Home Guias Poupar é Boonzi!

Todos nós mais tarde ou mais cedo teremos de controlar os nossos “dinheiros”. Saber onde param as nossas finanças, quanto dinheiro temos, onde o gastamos e como poupar esse bem, é algo muito importante na vida de todos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=XWBcbQsi5wQ

Especialmente em tempo de “crise” todos olham mais para a sua carteira e há claramente uma preocupação mais atenta sobre a forma como gerimos o nosso dinheiro e sobretudo como poupar. Neste contexto nasceu o Boonzi. Um software de gestão de finanças pessoais criado por portugueses para utilizadores portugueses.

Tudo é muito intuitivo e prático, coisa que a principio não será fácil de acreditar até testarem, porque sempre que ouvimos falar em gestão de finanças pessoais ficamos logo a pensar no trabalho que isso dará, ou mesmo se valerá a pena perder tempo com isso. A verdade é que vale, até porque sendo o tempo dinheiro, estar a cuidar dele deverá ser considerado tempo/dinheiro ganho, ou pelo menos poupado. Aprender a poupar, pode ser difícil, mas o Boonzi dá uma ajuda preciosa nesse aspecto ajudando a controlar onde e como gastamos o nosso dinheiro e ajuda a pensar como podemos poupar.

Vamos começar pelo principio então no que diz respeito a este software, desde a sua compra, instalação e utilização:

basta ir a www.boonzi.pt e escolher uma das opções experimentar ou comprar

00

Seleccionar a opção Boonzi Desktop

00_1

Depois seguir três simples passos:

1 Dados Pessoais, 2 Pagamento e 3 Obrigado (chave de acesso e download)

01

02

Após fazer donwload da versão do Boonzi de acordo com o seu sistema operativo (PC/MAC) basta instalar e começar a poupar, este é o primeiro ecrã de configuração do Boonzi, onde podemos seleccionar língua (PT/EN), o nome do no nosso perfil e moeda que queremos usar.

03_soft

Depois segue-se a parte sempre importante de segurança, definição de password para proteger o seu perfil

04_soft

Et voilá! Estamos no menu principal do Boonzi

05_soft

Durante um mês testámos o Boonzi (e os dados utilizados foram reais, mas neste exemplo criamos uma conta/dados fictícios, a Conta Lilireviews)

Para começar basta então criar uma conta onde vamos definir o nome da mesma, o saldo actual e a data respectiva:

06conta

Passamos então para a visão geral das nossas contas:

visão geral

Depois desta fase é só começar a anotar as despesas e receitas ao longo do tempo no menu transacções, nas despesas e receitas podemos colocar dados como: entidade (com várias entidades portuguesas), data, conta utilizada, categoria (muito detalhadas), quantia, notas e mesmo opção uma carregar foto relacionada com a despesa/receita. No campo das receitas todos os itens são semelhantes ao das despesas. No que diz respeito a transferências podemos seleccionar a conta de origem e destino, quantia, data assim como também colocar notas e fazer upload de foto.

transac

Fizemos alguns exemplos de despesas/receitas/transacções como se pode ver na imagem seguinte

varias operaçõesContinuando pelo menu do Boonzi temos a secção de Relatórios, onde podemos ver os mesmos por Categorias, Entidades, Fluxo de Caixa, Evolução de saldo:

Relatorios Cat

Ainda temos uma Agenda dentro do Boonzi que nos ajuda a registar lembretes para nunca nos esquecermos dos pagamentos, algo bastante útil para os mais distraídos.

Na parte de Orçamento é uma das partes mais importantes e interessantes do Boonzi porque aqui podemos impor limites aos gastos para nos ajudar a cortar nas despesas, no entanto para demonstrar melhor esta parte teríamos de inserir mais dados (se quiserem uma demonstração, podemos fazer mais tarde, se calhar até em video).

Para terminar temos ainda no menu a parte de Configuração, desde Perfil, Contas, Entidades, Sincronizar e a Ficha Técnica do programa.

Recentemente a equipa do Boonzi integrou a funcionalidade de importar os dados dos estratos de sistemas de homebanking directamente para o Boonzi e funciona muito bem. No entanto e pela experiência que tivemos, anotar e perder algum tempo para ver onde anda o nosso dinheiro pode ser uma experiência verdadeiramente enriquecedora. De qualquer forma ficam aqui screenshots e um video para ficarem a perceber um pouco melhor este sistema de importação:

step1 step2 step3 step4 step5mais detalhe em: http://www.boonzi.pt/blog/boonzi-desktop-v1-16-novo-sistema-de-importacao/

httpv://www.youtube.com/watch?v=qbGMJchxeVk

Podíamos fazer uma lista de prós e contras, no entanto este software é um mundo de coisas boas, onde tudo é simples e intuitivo, coisa rara no mundo das finanças.

Quando olhamos para o Boonzi e pensamos no nDrive, quando começou não pensávamos que viesse a ser um grande player no mundo dos softwares de GPS e agora percebemos que estávamos errados. O Boonzi faz-nos pensar que pode ser um caso semelhante, de um software que permite que haja uma grande identificação entre o utilizador e o interface sobretudo na comunidade portuguesa.

Do que estás à espera? Experimenta o Boonzi e atinge o teu equilíbrio financeiro! www.boonzi.pt

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Outros Artigos