Home Periféricos Review Corsair K70 RGB Rapidfire

Pontuação
Aspeto - 9.5
Qualidade de Construção - 10
Desempenho - 10
Bundle - 9.5
Software - 8
Preço - 7

A Corsair é uma das marcas que mais tem crescido dentro das principais referências em periféricos gaming. Os teclados mecânicos são um mercado já há muito saturado e há quem se tente distinguir em termos de formato, cores, iluminação mas poucos se lembraram de se distinguir por disponibilizar mais layouts como o português.

Outros ainda tentam diferenciar-se através dos próprios switches e aí a Corsair tem conseguido estar um passo à frente da concorrência, muito por culpa das enormes somas de dinheiro de que dispõe para manter a exclusividade de novos switches por largos meses. Os rapidfire são switches novos para jogos que combinam baixa força de atuação e uma distância de viagem mais curta.

Em geral, este novo modelo é uma evolução do original K70, um grande sucesso de vendas, mas também tem alguns traços já encontrados na família Corsair Strafe.

corsair k70 rgb rapidfire

Vídeo de unboxing e vista geral do teclado Corsair K70 RGB Rapidfire

Especificações

Peso: 1.2kg
Switches Cherry MX Speed RGB
Teclado retroiluminado com LED RGB
Dimensões: 436mm x 165mm x 38mm
Teclas Macro em todas as teclas
Taxa de atualização selecionáveis: 8ms, 4ms, 2ms, 1ms e modo BIOS
Memória interna: Sim
Seis teclas multimédia dedicadas
Apoio de pulso removível
Compatível com o Software Corsair Cue
Cabo em fibra entrançada
Tecla para bloquear a tecla Windows: Sim
Layout US

Página Oficial

Embalagem e Conteúdo

A caixa tem uma imagem do teclado já com várias cores, o nome do modelo e algumas caraterísticas em destaque espalhadas pela frontal sendo a mais importante a utilização os novos switches Cherry MX Speed de cor cinzenta ou prata.

corsair k70 rgb rapidfire

Na traseira da embalagem tem novamente uma imagem do teclado com várias chamadas para caraterísticas, faz uma referência ao software CUE mas tem tudo letras tão pequenas que ninguém vai querer ler. Novamente em grande destaque estão os switches mecânicos utilizados.

corsair k70 rgb rapidfire

Ao abrir a embalagem, em termos de papelada tem um guia rápido e informação de garantia, inclui também dois conjuntos de key caps com textura diferente e uma ferramenta plástica para remover as teclas, tem também um apoio de pulso e, claro, o teclado.

Em Detalhe

Este é um teclado gaming que segue as linhas dos modelos já existentes da Corsair. É mais um para a família K70 que tem o numpad que falta aos K65 mas não tem o módulo com teclas macro dedicadas como os K95.

O topo do teclado é uma placa em alumínio, fria, mas que dá um aspecto altamente profissional e de grande qualidade.

corsair k70 rgb rapidfire

Na parte de trás do teclado tem quatro borrachas para manter o teclado no sítio. Além tem uns pés em plástico em cima e em baixo que dão alguma inclinação ou altura ao teclado consoante a preferência do utilizador. Pessoalmente não vejo interesse para utilizar o teclado mais alto na parte do pulso.

corsair k70 rgb rapidfirecorsair k70 rgb rapidfire

Para dar mais algum conforto, vem com um apoio de pulso removível que acompanha a inclinação do teclado e tem uma superfície macia e agradável.

A tecla de espaço tem um revestimento diferente para melhor aderência e identificação mais fácil e o mesmo género pode ser encontrado nos conjuntos adicionais de teclas que a Corsair inclui neste kit, com um conjunto para Mobas com QWERDF e para FPS com ASWD. Pode ser viável para quem utiliza o teclado exclusivamente para jogos e até para um único género de jogos. É um extra de nicho mas mais vale a mais do que a menos.

corsair k70 rgb rapidfirecorsair k70 rgb rapidfire

Para quem não vê utilidade nestes keycaps porque joga com a testa, pode também ficar tranquilo, porque o teclado tem 100% anti-ghosting e portanto dá para carregar em todas as teclas ao mesmo tempo que fica tudo registado sem perder nenhuma instrução.

A grande diferença deste teclado são os switches mecânicos utilizados, os novos Cherry MX speed, de cor cinzenta ou prata, com 1.2 milímetros de distância de atuação, 3 milímetros de viagem total e para já exclusivos para produtos Corsair. São switches lineares com força de atuação de 45 gramas, portanto sem feedback tátil, silenciosos qb e que vão exigir um período de habituação jeitoso para tirar proveito desta ligeira diferença em termos de distância de atuação.

corsair k70 rgb rapidfire

A iluminação é feita através de LEDs RGB individuais por cada tecla, com um bom nível de brilho máximo e alguma dispersão atrás das teclas. O fato dos switches terem um invólucro transparente, ajuda na eficácia da iluminação e no aspeto do teclado de diferentes ângulos. O tamanho das letras é maior do que o normal e deixa passar bastante luz.

No canto superior direito tem teclas multimédia e um knob de volume, os LEDs de indicação de estado, um botão para bloquear a tecla Windows e outra para controlar a intensidade da iluminação com quatro níveis diferentes.

corsair k70 rgb rapidfire

Os teclados começam cada vez mais a ter diferentes taxas de atualização, essencialmente para terem maior compatibilidade com motherboards e em situações específicas como é o caso de navegação na BIOS. Este modelo até tem um switch que permite selecionar entre 1, 2, 4, 8 ms e ainda o modo BIOS. Ao lado deste switch disponibiliza uma porta USB2.0 mas que serve bem para ligar os auscultadores ou o rato.

corsair k70 rgb rapidfire

Em relação ao cabo, tem aquele revestimento em nylon ao longo do seu 1.80m de comprimento e perto do fim divide-se em dois conectores USB, um é para o próprio teclado e o outro é para o USB pass through.

corsair k70 rgb rapidfire

Software

corsair k70 rgb rapidfire

Para configurar isto como deve ser é preciso usar o software Corsair Cue, que é super avançado mas também complexo, onde dá para escolher diferentes cores, diferentes efeitos e até criar efeitos novos.

corsair k70 rgb rapidfire

Além disso também dá para definir macros e associa-las a qualquer tecla bem como fazer diferentes perfis que ficam guardados no próprio teclado. A parte da gravação das macros é mais complexa do que necessário.

corsair k70 rgb rapidfire

Aqui no software Cue também dá para atualizar o firmware, consultar o manual e mesmo contatar a marca.

corsair k70 rgb rapidfire

Considerações Finais

A linha de teclados K70 é uma das mais completas na panóplia de teclados Corsair. Existem inúmeras variedades, começando logo por se dividirem em teclados com ou sem iluminação RGB. Dentro de cada uma dessas categorias existem vários modelos com diferentes switches.

A qualidade de construção e dos materiais utilizados é transversal a todos os modelos. Tem a superfície em alumínio que é fantástica e dá um toque premium, tem o apoio de pulso também com excelentes acabamentos, o que resulta num teclado super confortável de utilizar durante longas sessões de jogos. Para quem preferir pode trocar as keycaps principais de dois tipos de jogos por umas com textura, mais fáceis de identificar.

corsair k70 rgb rapidfire

Em termos de funcionalidade, a porta USB pass-through e as teclas multimédia dedicadas são excelentes caraterísticas, apreciadas por muitos e neste caso estão muito bem conseguidas, em particular o knob de volume. Isso e o numpad acabam por aumentar bastante a área ocupada só pelo teclado, o que pode levar alguns a optar pelo modelo K65. A porta USB não é 3.0 e a sua posição acaba por lhe dar uma utilidade limitada.

Em relação à iluminação, é RGB e é uma das melhores ofertas em termos de efeitos, fidelidade na reprodução de cores e brilho. O fato de não ter proteção à volta das teclas e de utilizar switches transparentes também ajuda. Outro detalhe que faz a diferença é o tamanho das letras ser ligeiramente maior.

corsair k70 rgb rapidfire

Os switches são parte da magia deste modelo Rapidfire, são os novos switches Cherry MX, muito rápidos e com pouca força de atuação. Para um jogador casual será muito difícil notar a diferença entre 2mm e 1.2mm mas para quem está a comprar e quer ser o melhor e mais rápido, qualquer vantagem é bem-vinda.

O software Corsair CUE tem vindo a melhorar mas ainda tem um longo caminho pela frente. É sem dúvida muito poderoso com centenas de opções e controlo total mas na instalação era melhor pedirem certificado de habilitações com mestrado, pelo menos, para conseguir tirar partido do software.

Ao que parece este modelo ainda não está à venda em Portugal mas é muito provável que o preço seja dos 180 euros para cima, um valor demasiado alto a pagar. Dificilmente o layout pt será uma opção e isso também pode afastar alguns potenciais interessados.

corsair k70 rgb rapidfire
 Pontos Fortes:
+ Desempenho
+ Conforto
+ Qualidade de construção
+ Iluminação

Pontos Fracos:
– Preço
– Software

 

 

Terei todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida sobre o Corsair K70 RGB Rapidfire.

Pontuação
Aspeto - 9.5
Qualidade de Construção - 10
Desempenho - 10
Bundle - 9.5
Software - 8
Preço - 7
Autor
Engenheiro Civil, a viver em Aveiro, com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.

Deixar um comentário

Outros Artigos