Home Hardware Dissipadores Prolimatech Genesis

A Prolimatech, marca recentemente criada mas com standards de qualidade muito elevados chega até nós com um novo produto da sua ainda curta gama de dissipadores. Genesis foi o nome escolhido para este imponente CPU cooler e, segundo a Prolimatech, vem inserir-se no mercado topo de gama que se foca nos entusiastas e overclockers!

A Prolimatech desenhou o Genesis de maneira a não se limitar apenas a arrefecer o nosso processador mas também as memórias e os MOSFET. Quem tenciona levar o seu sistema ao limite das suas capacidades agradece toda esta polivalência que o Genesis oferece e o coloca em muito boa posição face à concorrência!

Especificações:
Dimensões do dissipador: (comprimento)146 mm X (Largura)216.5 mm X (Altura)160 mm
Peso sem fan: 800g
Suporta fans 120 mm e 140 mm
Diâmetro dos 6 Heatpipes é de 6mmHeatpipe
Velocidade das fans sugerida: 800~1600 rpm
Compatível com plataformas Intel LGA CPU 775/1366/1156/1155 e AMD AM2/2+/3

Vista geral
A Prolimatech decidiu transportar o Genesis numa caixa bastante simples dotada de um esquema de cores subtil. Em tons claros e brilhantes, podemos visualizar alguns pormenores logo à “vista grossa”.

Em grande, no centro, o logótipo que a Prolimatech criou em especial para o Genesis numa cor prateada que lhe dá um efeito espelhado muito interessante. Em cima deste vem impresso tudo aquilo que o Genesis se compromete a arrefecer no nosso sistema.

No canto inferior direito podemos ver uma chamada de atenção para quem está a pensar investir nas plataformas 1155, a Prolimatech fez questão de evidenciar a compatibilidade do seu dissipador com este novo socket. Por falar em socket, a embalagem do Genesis também tem bem visível todas as plataformas que suporta. Toda esta informação está impressa sobre um fundo esverdeado bastante apelativo.

Girando a embalagem 45º para a nossa direita podemos ler todas as especificações e dimensões exactas deste produto. No lado contrário a este, a Prolimatech decidiu colocar algumas vantagens do Genesis face a outros dissipadores. Mais leve, com mais área dissipada e com suporte para fans de 120 e 140 mm.

Abrindo as abas que fecham a embalagem podemos concluir de imediato que a Prolimatech “arrumou e aconchegou” muito bem o Genesis entre placas de uma espécie de espuma que veio substituir o tradicional esferovite na arte de proteger as nossas aquisições de desfechos mais drásticos. No topo dessa espuma vem pousada uma pequena caixa que contem todos os acessórios necessários à instalação do dissipador e um livro de instruções que é sempre útil nestes casos, visto que cada marca tem o seu método de instalação.

Com o dissipador já fora da caixa podemos contemplar uma qualidade de construção superior por parte da Prolimatech!

O Genesis chega até ao utilizador com a base que fará contacto com o processador protegida por uma fina película de plástico. É sempre de louvar o facto das marcas terem um especial cuidado com esses aspectos visto que ninguém gosta de comprar um produto e encontrar riscos derivados do acto de embalar ou da qualidade deficiente do transporte.

Retirando essa mesma película de plástico podemos então constatar que a superfície de contacto está imaculada e pronta para conhecer o nosso processador bem de perto!

A Prolimatech adicionou o logótipo que criou propositadamente para o Genesis no topo de cada Heat Sink o que, na minha opinião, dá mais alguma vida e identidade ao produto.

Depois de bem esmiuçado o aspecto do Genesis, vamos passar então à fase de instalação utilizando todo o material proporcionado pela Prolimatech já acima mencionado.

Intel
A retenção do Genesis vem preparada para servir as plataformas 775, 1366, 1156 e 1155. Para tal ser possível existem 4 pequenos O-rings (+2 suplentes no caso da perda de algum durante a instalação ou troca do dissipador) que têm a função de fixar os pinos de entrada aos parafusos da retenção no furo correspondente ao tamanho suportado pela nossa motherboard. A instalação destes O-rings é muito simples e o espelho vem devidamente assinalado para que possamos discernir qual dos furos corresponde a 775, 1156/1155 e 1366!

Já com o espelho e os primeiros parafusos instalados na nossa MSI, recordamos que a Prolimatech incluiu na caixa de acessórios uma embalagem de pasta térmica que devemos colocar no processador e no próprio dissipador, segundo aconselha a marca. Está então na altura de colocar as duas pequenas barras paralelas que virão, mais à frente, servir de suporte a uma barra transversal que terá como função exercer a pressão necessária no dissipador para que não haja qualquer falha de contacto entre este e o nosso processador.

A aplicação desta barra transversal é feita por encaixe no próprio dissipador e, posteriormente, são apertados dois parafusos com mola para que o Genesis fique bem preso ao nosso sistema!

