Home Notícias O Lilireviews deu uma aula de Overclock Extremo

 

O Núcleo de Estudantes do Curso de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro tem vindo a promover as GEEKTalks, palestras com objetivos didáctico/lúdicos a que os alunos têm vindo a participar cada vez mais.

O LILIREVIEWS aceitou o desafio de participar na mais recente GEEKTalk, sendo o tema principal o Overclocking Extremo e onde estiveram presentes mais de 60 participantes.

Antes de começar propriamente os testes de Overclocking, o colaborador José Nunes introduziu o projeto Lilireviews à plateia, esclarecendo o conceito do site www.lilireviews.com tirando várias dúvidas colocadas pelos presentes. Pretendeu-se não só  esclarecer a origem do projeto Lilireviews, assim como, dar a conhecer o que se pretende fazer num futuro próximo. Ficou ainda lançado o desafio para todos os participantes de poderem colaborar no crescimento do projeto de acordo com alguns dos objectivos explicitados durante esta GEEKTalk.

Os testes de Overclocking foram realizados pelos colaboradores Marco André e Luís Ferreira nas mais recentes plataformas Intel disponíveis no mercado para desktops, explicando as vantagens e avanços tecnológicos que cada uma apresenta.

Esta GEEKTalk realizou-se no dia 15 de Maio (pelas 20:30), o mesmo dia do lançamento do tão esperado Diablo III e, para que ninguém ficasse em casa, havia uma máquina preparada para correr o jogo, permitindo também que participantes testassem alguns dos periféricos disponíveis, de marcas como Razer, Cyborg, CM Storm, SteelSeries, Asus rog e Tt eSports.

Em termos de especificações, a máquina de testes, montada na novíssima caixa da Corsair Vengeance A70 continha duas placas gráficas AMD HD6990 em Quad-CrossfireX, uma motherboard Gigabyte modelo G1.Sniper3, um processador Intel Core i7 2600K, 16GB (4x4GB) de memória ram Corsair Vengeance a 1600MHz, uma fonte de alimentação Corsair AX1200, um dissipador Antec Kuhler 920 e um SSD da Kingston com 240GB de capacidade.

A demonstração de Overclocking recorrendo a arrefecimento com azoto líquido foi feita na nova plataforma Intel LGA1155, dotada do chipset Z77 com os novos processadores da 3ª geração Intel Core. Neste caso, a versão retail do processador Intel Core i7 3770K. Antes de passar à ação houve ainda tempo para introdução sobre as diversas opções de refrigeração abaixo dos 0ºC, incentivando os participantes a construir a sua própria prommy e a experimentar azoto líquido.

O site HWBOT.org foi apresentado como sendo palco dos campeonatos mundiais de overclock bem como torneios paralelos, onde é fácil perceber a importância dada pelos fabricantes a esta atividade, tida como uma mais-valia em investigação e desenvolvimento assim como em termos de marketing e imagem.

A motherboard escolhida para esta aventura foi a Gigabyte Z77X-UD3H, o processador um Intel Core i7 3770K, assim como 4GB Kingston Grey a 2133MHz, duas placas gráficas HD7850 em CrossFireX, uma fonte Antec HCP 1200 e o equipamento de refrigeração extrema desenvolvido pela KingpingCooling.

Atinginda uma frequência acima dos 6.2GHz, este processador deu um bom indicativo sobre o que pode ser feito com acesso refrigeração extrema e, felizmente, todo o hardware sobreviveu para uma próxima sessão.

No fim desta GEEKTalk ainda houve tempo para distribuir alguns brindes e fazer um sorteio de 4 sistemas de arrefecimento a ar para Desktop e Laptop. Ficam aqui as fotos dos vencedores do sorteio:

Agradecemos a recetividade ao evento demonstrada pelos participantes assim como toda a ajuda dada pelos elementos do Núcleo de Estudantes do Curso de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro que tornaram esta GEEKTalk possível.

Um obrigado de toda a equipa do Lilireviews! – “Keep it cool!”

Para terem acesso a mais fotos do evento basta ir ao nosso facebook.com/lilireviews

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos