Nox Hummer

Escrito por  //  13 de Abril de 2011  //  Caixas, Hardware  //  59 Comentários

nox-hummer-08
8.5
Muito Bom
100 €
Share Button

Introdução

Enquanto alguns entusiastas gostam de ter o computador em cima da mesa com todos os componentes espalhados, ainda há muito boa gente que prefere, e bem, ter uma caixa.

A Nox é uma marca que tem vindo a ganhar mercado no nosso país e provavelmente um dos seus produtos mais vendidos é a Coolbay, uma caixa com um preço excelente que existe em várias versões.

Por alguma razão, a caixa fica normalmente para o que ainda sobrar no orçamento no novo PC e muitas vezes acaba por ser trocada ao fim de algum tempo por não corresponder a algumas necessidades em termos de conectividade, silêncio ou refrigeração, por exemplo.

A Hummer é uma caixa que ataca outra gama, pelas suas dimensões e porque mostra mais ambição e cuidado na construção com alguns pormenores que fazem a diferença.

Apesar da tendência serem os PCs cada vez mais compactos, ainda há espaço para quem gosta ou precisa de caixas grandes, nomeadamente as full towers que são impecáveis para projectos arrojados com refrigeração a água.

Embalagem e Conteúdo

A Hummer vem embalada numa caixa de cartão reforçado com as dimensões apropriadas para transportar em segurança uma caixa tão grande. O grafismo é moderno e inclui o símbolo da série Hummer em grande destaque.

O slogan da Nox para esta nova série, que estreia na forma desta caixa, fica no ouvido, Think Big, Think Hummer.

No interior, além da habitual protecção com esferovite, o destaque vai para a caixa de acessórios, com a ilustração e contagem das peças.

Considerações sobre o Exterior

A caixa é construída em SECC, tem pormenores em plástico e borracha. Esta caixa tem 51cm de altura, 52cm é a dimensão entre a frontal e a traseira e de largura tem 23,5cm.

Na lateral da caixa podemos ver uma janela não convencional, que substitui o acrílico por uma rede do mesmo género que a Nox utiliza no seu modelo Blaze, com possibilidade de instalar ventoinhas em diversas combinações com tamanhos compreendidos entre os 120 e 230mm. O sistema de fixação utiliza borrachas para evitar vibração mas infelizmente prejudica a visão para o interior da caixa. Na outra lateral não há nada em particular para mostrar, é lisa.

Na frontal da caixa, que é bastante simples e agradável à vista, temos o mesmo género de rede a cobrir uma ventoinha de 230mm com LEDs brancos que se encontra na direcção do suporte de discos e daí para cima temos as baías de 5.25” com filtros de pó individuais. Numa delas, está incluído o adaptador para 3.5”.

A parte superior da caixa é uma das secções mais interessantes. O painel I/O é bastante recheado e tem um aspecto fora do normal. Em termos de conectividade temos duas portas eSATA, quatro portas USB 2.0, jacks para phones e microfone. Como ainda não há conectores internos nas motherboards para ligar portas USB3.0, provavelmente foi boa ideia manter o USB3.0 longe deste painel. Como é natural também é aqui que aparecem os botões para ligar/desligar e para reiniciar o PC e, como um extra bem-vindo, dois controladores onde estão ligadas as duas ventoinhas da caixa mas que podem controlar até seis. Em cada um dos bordos laterais existem dois conjuntos de LEDs que brilham com a actividade do HDD (vermelhos) e quando o PC está ligado (brancos).

Mais atrás, mas ainda na parte superior, existe uma tampa removível que revela um espaço onde podemos instalar mais ventilação com duas ventoinhas de 120 ou 140mm ou até um radiador de 240mm.

Na traseira da Hummer, temos quatro passa tubos em borracha nos quais não é possível utilizar tubo com 1/2″ porque fica muito justo, recomenda-se apenas tubos de diâmetro inferior. Vem incluída uma ventoinha de 140mm com LEDs brancos pronta para remover o ar quente do interior da caixa.
Algo impressionante neste caixa é que, aproveitando bem o formato full tower, a Nox oferece 10 slots de expansão, aumentando assim o leque de caixas compatíveis com motherboards de formato E-ATX, como a X58A-UD9. Os slots são em rede para permitir a circulação de ar e a Nox ainda inclui uma grelha a toda a altura destes slots. Esta caixa utiliza a fonte de alimentação na parte inferior e o suporte não é removível.

Embora a parte inferior da caixa não seja muito interessante na maior parte das caixas, na Hummer podemos destacar o filtro de pó removível na área da fonte de alimentação, espaço para uma ventoinha de 120 ou 140mm também com filtro de pó e os pés da caixa com a zona de contacto em borracha para absorver alguma vibração.

Considerações sobre o Interior

Temos de nos livrar de dois parafusos para remover cada lateral. Depois disso, temos acesso VIP a toda a caixa.

O primeiro aspecto que chama a atenção é o contraste entre o preto e o branco no tray da motherboard. Neste tray a Nox incluiu passagens em borracha para organizar melhor os cabos e permitir maior eficiência no fluxo de ar mas parece que a elevada compatibilidade com formatos de motherboards, obrigou a incluir demasiadas destas passagens, 9 no total. Também destaque para o buraco na zona do CPU que melhora a dissipação de calor que normalmente se acumula nessa zona. Ainda no tray da motherboard podemos ver uma legenda da furação para que seja mais fácil instalar a motherboard.


Na zona das baías 5.25” frontais, podemos ver o sistema de fixação das drives que permite a sua instalação sem recorrer a ferramentas e é bastante fácil de utilizar.

Por baixo, as 6 baías internas para os discos, que permitem utilizar discos 3.5” ou 2.5” sem qualquer problema. A Nox apostou num sistema de gavetas que funciona bastante bem só peca por ser necessário aparafusar os discos às gavetas. Esta zona é refrigerada activamente pela ventoinha de 230mm que puxa ar fresco do exterior e cobre toda a zona dos discos.

No fundo da caixa temos uma zona de instalação de ventoinha com filtro de pó, onde podemos utilizar ventoinha de 120 ou 140mm e, de preferência, instalá-la de forma a que puxe ar para o interior da caixa.

A área destinada à fonte de alimentação conta com um filtro de pó fácil de remover para limpeza e quatro pés altos em borracha que por acaso são um bocado incómodos para alinhar correctamente a fonte de alimentação. Embora sejam muito bons para anular as vibrações.

Breve montagem

A Nox fez por incluir o máximo de opções de montagem que não precisem de ferramentas. Isso foi conseguido com sucesso em algumas zonas e tornou a instalação de um PC nesta caixa numa aventura de curta duração.

Acertar com os parafusos da motherboard é bastante fácil através da legenda que se encontra no tray. É possível passar todos os cabos por trás da motherboard, incluindo o de alimentação do CPU e, embora não tenha muito jeito para arrumar, a caixa fica com bom aspecto só por si.

O sistema de gavetas na zona dos discos é muito prático e fácil de utilizar. As borrachas na zona dos parafusos evitam a passagem de alguma vibração. Foi pena a Nox não ter utilizado uma solução sem parafusos.

Para montar as drives ópticas, temos de nos livrar das tampas originais que se encontram por trás da frontal. Com um dedo garantimos que a drive fica segura e no local correcto.

Uma das melhores características da Hummer, é o sistema utilizado nos slots de expansão. Além de incluir um conjunto de tampas em branco para substituir as originais, estas tampas ou as nossas placas ficam seguras através de um sistema de tranca em que a característica mais importante é não precisar de parafusos ou ferramentas.


Conclusão

Com esta caixa, a Nox pode chegar a outro tipo de clientes que não se identificavam com os modelos anteriores da marca. No global, a Nox conseguiu surpreender com este modelo interessante mas desta vez não trouxe inovação pura a este mercado tão saturado. O preço recomendado está ligeiramente acima dos 100€, o que pode afastar potenciais interessados.

Não é uma caixa em alumínio mas tem uma boa qualidade de construção e durante os testes não foram identificados problemas de estabilidade nem ruídos parasitas.

A Nox soube utilizar bem o contraste clássico entre o preto e o branco e o resultado é uma caixa agradável com um bom balanço entre o que é discreto e o que é vistoso, peca por não se ver muito bem o interior através da janela mas definitivamente os LEDs dão-lhe alguma vida.

O interior da caixa é bastante espaçoso, oferece total compatibilidade com formatos de motherboards ATX e maiores do que isso, tais como E-ATX e XL-ATX. A lista de caixas com mais de 9 slots de expansão é bastante curta, o que dificulta bastante a procura de casa nova para a nossa companheira Gigabyte X58A-UD9. A Nox Hummer oferece 10 slots e espaço com fartura para qualquer motherboard!

A Hummer está preparada para ser uma boa caixa com refrigeração a ar, tanto por ter várias zonas que permitem instalação de ventoinhas de diferentes dimensões como também pelas características dos reguladores presentes no painel I/O mas, a acompanhar a caixa, recebemos apenas duas ventoinhas.

Também pode ser facilmente projectado um sistema de refrigeração a água para esta caixa, porque olhando com atenção é possível encontrar zonas onde os componentes deste tipo sistema encaixam perfeitamente. Para quem não for bom observador ou no caso de preferir utilizar um sistema externo ou colocar apenas alguns componentes fora da caixa, a Nox também está bem apetrechada para isso.

Depois de tudo isto, quem vai considerar a Hummer para próxima caixa? Acham que a Nox superou as expectativas?

Share Button

Sobre o Autor

(Administrador) Olá! O meu nome é Marco André, tenho 25 anos, vivo e estudo em Aveiro. Os meus textos são produzidos num fiel Apple Macbook Air 13" mas quando se trata de testes, desço para a Batcave. Podes encontrar-me e entrar em contacto em diversas redes sociais, e.g. Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram , Youtube ou até a minha livestream no Twitch.

Todos os artigos de

Mário Costa diz:

Boas.
Gostava de saber a diferença entre a caixa ”nox hummer” e a ”nox hummer sx” e se da para instalar coolers laterais na caixa ”nox hummer sx” como na ”nox hummer” .

E de saber tambem se existe uma forma de mudar o painel lateral da ”nox hummer” para um material que seja mais facil de ver o interior da caixa.

cump.

A Hummer SX é mais pequena do que a Hummer. Mas à partida consegues instalar qualquer dissipador. Qual é o modelo de dissipador que estás a ponderar utilizar?

A versão SX já tem janela em acrílico. Depois podes é mandar fazer um corte à tua medida. Existem lojas que fazem isso sem problema em CNC para máximo detalhe ou menos professional com rebarbadora.

João Santos diz:

Boas pessoal , tive a observar será que as ventoinhas do topo da Nox Hummer não são apropriadas para meter por baixo e não por cima como tem o Rodrigues na primeira imagem , a ventoinha está por baixo logo não deverá ter esse problema dos fios que comentaram a pouco..
Recomendam a caixa?ela vem com as ventoinhas de cima ou só com a da frente e claro a de trás?

Marcocdi diz:

Boas Pedro.
Sendo eu possuidor desta caixa em questão, só te posso de facto aconselhar a sua aquisição.
Tem espaço para tudo e mais alguma coisa, é versatil, tem um design moderno e simples, silenciosa (fans já incluidas na caixa), tens também a vantagem de já teres um controlador de fans incorporado. As gavetas p/ disco já vem com furação para discos SSD.
Pelo preço praticado ca em Portugal, é uma optima escolha.

Cumprimentos

Pedro Ferreira diz:

Boas :)

Estou a pensar em comprar esta caixa..Queria mesmo saber (e depois de ter quase a certeza que é boa compra) se é realmente boa compra! :)

Estou mesmo “atado” na escolha da caixa. Mas adoro-a!

Cumprimentos e boa review Marco :)

Rodrigues diz:

Não estamos a comparar nem a discutir marcas, eu sei a “fama” da Nox e tb estava um pouco relutante antes da compra deste produto, agora só posso aconselhar.
Respeito a tua opinião, mas não a partilho.
Comparar uma Mid com uma Fulltower…

Pessoalmente esta caixa NOX também me surpreendeu. Além disso, durante as visitas que fizemos às lojas chegamos à conclusão que essa “fama” até deve estar errada. Acompanharam as nossas visitas as lojas, certo? :mrgreen:

Sergio diz:

atencao que eu tb gosto da nox, tenho duas fontes , uma urano e uma hummer mas desculpa la nao compares a zalman com a nox, a zalman e uma marca mt mais conceituada e de qualidade superior, em relacao a z9 plus é uma mid tower e esta nox uma full, mas mt sinceramente airflow (4 ventoinhas de origem) design e silencio sao os pontos fortes da z9 plus, e para o preço que custa e imbativel, 60€ é dado, tenho uma e tou impressionado, duvido que com essa conseguisse ter as temperaturas que tenho com a minha z9. so quem nao mexeu numa z9 plus pode dizer que a hummer e melhor. basta procurares reviews da z9 plus, opinioes nao se sobrepoem aos factos ;)
cumps

Rodrigues diz:

Sergio, é a tua opinião, eu não trocava esta por duas Zalman Z9 Plus.
A começar pelo tamanho, passando pelo design simples e prático e acabando na versatilidade e airflow, é em tudo, na minha opinião, melhor que essa Zalman.

Sergio diz:

esta caixa da nox ate deve ser boa mas por 60€ compras a zalman z9 plus que é bem melhor

Marcocdi diz:

A NOX SX também me parece uma boa caixa, ainda sei pouco dela.
Escolhi a HUMMER também devido ao espaço que oferece :).
Conto recebe-la ainda esta semana.

Abraço

Marcocdi diz:

Olá Marco.
Estava com alguma incerteza na possível compra de uma Nox Hummer mas graças a esta fantástica review acabei por concluir que é a escolha acertada, não só pela relação preço/qualidade mas também pela versatilidade da caixa… Parabéns pela review!!!
Se me permitires, postarei algumas fotos depois recebe-la cá em casa.

Cumprimentos,

Marco Moreira

Olá Marco,

Chegaste a ver a NOX Hummer SX? Recebi recentemente num catálogo e pareceu-me interessante e já com lateral em acrílico.

Publica fotos à vontade. É com muito gosto que vejo mais utilizadores da NOX Hummer a partilhar fotos do seu PC :mrgreen:

Até já!

Cannon diz:

Sim, também acontece com as ventoinhas no máximo, às vezes é a do fundo outras vezes é a lateral (fica a querer rodar), mas mais a lateral porque é maior. Paciência liga-se à MB.

É possível que aconteça no máximo porque deixa de haver potência para todas as ventoinhas. Na motherboard não deve haver esse problema.

Rodrigues diz:

Pus assim para deixar uma slot livre entre ambas, não sei se aquilo aquece ou não, mas como na caixa antiga tb vinham assim.
As temps são boas, à excepção do NB (45Cº/54Cº) idle e full respectivamente, não sei, na volta até deve ser o normal, mas pelo sim pelo não, na próxima “manutenção” troco a massa térmica original que vem na board (aquela branca que parece gesso xD) por uma em condições.
Cannon, isso acontece mesmo com os controladores no max.? é que as fans precisam de um minimo para começar a girar, tipo já me aconteceu isso com uma delas, pq baixei demasiado até que parou, depois não arrancou novamente, mesmo no max. tive que desligar e voltar a ligar a ficha, foi a frontal da caixa.

Cannon diz:

Boas fotos Rodrigues!
Não sei se isto acontece com vocês, mas quando tenho todas as ventoinhas ligadas ao controlador da caixa, este não tem energia suficiente para todas (6) ficando pelo menos uma parada.

Muito bom o sistema. Calculo que tenhas umas temperaturas bastante interessantes :mrgreen: Algum motivo em especial para a posição das drives de dvd?

Rodrigues diz:

mais vale tarde que nunca ;)
Aqui ficam as imagens
noxhummerrodrigues
oxhummerrodrigues
oxhummerrodrigues
oxhummerrodrigues
oxhummerrodrigues
oxhummerrodrigues

TelmoB diz:

Boas Marco.
Tudo bem. Assim que tiver a montagem feita coloco aqui as fotos.
Neste momento está sem nada a espera do novo material.

Não devo ter dinheiro para meter já WC, mas no entanto envio as fotos com a mATX
e já podem ver como fica :)

cumps

Claro Telmo, vai partilhando a evolução :D

Olá Telmo. No artigo utilizei motherboard ATX e nos comentários do Miguel Veloso e do Cannon, também são motherboards ATX.

Já vi sistemas com mini-ITX e realmente fica muito despida. A micro-ATX é ligeiramente maior mas mesmo assim vai ficar muito espaço vazio. Provavelmente até consegues preencher bem com o material de WCooling.

Não te esqueças de postar a tua caixa :mrgreen:

TelmoB diz:

Também tenho uma.
Temos que dizer que é grande e espaço para arrumação não falta, além bom airflow.

Para ter no chão uma full tower é sem dúvida a melhor escolha.

Agora vou esperimentar meter-lhe um mATX, vamos lá ver se se torna muito pequena para toda a área da caixa, ou seja, se fica muito “despida” a caixa.
Espero que não, mas depois com WC deve preencher esses espaços.

As duas caixas apresentadas têm uma motherboard ATX, certo ?

cumps

Rodrigues diz:

Boa arrumação de cabos.
A minha, da parte de trás da board quase nem se vê o branco, loool
Tenho que perder mais um pouco de tempo ali.
Boas fotos Cannon ;)

Cannon diz:

Por acaso agora a caixa ainda está melhor, porque andei a fazer sleeves para todos os fios do front panel i/o. ;)

Cannon diz:

Como é que faço o upload das fotos para aqui?

Faz upload da foto em tinypic.com, imageshack.us ou outro e depois no comentário aqui no site colas o link para a imagem :)

Cannon diz:

Essa Bitfénix é a que eu tenho instalada, a minha é branca ;)

Depois não se esqueçam de postar aqui umas fotos das máquinas :mrgreen:

Rodrigues diz:

Sim, como disse anteriormente foi só trocar os dois canais (left;right).
As fans de topo tb meti como o Marco disse ;) estou só à espera agora de uma Bitfenix de 230mm para a lateral e fica 5 estrelas.

Cannon diz:

Não sei se o Rodrigues já pôs bem os jacks do microphone e headphones, mas eu, depois de horas de tentativas e erros, consegui pôr tudo certo. Num dos lados do cabo de audio temos uma ligação padrão de HD audio 2X5 com a seguinte atribuição dos fios:
1-port1_L (red) 2-gnd (black)
3-port1_R (yellow) 4-presence (sem fio)
5-port2_R (green) 6-sense1_return (grey)
7-sense_send (orange) 8-no conector
9-port2_L (white) 10-sense2_return (blue)
No lado oposto do cabo de audio temos um conector 1×8 com a seguinte atribuição dos fios (conector em planta com as saliências para o lado direito):
gnd (black)
port2_L (white)
sence2_return (blue)
port2_R (green)
port1_L (red)
sense1_return (grey)
sense_send (orange)
port1_R (yellow)
Por acaso não testei o microphone, mas se estiver alguma coisa mal é só trocar o port1_R (yellow) com o port1_L (red).

Segundo percebi o Rodrigues já corrigiu o problema :) Mas obrigado pelo comentário! Informação bastante útil e de certeza que será consultada pelos próximos compradores da NOX Hummer! :mrgreen:

Rodrigues diz:

problema resolvido, foi só trocar o Pino 5 pelo 9 na ficha.
agora quando oiço os tiros da direita é mesmo lá que estão os inimigos e não do outro lado
lool

Cannon diz:

Por acaso ainda não reparei se o som dos phones também está trocado, vou ver isso hoje quando chegar a casa, depois digo qualquer coisa.

Rodrigues diz:

Bad news :S
Pior do que os Jacks estarem trocados, é ter tb o stereo trocado.
Liguei á motherboard o cabo HDaudio, mudei tb na bios para HDaudio, e fiquei a ouvir tudo ao contrário, o som que deveria vir para o ouvido direito, vem para o esquerdo e viceversa.
podes confirmar na tua, Veloso, se está direito ou não.

Rodrigues diz:

Ok, acabei de montar isto agora.
Com uns precalços á mistura lá acabou por correr tudo bem xD
A caixa é impecácel.
Confirma-se o micro está trocado com os fones, no front panel.
Logo que tenha oportunidade partilho aqui umas fotos.

Obrigado Marco ;)

Miguel Veloso diz:

Esta é de longe a melhor caixa que já comprei. 6 estrelas.

Miguel, se tiveres oportunidade partilha connosco uma foto do teu sistema :) É sempre bom ver!

Rodrigues diz:

Hummer a caminho, a ver se me lembro de tirar umas fotos quando tiver o sistema montado ;)

Olá Rodrigues, acho que fizeste uma boa escolha! Depois não te esqueças de tirar umas fotos à maneira :)

Rodrigues, a Hummer é uma excelente escolha. É silenciosa, tem controladores de ventoinhas incorporados e as ventoinhas de origem são silenciosas.

Dá para dissipadores altos na boa :) Se reparares, na review, montei um sistema com um Noctua NH-D14 e ainda ficou folgado!

Tens uma escolha difícil entre mãos mas se fores para a NOX Hummer, penso que não ficas desiludido :) Depois não te esqueças de postar aqui uma foto do teu sistema!

Rodrigues diz:

Desculpem o doublepost.
Também estou inclinado para a HAF 932, apesar de ser mais cara cerca de 30€, já trás 3 fans de 230mm e uma de 140mm, o que absorve completamente a diferença de preço.

Rodrigues diz:

Boas.
Obrigado pela review.
Pode-se dizer que na casa dos 100€ é a melhor escolha?
Estou indeciso entre esta a CM Storm Sniper.
É silênciosa? Dá para coolers de CPU altos, não vem tocar na fan lateral?

Cannon diz:

Oi, Marco obrigado pela dica não pensei nos fios dos conectores que são fininhos. O que eu fiz foi passar os fios das minhas ventoinhas pelo buraco do front I/O, mas os fios das ventoinhas têm sleeves, logo são grossos e quando voltava a pôr a parte de cima esta não encaixava, porque no plástico não há um espaço para passar os fios para chegar ao buraco dos cabos do I/O frontal, assim tive que cortar o plástico.
Comprei na Chiptec em Lisboa, mas agora estou durante a semana a trabalhar em Abrantes e não me apetece andar com a caixa às costas ;).

Artur Saraiva diz:

Onde e que já vai a Nox Coolbay! Graças a Deus! Boa review

Cannon, voltando a ti,

Espero que tenha ajudado :)

Também podes instalar as ventoinhas entre a motherboard e a caixa, no topo.

Bruno Sousa diz:

Grande salto que a NOX deu! Bom review

Cannon diz:

Oi. Eu tenho esta caixa e notei vários problemas com ela, com por exemplo, quando se instala as ventoinhas pelo topo não há sitio para passar os fios para o interior, eu tive que cortar um pouco de plástico para chegar ao boraco do front panel I/O. O mic jack estáva trocado com o dos headphones e as tampas brancas não vinham com a caixa. Devia ter ido trocar a caixa mas como estou a morar a 150 km do sítio onde a comprei não tive paciência. Mas de resto é uma boa caixa.
PS. Enviei um mail com estes problemas à Nox para ai à umas três semanas e ainda não disseram nada :(.

Cannon, excelentes observações. Não tenho fones de jack por isso não testei essa parte. Mas ainda vou tentar fazer isso!
Quando às ventoinhas, aqui vai a minha dica: desmonta a parte de cima, consegues passar os fios das ventoinhas por onde passam os cabos do painel I/O. Eu até fiz o contrário e passei 2 conectores de ventoinhas do painel I/O para a área onde se montam as ventoinhas. Vou tentar tirar uma fotografia a isso. Já volto :)

Em que loja compraste?

Filipe diz:

o que dá estar a fazer as coisas com sono… então não é que estava a olhar para a foto errada!?!?!?
assim sendo, kudos para a NOX! está impecável! não fosse estarmos em crise e atirava-me já a uma caixa nova! gosto mais deste tipo de design sóbrio à da HAF. ;)

Apesar de, na minha opinião, a fasquia não estar muito elevada dentro da marca, é a NOX mais bem conseguida até à data! Merece a nota.
Gosto particularmente do contraste de brancos e da possibilidade da troca para preto.
Mais uma excelente análise, os meus parabéns Marco!

Filipe diz:

Excelente caixa! não tem tantos extras e pormenores como a HAF X mas esta caixa é uma concorrente de peso por outras razões. o preço é logo a primeira, depois temos o tamanho que é muito semelhante à HAF, muita arrumação, o pormenor da motherboard tray ser branco está brutal (pelo menos para mim) que peca por não ter o buraco para aceder à parte de trás da motherboard (pessoal da NOX, atenção a isto que estão a perder muitos clientes por causa deste pormenor), design simples que é capaz de agradar a um público mais abrangente do que a HAX por ser mais sóbria… marco, estás a ficar cá um fotógrafo… ;) ainda te contrato para o meu casamento… LOL

Nox Hummer: Introdução Enquanto alguns entusiastas gostam de ter o computador em cima da mesa com todos os… http://tinyurl.com/3pdfwwq