Home Hardware Dissipadores Prolimatech Megahalems rev.B

Introdução

A Prolimatech apareceu de estrondo com os primeiros testes do Megahalems, nome que faz lembrar a arquitectura Nehalem da Intel. A marca é muito jovem ainda mas parece que o Megahalems pegou mesmo e rapidamente se tornou uma referência mesmo em terras lusas e a única marca a desenvolver um dissipador capaz de superar o desempenho dos Thermalright ou Noctua.

A marca surge depois de engenheiros da Thermalright deixarem a empresa, juntando-se para colocar em prática as suas ideias de engenharia que até então terão sido recusadas. Mas não foi preciso criar um conceito absolutamente novo, apenas melhorar alguns aspectos de outros dissipadores de referência. É fácil de verificar que o Megahalems tem semelhanças com o Thermalright Ultra 120 Extreme, por exemplo. Este dissipador liderou durante muito tempo as preferências dos entusiastas ainda presos à refrigeração a ar mas parece que ainda tinha mais para dar.

prolimatechmegahalems_8

Nem todos os dissipadores podem ser recomendados para LGA1366 porque além de ser a plataforma com TDP mais elevado do mercado, os componentes no interior do CPU estão dispostos de forma diferente e portanto cada modelo deve ser testado tenha ou não sido uma referência para LGA775.

Com o lançamento da plataforma LGA1156 a Prolimatech aproveitou para introduzir uma revisão B do Megahalems com suporte para os três sockets Intel, clips para mais uma ventoinha e ainda melhorou as características de resistência da alheta do topo.

Especificações
Retiradas do website oficial da marca:
prolimatechmegahalems_20

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
0 Comentários a este artigo
  1. Review interessante, que poderia sê-lo ainda mais se o comparativo incluísse os coolers a ar mais utilizados: o TRUE (independentemente da revisão e do modelo) e 1 ou 2 Noctua.

    Cumprimentos!

  2. Caro Vasco,

    Inicialmente tinha pensado nisso mas ao organizar os dissipadores para o teste, apercebi-me que o sample do TRUE que me foi cedido não tem retenção para LGA1156 nem LGA1366.
    Por outro lado o Megahalems rev.B não é compatível com o socket AM3 onde seria possível a comparação com o TRUE.

    A comparação entre este Prolimatech e Noctua será feita quando analisar o novo Noctua NH-D14.

  3. OK, essa comparação vai ser bastante útil para muita gente. Penso que o Noctua NH-D14 se vá tornar um novo standard do air cooling.

    Continuação de bom trabalho!

  4. Boa review mas podias ter comparado com outros coolers que eu sei que tens ai ! 🙂

    Até quero ver com o novo Noctua .. se de-se era comparar tambem com o Megashadow o melhor cooler do mercado actualmente.

  5. Boas,

    Mais uma review de referência feita por ti. Não tenho nada a dizer em relação aos defeitos da review (assim como do cooler), querendo aproveitar para te encorajar, agora que o site está muito melhor, a continuares com reviews completíssimas (tal como esta), que eu cá estarei (assim como o resto do pessoal) para te apoiar no que for preciso 😉

    Um abraço

    • @NaMcO Sim, de facto este cooler é um gigante da refrigeração a ar! Volto a destacar a sua performance mas também o sistema de fixação que é mesmo do melhor que já vi.

      @Vasco Marques Ramos As ventoinhas do Noctua eu já tenho. Falta o dissipador. Espero que todos estes pedidos acelerem um pouco o processo!

      @JpB Obrigado! Volta sempre para ler os outros artigos ou colocar dúvidas que tenhas.

      @Anelmo Vieira Os outros coolers que tenho não são compatíveis com estes sockets. Quando chegar o Noctua logo se faz essa comparação.

      @RtMetz92 Obrigado pelo apoio! É isso que é preciso para manter o site a funcionar e reviews de qualidade a sair! Vou adicionar um plugin para que apareça um link para o último artigo do blog de quem comenta. Espero que seja do teu interesse!

      Até já!

    • @BrunoSantos Vou tentar entrar em contacto com a marca. Os pedidos que fazem através de comentários ou e-mail só ajudam… Portanto, não se acanhem! Pessoalmente também gostava de perceber de vale a diferença de preço.

  6. A review está boa, mas devia haver testes em oc…..

    Quem é que compra um bicho destes [ou um TRUE ou IFX-14 ou NH-U12P ou em breve o Nh-D14] para ter o cpu em stock??

    Dá pelo menos 3.6 Ghz [ou 3.8 Ghz se o 920 for um D0] a esses cpu’s para os testes a coolers desta categoria.. 😉
    Aliás, a diferença do mehalems ser pouca ou nenhuma com configuração de 1 ventoinha ou de 2 em push-pull é essa: em stock os cpu não aquecem o suficiente para estes monstros..
    E a diferença entre os melhores coolers a ar em stock também não será muita e é relativa, só com eles a aquecerem mais é que se percebe quais são mesmo os bons e..os melhores..
    😀

  7. Olá Marcos, eu acabei de descobri esse site, ainda tem que melhora em algumas coisas no review, tirando que o menu do site num funciona direito(não sei se é somente meu PC), achei esse site mto bom :D.
    só tenho 2 perguntas:
    1ºOnde você consiguiu achar esse cooler? pq num acho em lugar nenhum 🙁
    2ºQual a Fan utlizada no teste?

    • @Fernando O único botão que tem conteúdo para já é o das Reviews. Talvez seja essa a confusão. Se não for, por favor envie-me um email para marco.andre@lilireviews.com com prints do problema para eu tentar resolver. Onde é que o Fernando vive para o tentar ajudar a encontrar o cooler? Utilizei as ventoinhas do kit Swiftech H2O-220 Apex Ultima com as seguintes especificações:

  8. Os meus parabéns de facto a malta da prolimatech chegou, viu e venceu
    não são própriamente begginers, mas para uma nova marca é notável
    o respeito e o impacto positivo em tão curto espaço de tempo.
    esperava mais e melhor da Thermalright acho que só é de louvar a iniciativa
    dos ex-engenheiros deles.

    boa review sim senhor

  9. Boas,

    Estava a pensar comprar este cooler quand ocomprar o pc mas tenho algumas dúvidas:
    -Com o cooler na vertical com a fan do lado direito ela não bate nas memórias?
    estava a pensar em comprar uma giga P55A-UD3R ou P7P55D e umas Gskill Ripjaw ou Trident…
    Será que cabe? nem que suba um pouco a fan, ou use só a 2º slot da board?
    Essas hyperX são ainda mais altas que as gskill penso eu…

    Agradeço a resposta.

    • @SAVAG3 Em princípio nessas duas motherboards o slot mais próximo do processador ficará inutilizável. Estas hiperX são bastante altas mas também não faz diferença porque o dissipador fica mesmo muito baixo e a ventoinha ainda mais, acho que nem daquelas memórias naked dá para utilizar ali por baixo. Em alguns casos mesmo para o segundo slot terás de levantar um pouco a ventoinha.

  10. Só de ser lusa já fico contente porque leva o nosso país em termos de indústria lá para fora, e com a falta de emprego que anda por aí precisamos e de postos de trabalhos 😀

  11. @Cangas, cá nada :D, compras as melhores peças, o pc a aquecer para caramba e la se vai todo o dinheiro investido so porque as peças sobre-aqueceram :D, claro é muito importante sim.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos