Ozone Radon Opto

Escrito por  //  14 de Janeiro de 2012  //  Periféricos, Ratos  //  11 Comentários

Radon Opto_8
7,7
Bom
39,90€
Share Button

Introdução
A Ozone chega até nós com mais um modelo da gama Radon. Depois do 3k e do 5k, o Opto está cá para fazer as delícias de quem ainda aprecia os antigos sensores óticos. É claro que a Ozone utilizou uns “pós” mágicos e fez do Opto o rato com o sensor ótico mais potente do mercado, conseguindo atingir 3500dpi devido ao Avago ADNS 3090. A Ozone já patrocina muitas equipas de destaque em vários jogos conhecidos tais como os portugueses k1ck e, com tais parcerias, podem conseguir dicas de quem realmente joga de forma intensiva para melhorarem os seus produtos.

Embalagem e Conteúdo
Ao bom estilo da marca, o Opto vem acomodado numa embalagem em tons de vermelho e preto com o slogan da marca bem distinto no centro, tal como o modelo do equipamento em questão. Ainda na parte frontal, podemos encontrar uma “janela” que utiliza velcro para se manter fechada e que, por detrás desta podemos ver o Opto ainda antes de efetuarmos a aquisição do mesmo.

Já na parte traseira, a Ozone optou por enunciar os pontos fulcrais do rato e onde a aposta foi mais sentida, demonstrando assim ao consumidor algum do potencial que o poderá distinguir perante a dura concorrência.

Já depois de retirado todo o conteúdo da embalagem, podemos ver que o Opto vem acompanhado pelo manual de instalação rápida, um CD para instalação de drivers e software e alguns panfletos que publicitam outros modelos da marca, muitos deles já analisados no LILIREVIEWS. Tanto a embalagem em si, como a maneira que a Ozone optou por embalar o Opto é bastante boa e resistente para que nada de grave possa acontecer durante os largos quilómetros que estes produtos percorrem até chegar às nossas mãos.

Em Detalhe
O Opto é um rato com um design não muito arrojado mas que consegue ser interessante de certa forma. A sua postura “torta” e o seu tamanho permite um acréscimo ao conforto do jogador, o que pode tornar-se uma mais valia para quando se joga durante várias horas seguidas.

O Opto possui oito botões bastante bem alocados no rato que permitem uma rápida intervenção sem que se falhe a tecla desejada por ser pequena ou por estar muito próxima de outras. O esquema de cores é simples mas eficaz, as cores escuras contrastam muito bem com o vermelho característico da marca e, quando ligado, o Opto consegue ser bastante atraente nesse aspeto.

Além dos já habituais mouse 1 e mouse 2, o Opto possui um scroll wheel com botão (mouse 3 para alguns), dois botões laterais e dois superiores, sendo que um deles tem duas posições possíveis que servirão para ajustar a sensibilidade do rato “on the way”.

Além disso, algumas das particularidades do Opto chegam-nos do fundo do mesmo, onde podemos encontrar o ajuste de peso, o sensor óptico de 3500dpi e a zona de gestão do cabo que, diga-se, dá imenso jeito em certas situações.

A Ozone conseguiu impor ao Opto uma textura em borracha para que não nos escorregassem os dedos mesmo nas situações mais delicadas mas falhou quando se esqueceu do facto da maioria dos utilizadores só gostar de ter um dedo no mouse 2, coisa que neste rato pode não ser possível devido ao seu largo tamanho.

O scroll wheel é também em borracha e funciona muito bem para baixo mas, quando utilizado para cima, denota-se uma leve falha que poderá ser atribuída apenas ao produto que recebemos e não uma questão generalizada!

É também uma pena que os LEDs do rato não sejam um tanto mais fortes pois além de oferecerem um design mais agressivo, ajudavam imenso na visualização da sensibilidade e dos perfis que estão a ser usados. Na generalidade, o Opto consegue ser bastante confortável e intuitivo, tendo todos os botões muito acessíveis para a generalidade dos utilizadores pecando apenas por alguns motivos.

Tal como a marca enuncia, o Opto é uma solução para quem ainda é amante dos ratos óticos e quer continuar a deixar de lado tudo o que seja a laser. O Radon Opto usa o sensor ótico Avago ADNS 3090, que consegue debitar até 3500dpi, oferecendo assim a precisão máxima para um rato ótico. Tais características devem-se a uma nova arquitetura levada a cabo pela Ozone com uma melhor navegação, muito mais precisa e linear.

O Radon Opto oferece também uma memória interna que nos permite escolher diferentes macros para todos os botões que são guardadas em 3 diferentes perfis que podem depois ser trocados facilmente, utilizando o botão no topo do mesmo. Os perfis podem ser identificados pelas diferentes cores que o LED admite.

Além de macros, também nos é possível guardar o ficheiro de instalação do software da Ozone para o rato e as respetivas drivers para que o possamos levar para qualquer lado sem termos de ser obrigados a andar com CDs de instalação ou Pen drives. A Ozone parece ter pensado em tudo.

Tal como já referido, podemos alterar o peso total do Opto adicionando ou tirando pesos da sua base. Temos à disposição cinco pesos de 4,5g cada um, onde a diferença é quase impercetível mas pode vir a ser algo importante para quem realmente prese o peso do rato quando joga.

Especificações técnicas

- Professional gaming optical sensor Avago 3090
- 8 buttons (7 programmable)
- Adjustable resolution from 450 to 3500 dpi
- Accurate and predictable motion reporting up to 1m/s
- Macro and Script functions
- USB full speed
- USB report rate with 4 selectable levels (1000 Hz Max.)
- Hardware data saving technology
- Included Software for personal configuration (Windows only)
- Adjustable weight (includes 5x 4.5g weights).
- Dimensions: 122.43 x 70.64 x 43.7 mm (length x width x height)
- Weight: 135 +/- 5 g (with cable and weights)
- Cable length: 2 m
- Power consumption:

Software e Personalização
O software da Ozone só funciona se encontrar e reconhecer algum produto da Radon conectado com o computador. Neste caso, é necessário ligar o rato e só posteriormente ligar o software. Depois de reconhecido, podemos controlar algumas das opções do Radon Opto. O software tem apenas duas páginas sendo que na primeira podemos escolher qual a função dos 7 botões configuráveis e associar um perfil à configuração. Além disso, podemos ainda associar o perfil a um tipo de jogo já na memória interna do Radon Opto.

Na segunda página podemos controlar os 4 níveis de sensibilidade que posteriormente poderão ser alternados entre si enquanto jogamos. Além disso, podemos também aumentar ou diminuir os níveis conseguindo personalizar ainda mais o rato da Ozone.

Conclusão
Consideramos uma boa iniciativa da marca Ozone ao querer agradar aos utilizadores que ainda preferem os ratos óticos aos mais recentes já com sensores laser. Esse aspeto acaba por colocar o Opto num diferente patamar de concorrência mas, mesmo assim, a análise final será feita conforme todos os outros “concorrentes”.

O Opto é bastante confortável e pode tornar-se excelente para quem tiver mãos grandes e não acabar por ficar com o dedo anelar também em cima do mouse 2 como me acontece a mim. Os botões são acessíveis e o rato está bem construído tanto em termos de material como em termos estéticos. O esquema de cores é bastante bom e só temos pena que os LEDs não sejam suficientemente fortes para evidenciar esse aspeto.

São raros os ratos que possuem um sistema de gestão de cabo no seu fundo e achámos que pode funcionar extremamente bem em certas circunstâncias, evitando assim que este fique preso em qualquer outro objeto que possamos ter em cima da secretária. O facto do Radon Opto ter uma memória interna é sempre uma mais valia mas o que nos realmente impressionou foi o facto de conseguirmos transportar todo o software e drivers subjacentes ao rato nele próprio, facilitando em muito a vida de quem adora comparecer a todas as LAN Parties.

Finalizando, o Ozone Opto é sem dúvida um produto a ter em conta derivado às características que oferece pelo preço a que está no mercado. Para quem é amante de ratos óticos e não está disposto a adquirir um a laser, o Opto é a melhor compra que podem fazer!

Finalizamos esta análise agradecendo à FJMPC por nos ter cedido a personagem principal deste artigo.
E vocês? “Opto”vam por um rato destes face à concorrência a laser?

Share Button

Sobre o Autor

(Autor) O meu nome é David Soeima e adoro todo o tipo de tecnologia. Vou ajudar a que consigam sempre a compra acertada dentro deste vasto mercado. Divirtam-se..

Todos os artigos de

xyz diz:

Gostava de saber qual as caracteristicas que tornam o SteelSeries Kana um rato melhor do que o Ozone Radon Opto.

Obrigado

Filipe, estás a comparar o incomparável. O Opto não tem nem nunca teve como objectivo vir substituir o Smog. O Opto é um rato ótico para quem simplesmente se mantém fiel a tal tecnologia.
O Smog é de outro campeonato com outras finalidades. É um bom produto, não excelente, mas bom. A nível de preços, não consigo descobrir o valor do Smog mas custa-me a acreditar que é na verdade mais baixo do que os 39,90 do Opto.
Bons negócios que fazes :P

Filipe diz:

não queria dizer que o Opto vinha substituir o Smog na sua generalidade. o que eu queria dizer é que tenho um Smog e que não é o Opto que o vai substituir, o meu Smog, aqui no meu pequeno mundo.
dificilmente encontrarás o preço do smog, uma vez que foi descontinuado à bastante tempo, infelizmente. julgo que ainda tenho a factura algures. assim que a encontrar aviso-te mas tenho quase a certeza que foi menos. ou pelo menos muito perto do mesmo preço.

Filipe diz:

eu tenho um Ozone Smog com sensor laser que me custou menos do que o Opto e tem uma série de características extra que me parecem melhor. Julgo que não será ainda o Opto que o vai substituir. A Ozone é uma marca que entrou no mercado à relativamente pouco tempo mas que tem lançado produtos muito bons e interessantes, mas este deixou-me um pouco desiludido.

Se calhar um preço mais ligeiramente em conta nao lhe fazia mal… boa review!

reiszink diz:

Pelo que li, fiquei um pouco desiludido com o rato, acompanhei as notícias desde cedo do Opto e por trazer a versão comercial do sensor do Razer DeathAdder, sempre pensei que vinha aí rato para finalmente o destronar, mas parece que não. A qualidade do sensor está lá, o melhor ótico do mercado, mas pelos visto falha em muitas outras coisas.