AMD
A instalação deste dissipador em motherboards AMD é particularmente mais simples que a previamente descrita. O Genesis vem acompanhado de uma retenção que utiliza o espelho universal AMD e é só apertar tudo com os parafusos indicados. A retenção ficará um pouco solta até completarmos a instalação do dissipador. Não se assustem, é perfeitamente natural!

Depois da instalação, o dissipador deverá ficar nesta posição para que a fan na horizontal possa ajudar a manter as nossas memórias e MOSFETs fresquinhos. Na caixa dos acessórios do Genesis podemos encontrar 4 fan clips para que possamos segurar bem estas ao nosso dissipador, conseguindo assim um total de 2 fans presas ao Prolimatech. Para maior performance do Genesis teremos de adicionar uma terceira fan para a qual a Prolimatech não envia fan clips.

É necessário ter em conta as dimensões do Genesis pois nem todos os kits de memória RAM são compatíveis com este dissipador. Existem kits que, devido à sua altura não cabem debaixo do heat sink horizontal. Um dos casos são as Kingston HyperX. Existem também kits de memórias que são compatíveis com o Genesis mas devido à sua altura, podemos ser forçados a retirar o dissipador de cada vez que quisermos trocar de memórias.
Incomodidades que, esperemos, sejam compensadas com resultados em termos de performance por este Prolimatech Genesis.

Testes e resultados

Motherboard: Gigabyte P67A-UD4-B3
Processador: i5 2500k @ 4.2
Memórias: Kingston HyperX Genesis 2133MHz 4GB
Placa gráfica: 2x Radeon HD4870
Disco: WD Raptor 36GB
Fonte de alimentação: OCZ ModXTream 500W

O processo de testes é sempre o mesmo e, tal como na análise do Corsair H50 levada a cabo pelo nosso colega Tiago Neves, a temperatura ambiente será de 23º (controlado por ar condicionado), e o programa OCCT 3.1.0 no teste CPU Linpack para maior dissipação de calor. O OCCT corre durante 20 minutos, onde os últimos 5 minutos são em com o sistema em IDLE de onde se irão retirar os valores de IDLE para os gráficos.

Os valores do gráfico são todos em grau celcius e no que às fans utilizadas diz respeito, resolvi utilizar todos os dissipadores na sua capacidade máxima. O Thermalright foi testado com duas fans, ambas a 100%. O Prolimatech Genesis com 3 fans também nas mesmas condições, sendo que o stock cooler foi testado apenas com a sua ventoinha a 100% como todos os anteriores.

Testes feitos e temperaturas medidas podemos concluir que o Prolimatech conseguiu resultados bastante positivos, principalmente face ao Thermalright que, já de si, conhecido por muitos como um dos melhores do seu segmento. Acrescento ainda que, devido à vaga de calor destes últimos dias, aos resultados acresce uma maior margem de erro do que é habitual, infelizmente. Claro está, essa margem de erro não deverá aproximar-se de 1ºC e por isso mesmo, não afectando em nada as conclusões desta análise!

Conclusão
A Prolimatech trouxe algo de inovador ao mercado dos dissipadores. Mantendo a qualidade de construção soberba, o Genesis tenta complementar uma boa dissipação do nosso processador à capacidade de refrigeração da nossa RAM e chipset. O Genesis, sem nunca deixar de ser óptimo, não surpreende na maneira como arrefece o nosso CPU mas, sem nunca esquecer, a Prolimatech fornece algo mais com o lançamento do Genesis e não nos podemos esquecer que nem só de processador vivem as nossas máquinas. Como um todo, o Genesis revela-se fenomenal em relação à performance, principalmente nas mãos de overclockers.

Peca apenas pelo seu tamanho avantajado e exigindo assim do utilizador uma caixa com espaço suficiente para o albergar. Além disso, antes de se efectuar a compra, é necessário ter em conta o tamanho das memórias para que não tenhamos uma desagradável surpresa durante a instalação. Apesar da elevada qualidade e fácil montagem dos fan clips que a Prolimatech junta à sua caixa de acessórios, é uma pena não serem fornecidos 6 unidades em vez de apenas 4, tendo em conta que o Genesis suporta até 3 fans.

Despeço-me agradecendo à CaseKing.de por ter cedido este sample ao LILIREVIEWS.

0 Comentários a este artigo
  1. excelente review mas muito sinceramente não gostei muito do cooler… pode ter um desempenho brutal mas os olhos também comem. a qualidade do produto é soberba! mas há ali qualquer coisa que não me enche as medidas, não sei explicar… 😀

  2. Para quem ainda não tem, não deixa de ser uma boa opção.
    Neste momento sacrificava de bom grado 2 ou 3 graus no CPU para os ganhar no chipset e na RAM.
    Artigo bem pensado, é inovador.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos