Home Periféricos Razer Naga Molten

Mais uma vez, o LILIREVIEWS tem o enorme prazer em vos presentear com um produto Razer mas, desta feita, um rato virado para os Mass Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPG)! Os MMORPG são jogos que oferecem uma personagem ao utilizador onde deverá por este ser evoluída e melhorada a fim de conseguir sozinho ou juntamente com um grupo atingir variados tipos de objectivos que o jogo lhes põe na frente. O Razer Naga Molten foi lançado no mercado quando a última expansão do tão conhecido e por tantos jogado World of Warcraft e, desde o início que se focou inteiramente nos entusiastas desse mesmo jogo, não só pelas já conhecidas funcionalidades e facilidades que a versão normal do Razer Naga trouxe aos jogadores de RPG mas também pelo seu design único e alusivo à novíssima expansão em questão, o Cataclysm!

Quando o objectivo é jogar, o rato é uma das nossas poucas armas e a Razer sabe disso. Equipando-o com o maior número de botões possível para que a eles possamos atribuir todas as dezenas de diferentes acções que utilizamos e, aliando isso a um conforto e acessibilidade muito boa, o produto será um sucesso no seio dos amantes do género e de quem compete ao mais alto nível e leva os MMORPG muito a sério!

Embalagem e Conteúdo
O Naga Molten faz-se transportar numa embalagem de pequenas dimensões dotado do esquema de cores já conhecido da Razer. Na parte frontal podemos ver o modelo e o rato em si bem perto de todos os “galões” que a versão normal do Naga conseguiu arrecadar dos mais variados e conceituados sítios de análises na web.

Na parte traseira e como sempre, podemos encontrar todas as especificações, funcionalidades mais sonantes e características do periférico e na lateral a Razer evidencia bem todos os trunfos que o Naga possui para levar o consumidor à aquisição.

Depois de aberta uma fina capa frontal que se encontra fechada apenas por velcro vislumbramos o Naga Molten atrás de um plástico protector e, na contra capa está bem evidenciada a característica que se destaca no mesmo, ou seja, todos os botões laterais que o levam quase a parecer um telemóvel.

Já do lado de fora, o Naga Molten vem acompanhado dos já habituais manuais de instruções, umas breves palavras e considerações de Razerguy e 2 autocolantes.

Em Detalhe
No geral, se nos abstrairmos do logótipo flamejante no centro do rato e dos inúmeros botões na lateral do mesmo, o Naga Molten é um periférico bem ao estilo Razer. Tanto os dois botões principais como o scroll são idênticos a outros ratos Razer já por todos conhecidos tais como o Mamba, Orochi e Deathadder.

De diferente, o Naga Molten tem uma brutal acessibilidade e oferece a possibilidade de “bindar” inúmeras macros ou simples “keystrokes” a todas os 17 botões extra que possui! Além disso, o Naga Molten é dotado de um design inconfundível e único que prima pela agressividade e se enquadra perfeitamente no ambiente gaming MMO.

No fundo do rato podemos encontrar um pequeno switch que troca as funcionalidades básicas dos botões numéricos do rato entre os usuais e os do num-pad podendo assim binda-los independentemente.

O que difere a versão Molten da versão normal do Razer Naga é a maneira como o logótipo foi redesenhado no rato e a cor que lhe foi dada. Uma mistura explosiva que, para quem se quer afastar do banal e quiser inserir algo diferente no seu ambiente será sem sombra de dúvida algo cativante.

Como podemos ver, o scroll e o logótipo ganham vida quando ligamos o rato e, ao longo do jogo, o LED interno do mesmo vai piscando lentamente para dar à cor uma vivacidade extra! Os números dos botões laterais, como não podia deixar de ser, também têm luz própria e independente da do logótipo do topo do Naga. Tal como vamos poder ver de seguida, tal luz pode ser controlada independentemente o que nos permite ter apenas uma delas ligada de cada vez.

Especificações
-5600dpi Razer Precision 3.5G laser sensor
-1000Hz Ultrapolling / 1ms tempo de resposta
-Velocidade de rastreio máxima de 5 metros por segundo
-Pés do rato ultra deslizantes com sistema anti-ruído
-17 botões optimizados para jogos MMO
-Dimensões: 116(C)x69(L)x41,6(A)

Software
O software que pode ser descarregado da página oficial da Razer e que complementa tão bem o Naga Molten é de utilização bastante fácil e tem tudo o que necessitamos. Na primeira tab é onde podemos atribuir ou modificar todas as funções a todos os botões extra do Naga e é também onde podemos escolher o perfil que queremos utilizar.

Na tab de tweak e performance podemos alterar a sensibilidade, os DPI, aceleração e até definir todas as fases de sensibilidade para que depois possamos altera-las in-game através de um simples click do rato.

Nos perfis podemos criar, exportar ou importar perfis que ao serem alterados modificarão automaticamente todas as definições previamente por nós estabelecidas para vários tipos de utilização.

Na tab seguinte podemos criar macros detalhadíssimas para que, com um simples click possamos fazer o pretendido com o mínimo delay possível entre acções e, depois disso, atribuir as macros aos inúmeros botões existentes no nosso Naga Molten.

A última tab, como podemos ver, controla apenas a luz do nosso Naga para que, consoante as circunstancias possamos ligar ou desligar uma fonte de calor extra!

Além de todo este poderoso software, a Razer foi mais longe e aproximou ainda mais o Razer Naga dos jogadores do MMO mais jogado a nível mundial, o World of Warcraft! No website da Razer podemos encontrar um AddOn para o jogo que nos permite uma interacção extra com o Naga. Depois de alocados os ficheiros do AddOn, basta activa-lo já dentro do jogo e temos controlo total do nosso Razer sem ter de abandonar o mesmo a qualquer instante. Além disso, podemos simplificar a nossa User Interface tirando partido de todos os botões que o nosso rato tem, excluindo assim muitas das desnecessárias binds do teclado.

Como podemos ver, a nossa User Interface é alterada após instalação do AddOn da Razer e podemos modificar tudo livremente. Automaticamente, os ataques que previamente tínhamos desde a tecla 1 à tecla 0 irão estar disponíveis no nosso Naga, nos botões laterais. Além disso, os ataques do nosso Pet poderão ser acedidos adicionando a tecla Control ao atalho normal.

O AddOn também tem os seus settings aos quais podemos aceder clicando com o lado direito do rato no pequeno ícone da Razer no canto superior direito, junto do mini mapa do jogo. Aqui podemos configurar praticamente tudo e até criar perfis independentes, funcionando estes apenas dentro do jogo World of Warcraft.

Depois de tudo isto, só nos resta alocar e arranjar tudo para que não nos ocupe espaço a mais e nos perturbe o campo de visão para o que realmente interessa! Um MUST HAVE para quem compra o Razer Naga e o pretende utilizar maioritariamente no World of Warcraft!

Conclusão
O Razer Naga Molten é sem sombra de dúvida, o melhor no seu segmento! Consegue aliar ao conforto uma enorme acessibilidade e versatilidade. No que toca aos MMO, não teremos decerto falta de botões de acesso rápido e simples e teremos muito mais jogo a passar-nos pelo polegar da mão do rato do que da mão que se encontra sobre o teclado. No entanto, este periférico também apresenta alguns defeitos que, apesar de nada influenciarem na sua performance, podem ser decisivos para certos consumidores. Se mantivermos os LEDs do rato ligados vamos sentir imenso calor e rapidamente teremos as mãos a suar para cima do Naga. Durante o inverno poderá até deixar de ser um defeito para passar a ser uma qualidade mas dependerá sempre do ponto de vista. Além disso, o Naga suja-se muito na zona dos 12 botões laterais e é de uma limpeza algo complicada que poderá trazer problemas aos utilizadores que gostam de ter sempre o material de “guerra” a brilhar.

A versão Molten foi bem pensada e esta muito bem executada sendo que o efeito que o rato cria em qualquer compartimento e junto de qualquer computador é espantoso! É também uma versão que visa atacar os utilizadores que jogam World of Warcraft pois a lava tem o mesmo aspecto da utilizada insistentemente pela Blizzard na mais recente expansão do jogo que foi lançada no final do ano passado.

Por todo o conforto, acessibilidade e ergonomia, o Razer Naga Molten é um produto altamente recomendado pelo LILIREVIEWS.
Despeço-me agradecendo à FJMPC por nos ter fornecido este sample para esta análise!

25 Comentários a este artigo
  1. O rato tem uma forma estranha, ate mesmo para a Razer, mas parece bastante confortável, agora eu não sendo um jogador de WoW acho que seria rara a ocasião que desse uso a esses botões todos 😛 Boa review

  2. Mais uma vez grande review David! Apesar de não ser o meu tipo de jogo, sou mais fanático pela série do Diablo.

    Reconheço que essas teclas dão realmente jeito, isto até porque já vi bastantes jogadores de wowo, e às vezes parece que o teclado é muito peqeno xD

    Abraço!

  3. O rato tem um aspecto brutal. Apesar de não jogar WOW, tenho a certeza que arranjava forma de aproveitar bem os botões do polegar. Por acaso também não gosto muito dessas laterais espelhadas que ficam todas sujas num instante. Boa review :mrgreen:

    Quanto tempo demoraste a escolher o nome do pet? LOL

  4. De facto, o Razer Nostromo é um produto muito interessante para adicionar ao Razer Naga Molten.
    Oferece inúmeras possibilidades e funcionalidades conseguindo ainda dar mais mobilidade ao jogador.

    Pode ser que um dia tal review venha a ser feita, ou do nostromo ou de um produto equivalente.

  5. Ja tive a oportunidade de estar com um Razer Nostromo em mãos e posso dizer que aparenta a qualidade razer mesmo sendo produzidos pela Belkin.
    Vamos aguardar por uma review vossa.
    Continuem assim.

  6. Vou ter de discordar contigo Tiago. Um Nostromo é um acessório utilizado para se jogar e que pode oferecer em muitos casos um acréscimo de performance e conforto que não possuímos nos teclados.
    De qualquer das formas, o objectivo de tal equipamento não é nem nunca foi tentar substituir o teclado!

  7. Concordo contigo David.
    O conforto apresentado por este equipamento é brutal, e não ocupa espaço de apoio enquanto jogas.
    Um bom equipamento e uma possivel futura compra minha, mas vou aguardar por uma review vossa.

  8. Isto são apenas opiniões pessoais, porque tu por exemplo num jogo online para chat ingame e sem ser online ate, esse game pad não tem todas as teclas que precisas, e então se precisares de escrever, tens de puxar do teclado.

    e quanto a parte de não ocupar espaço estas enganado porque, tu pa jogar tens de arredar o teu teclado pa meteres o gamepad, o que só por si e fatela!

    E esse game pad para certas pessoas e de difícil habituação!

  9. Tiago, o Razer Nostromo visa os entusiastas dos MMO e RPG podendo assim aumentar a performance destes durante o jogo. Nesse patamar, tenho conhecimento suficiente para te dizer que os entusiastas do género raramente ou nunca escrevem, utilizando apenas software de comunicação por voz para comunicar entre membros da mesma guild ou grupo. De qualquer das formas, concordo com o facto de cada um ter a sua opinião. 🙂

  10. Mto bom trabalho !! Mas eu tenho uma pergunta, Da pra clica os 12 botoes? eu vi um video q o cara fala q so da pra usa ateh o 9 pq o 10 11 e 12 sao dificeis de acessar pq fica la atras, isso me desanimou, mas eu queria sabe se eh isso mesmo ou o cara tem mao pequena. VLw ai e parabens pelo trabalho

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos