Home Overclocking Les 3 OverclocKINGS

Como há quem acredite que o overclocking em Portugal está morto, cada um de nós tem de fazer alguma coisa para provar que não é bem assim e que ainda há quem prefira um dia de overclock entre amigos e, se possível, com azoto à mistura, do que cerveja, tremoços e bola.

Sendo assim, alguns membros do LILIREVIEWS reuniram-se na casa do David para um sábado de testes e mais qualquer coisa!

Enquanto nas outras iniciativas tivemos o apoio directo das marcas e de outras entidades, desta vez, estivemos sozinhos para um evento de overclocking in-house. De qualquer forma, contámos com material cedido para as nossas reviews e gostaríamos de deixar um agradecimento à ANTEC, ASUS, GIGABYTE, GSKILL, KINGSTON e , MSI por terem conseguido satisfazer alguns pedidos à última da hora!

Como éramos 3 artistas, decidimos montar 3 máquinas para começar a pontuar. A preparação começou ainda era dia mas prolongou-se noite dentro!

O Tiago Neves (Ra7or), um dos autores apaixonados pela arquitectura Sandy Brigde, começou com Asus P8P67 Deluxe, Gskill RipJawsX 2133MHz CL9, CoolerMaster Silent Pro M 1000W, AMD HD6990 e Intel Core i7 2600K refrigerado a água onde destacamos o radiador Feser Monsta e os blocos da EK.

O Marco André, fiel à sua motherboard, começou com Gigabyte X58A-UD9, Kingston HyperX 2000MHz CL9, Antec HCP 1200, MSI R6970 Lightning e Intel Core i7 980X refrigerado com recurso a azoto líquido e o container utilizado foi o conhecido F1EE do Kingpin Cooling.

O David Soeima (HRaki), um anfitrião nato preferiu utilizar a plataforma Sandy Bridge com Gigabyte P67A-UD4-B3, Kingston Grey Series 2133MHz CL9, Enermax Revo85+ 1050W, 2x Gigabyte HD5870 e Intel Core i5 2500K refrigerado pelo imponente CoolerMaster V10.

De azoto tínhamos os já habituais 35L. Estamos receptivos a apoio para pela primeira vez nestas iniciativas, encher ambos os dewars de 35L porque a próxima jornada será com, pelo menos, uma directa!

Como começámos bem cedo, o objectivo era ter alguma acção a nível de 3D pela primeira vez nos nossos meetings e a estratégia era correr 3DMark Vantage na plataforma baseada no chipset X58 e os restantes benchmarks nas plataformas Sandy Bridge e isto com todas as placas gráficas disponíveis de momento.

Infelizmente para nós, o 980X teve um desmaio logo pela manha e condicionou os resultados. Felizmente ainda tínhamos duas plataformas em pleno funcionamento!

Depois de um merecido almoço, em que até tivemos uma visita feminina que costuma participar aqui no site, as máquinas estavam de volta à acção e foi uma tardada de acção com alguns contratempos, como o disco externo ter ficado corrompido e termos perdido alguns dos resultados.

Algumas fotos deste primeiro evento de overclocking in-house entre colaboradores do LILIREVIEWS:






Resultados e links para o HWBOT:

AMD HD6990
Ra7or
‘s 37127 marks @ 3DMark Vantage
Ra7or‘s 47025 marks @ 3DMark 05

MSI HD6970 Lightning
HRaki
‘s 32511 marks @ 3DMark 06
Marco André‘s 27988 marks @ 3DMark Vantage
Marco André‘s 45483 marks @ 3DMark 05
Marco André‘s 110912 marks @ 3DMark 03
Marco André‘s 412435 marks @ Aquamark

AMD HD6950 1GB
HRaki
‘s 31537 marks @ 3DMark 06

Gigabyte HD5870
Ra7or
‘s 36336 marks @ 3DMark 06

Asus GTX590
Marco André
‘s 41299 marks @ 3DMark Vantage

Esperamos voltar em breve com mais eventos do género!

Até já!

Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo
  1. Muito Bem.
    È disto que faz falta em Portugal.

    O Overclock á muito que ficou “banal” e o interesse e/ou aquela emoção por quem faz ou fazia foi-se perdendo.

    Contudo é sempre bom ver eventos destes, quer patrocinados por marcas/lojas, quer in house com os amigos.

    Venham mais temperaturas frias neste dias de calor.

    • O objectivo não era máximas frequências. Para isso já tivemos os meetings anteriores. Desta vez queríamos experimentar 3D e aproveitar que tínhamos algumas placas gráficas disponíveis 🙂

      De qualquer forma, se seguires os links dos resultados, estão lá os Print-Screen com o CPU-Z aberto.

  2. Boas,
    É de louvar eventos, destes. Não só porque foi um dia bem passado para vocês, mas também porque acabaram por promover um pouco o OC em Portugal e devem ter aguçado o apetite de alguns dos visitantes do site. Para além disso, sempre deu para aprenderem um pouco mais sobre OC (visto que quanto mais se praticar OC, mais experiência se tem nesta matéria).
    Um abraço e espero ver mais eventos organizados site LiLiReviews 😉

    • Boas RtMetz, obrigado pelo comentário. Foi um dia bem passado mas ainda temos muito que aprender em termos de organização e de OC. Claro que a ideia é fazer mais encontros do género e tentar promover o overclock e chamar mais entusiastas ao site e à actividade 🙂

  3. Muito bom !! é bom ver que ha malta que continua com vontade e com paixão pelo hardware e por mostrar bons scores e tirar todo o partido das maquinas. continuação e abraço a todos !! 😉

  4. Boa iniciativa! De certo que foi um dia bem passado! Gostava de tirar as “teias” ao meu quadcore com o azoto mas isso não é para todos e deve ser dispendioso! Mas continuem assim e mantenham o pessoal informado que isso chama atenção de qualquer um! Cumprimentos

  5. Foi um dia brutal! Sempre com muito boa disposição, e o Marco ainda aprendeu uns truques com o David 😡 xD

    Isto é para repetir, e esperemos que com mais pessoal! Se tudo correr bem.

    Vamos ver se para a próxima já temos mais medalhas.

    Abraço!

  6. Boa iniciativa!

    Estava capaz de assistir a uma dessas sessões 😉

    e parece que finalmente temos o 2k1 de volta… 🙂

  7. Olá N3RO, obrigado pelo comentário! Assistir? Temos vagas para professores e umas dicas às vezes davam jeito 🙂 Aparece!

    O 01 esta relançado, o mais complicado é arranjar um 2600K à altura…

  8. Essa placa da MSI está qualquer coisa de espectacular. Uma iniciativa (ou mais uma?) fora de série! Parabéns a todos

  9. Só as fotografias já dão vontade de participar. Boa reunião com hardware de topo. Lá chegarei! Lá chegarei!

    • Olá João, obrigado pelo comentário! As fotografias são obra do Tiago Neves (Ra7or) e tenho de concordar contigo… Ficaram muito boas! Se for possível tenta aparecer no próximo meeting, se for aberto, anunciaremos com antecedência 🙂

    • Olá PcCI2iminal, obrigado pelo comentário! Primeiro temos de escrever a review e saber se a MSI deixa ficar o sample para nos aventurarmos. Mas esta Lightning merece ir ao gelo 🙂

  10. Que iniciativa interessante. Pelo que vi no bot, ainda conseguiram alguns pontos além da diversão que deve ter sido.

  11. Nós em eng. Química gastamos muito azoto em refrigeração mas vocês mexem nisso com muito mais a-vontade 😮 Quase que nos fazem esquecer que está a -196ºC…

    • Boas Pedro, obrigado pelo comentário. Em que universidade estudas? Na de Aveiro, o dept. de Química gasta quase 1200L de 15 em 15 dias…
      Mexemos no azoto sem problema mas é importante não esquecer os perigos nem brincar demais 🙂

  12. Se a minha mae visse o PC a deitar fumo, o panorama ia ficar complicado para mim. Já foi dificil convencer que refrigeraçao a agua e do melhor. Mas pronto, isto e outro nivel, ate em termos do excelente material que mostraram.

    • Boas Luís, obrigado pelo comentário. As mães ficam um bocado preocupadas mas isso depois passa 🙂 Água é bom mas para estas iniciativas, o que atrai é o azoto com os seus -196ºC! Quer dizer… Alguns é só pelo fumo.

  13. Mais um dia em grande!! É notório que estamos a melhorar no que diz respeito à organização destes eventos. Os resultados acabam por aparecer. Acima de tudo, aprendeu-se imenso com imensa diversão à mistura.
    Deixo agradecimentos aos que participaram e também aos que leram e comentaram a reportagem que o Marco tão bem elaborou.
    Anseiam-se mais meetings como este!

  14. É assim mesmo amigos, mostrar que o ExtremeOC em terras lusas ainda mexe! 😀 OldSchool ainda é valorável! E dou os parabéns ao anfitrião pela escolha da Mobo em deterimento da ASUS (me and ASUS long story)… 😀 Para além dos bons resultados fica sempre o convívio e as histórias para mais tarde recorda (momentos KODAC com certeza!)… Grande abraço

    • Olá Crazy, obrigado pelo comentário. A UD4-B3 é uma máquina 🙂 Ainda a vamos estudar melhor… Quanto ao convívio é mesmo excelente e não houve azia nem nenhuma chatice!

    • Olá Pedro, obrigado pelo comentário. Então não vai assim muito tempo, com um pouco de leitura ainda consegues apanhar o comboio 😀 Quer dizer, nos novos Sandy Bridge é super fácil! Daí o vídeo:

  15. Boa reportagem! Espero que tenham oportunidade de fazer mais testes com todo esse hardware. E ja agora umas 580 da NVidia!

  16. Isso é que foi um sábado à maneira! Muito melhor do que ir ver o sporting… Queremos é ver gelo todos os fins de semana!

    • Boas Octavio, obrigado pelo comentário. Todos os fins de semana será difícil mas se mantivermos a frequência das últimas iniciativas já não estamos nada mal 🙂 Com a ajuda dos vossos comentário, as coisas podem ficar mais fáceis…

  17. Realmente os resultados obtidos são muito bons, e essa 6970 Lightning é de deixar qualquer um a babar-se :d
    E ‘mais uma vez’ parabéns .
    Sem duvida, um excelente staff e um excelente trabalho que tem vindo a realizar.
    Cumprimentos

  18. @CrazyMonkeyTM
    Obrigado! A UD4-B3 é uma máquina, sem dúvida. Algo que me tem vindo a surpreender dia após dia.
    Pode ser que apareça por aqui uma análise mais detalhada dessa bela peça.

Deixar um comentário

Outros Artigos