado com a iluminação RGB em todo o seu esplendor, o nome do modelo e o tipo de switches mecânicos utilizados, neste caso os Cherry MX Speed.

corsair k95 rgb platinum

Na traseira da embalagem há uma imagem do teclado com várias chamadas para caraterísticas especiais do K95 e também uma referência ao software CUE. Novamente em grande destaque estão os switches mecânicos utilizados, Cherry MX Speed de cor cinzenta.

corsair k95 rgb platinum

No interior da embalagem vem um guia rápido e informação de garantia, dois conjuntos de key caps com textura diferente e uma ferramenta plástica para remover as teclas, o apoio de pulso e o teclado.

corsair k95 rgb platinum

Em Detalhe

Este é um teclado gaming que segue as linhas dos modelos já existentes da Corsair. É mais um para a família K95, topo de gama da Corsair, com numpad de um lado e módulo de teclas macro do outro, elementos que vão desaparecendo à medida que se desce na linha de produtos.

O topo do teclado é uma placa em alumínio que dá um aspecto profissional e de grande qualidade, tanto que outras marcas têm alterado os seus produtos para este acabamento.

corsair k95 rgb platinum

A iluminação é feita através de LEDs RGB individuais em cada tecla, com um bom nível de brilho máximo e alguma dispersão atrás das teclas. O fato dos switches terem um invólucro transparente, ajuda a fazer com que a iluminação seja mais eficaz e que o aspeto do teclado se mantenha impressionante nos mais variados ângulos. O tamanho das letras é maior e parecem estar escritas em bold, deixando passar bastante luz.

corsair k95 rgb platinum

Na parte de trás do teclado tem quatro borrachas para manter o teclado no sítio. O X que se nota na foto serve para passar cabos de outros periféricos de forma mais organizada.

corsair k95 rgb platinum

Além disso, tem uns pés em plástico em cima que dão alguma inclinação ao teclado consoante a preferência do utilizador.

corsair k95 rgb platinum

A tecla de espaço tem um revestimento diferente para melhor aderência e identificação mais fácil e o mesmo género pode ser encontrado nos conjuntos adicionais de teclas que a Corsair inclui neste kit, com um conjunto para Mobas com QWERDF e para FPS com ASWD. Pode ser viável para quem utiliza o teclado exclusivamente para jogos e até para um único género de jogos.

corsair k95 rgb platinum

A grande diferença deste teclado são os switches mecânicos utilizados, os novos Cherry MX speed, de cor cinzenta ou prata, com 1.2 milímetros de distância de atuação, 3 milímetros de viagem total. São switches lineares com força de atuação de 45 gramas, portanto sem feedback tátil, silenciosos qb e que vão exigir um período de habituação para tirar proveito desta ligeira diferença em termos de distância de atuação.

corsair k95 rgb platinum

No canto superior direito, por cima do numpad, tem teclas para controlo de multimédia e um roller de volume e um botão de mute. Os os LEDs de indicação de estado também estão por perto.

corsair k95 rgb platinum

Mais para a esquerda, ainda na parte de cima do teclado, tem um conjunto de botões que permite trocar entre perfis (este teclado tem 8MB de memória interna), ajustar níveis de iluminação e ativar ou desativar a tecla de Windows. Na extremidade, organizadas na vertical, as 6 teclas G dedicadas.

corsair k95 rgb platinum

Na parte de trás do teclado, uma porta passthrough USB2.0 que serve bem para ligar os auscultadores, o rato ou outro dispositivo que não precise de grande velocidade. A iluminação LED LightEdge dá um toque fantástico ao teclado, só melhorando consoante o efeito de luz escolhido.

corsair k95 rgb platinum

Para dar mais algum conforto, vem com um apoio de pulso removível de duas faces, que acompanha a inclinação do teclado e tem uma superfície macia e agradável.

corsair k95 rgb platinum

O cabo do teclado tem 2 metros de comprimento e é revestido para superior durabilidade e um aspeto melhor. No fim divide-se em duas USB2.0, uma delas só para o USB passthrough e cada uma está identificada.

corsair k95 rgb platinum

Considerações Finais

A qualidade de construção e dos materiais utilizados é transversal a todos os modelos de teclados gaming Corsair. Tem a superfície em alumínio que é fantástica e dá um toque premium, tem o apoio de pulso também com excelentes acabamentos e superfície macia, o que resulta num teclado super confortável de utilizar durante longas sessões de jogos. Para quem preferir pode trocar as keycaps principais de dois tipos de jogos por umas com textura, mais fáceis de identificar.

Em termos de funcionalidade, a porta USB passthrough, as teclas multimédia dedicadas bem como as teclas macro são um belo conjunto de caraterísticas. Era altura de transformar o USB2.0 num USB3.1 Gen1.

corsair k95 rgb platinum

Em relação à iluminação RGB, esta é uma das melhores ofertas no mercado em termos de efeitos, fidelidade na reprodução de cores e no brilho. O fato de não ter proteção à volta das teclas e de utilizar switches transparentes também ajuda. Outro detalhe que faz a diferença é o tamanho das letras nas keycaps.

Os switches Cherry MX Speed são parte da magia deste modelo, muito rápidos e com pouca força de atuação. Qualquer vantagem é bem-vinda no mundo cada vez mais competitivo dos jogos online.

corsair k95 rgb platinum

O software Corsair CUE melhorou bastante e a evolução é notória. É sem dúvida muito poderoso com centenas de opções e controlo total sobre o teclado mas ainda tem algum caminho pela frente para se tornar mais fácil de utilizar.

O preço médio deste teclado é de 180 euros, um valor demasiado alto a pagar. O layout PT não é uma opção e isso também pode afastar alguns potenciais interessados.

corsari k95 rgb platinum 
 
Pontos fortes:
+ Desempenho
+ Conforto
+ Qualidade de construção
+ Iluminação

Pontos fracos:
– Preço

 
 
 
Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Corsair K95 RGB Platinum.

Pontuação
Aspeto - 9.8
Qualidade de Construção - 10
Desempenho - 10
Bundle - 9.5
Software - 8
Preço - 7
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos