Home Hardware Discos Kingston HyperX 3K 240GB

Introdução

A Kingston dispensa qualquer tipo de apresentação, já cá anda há muito tempo e não é à toa que é líder em produtos baseados em NAND Flash. Desde memórias para PC, pen drives e SSDs, oferece um vasto leque de soluções, que além da fiabilidade, alia também a elevada performance.

O LILIREVIEWS já teve oportunidade de testar o outro modelo da gama, o HyperX de 240GB, que se portou muito bem. Este HyperX 3K é uma versão que gere de forma diferente os ciclos de escrita da NAND e vem equipado com a segunda geração do controlador SandForce SF-2281, daí que, performance não deverá faltar.

Embalagem e Conteúdo

Como já vem sendo habitual na marca, estes SSDs de topo vêm numa caixa atraente e bastante volumosa tendo em conta o tamanho do produto em si. Imperam as cores escuras, tal como o SSD e apresenta algumas informações, nomeadamente o controlador que o equipa, capacidade, duração da garantia e velocidades de leitura e escrita.

A traseira segue a mesma tendência de cores, disponibilizando também algumas informações. Podemos ver todo o conteúdo da caixa em detalhe, com direito a legendas. Infelizmente, a língua portuguesa não está presente, sendo a mais parecida a brasileira.

Abrindo a embalagem, temos acesso ao SSD, que vem muito bem protegido, envolvido em esponja macia. Debaixo dele, vêm acomodados todos os acessórios que o acompanham, que diga-se, não são poucos.

O conteúdo é vasto, além do SSD ainda nos é oferecido um adaptador metálico para 3,5”, caixa externa USB para nos servirmos do HyperX 3K como disco externo, software Acronis True Image, cabo USB, cabo SATA e uma chave de fendas com vários tipo de pontas.

O SSD tem um design muito bem conseguido e uns excelentes acabamentos. Conjuga muito bem as cores do plástico preto com o metal escovado em cinzento. O aspeto é limpo, com apenas o modelo e a marca em realce.

A parte de baixo é igualmente composta por metal escovado, que além de dar uma melhor estética ao produto, ajuda na durabilidade. Aqui é apresentado também algumas informações sobre o SSD, como por exemplo a capacidade de 240GB, onde foi assemblado e número de série.

A caixa USB não destoa do restante conjunto, sendo igualmente composta por metal escovado no exterior e apesar de o interior ser em plástico, a qualidade é muito boa.

A colocação do SSD na caixa é simples e rápida, não sendo necessário qualquer tipo de acessório ou ferramenta, ficando muito bem acomodado.

O SSD vem acompanhado de um software para fazer a clonagem do Sistema Operativo que está instalado no disco que o HyperX 3K vai substituir. Assim, depois basta repor todos os dados e pode-se utilizar o disco antigo na caixa da Kingston, a servir como externo, para backups por exemplo.

Features e Especificações

Testes

O sistema utilizado para testes foi um PC equipado com:

  • Intel Core i5 2500K
  • Asus P8P67 EVO
  • G.Skill 8GB 1600Mhz DDR3
  • Corsair HX-620W

ATTO

Os resultados estão à vista, 552MB/s de leitura e uns impressionantes 523MB/s de escrita, ultrapassando inclusive o que a marca anuncia para este modelo.

Crystal Disk Mark

Em comparação com a versão já testada, HyperX 240GB:

Crystal Disk Mark – 0% de compressão

Quando são utilizados dados sem compressão o boost é significativo, principalmente a nível de escrita. Nota também para as velocidades de escrita sequências e de ficheiros 512K, que subiram significativamente em comparação com o HyperX 240GB.

AS SSD Benchmark

E aqui a versão HyperX:

As principais diferenças nesta aplicação para o modelo HyperX residem nas leituras de ficheiros 4K-64Thrd e na escrita sequencial, ambos a subir cerca de 15MB/s. No entanto, em leituras e escritas a 4K, ficou aquém da versão mais antiga.

Anvil Storage Utility

Comecemos com dados de 0% de compressão:

Agora com 46% de compressão, que é em média o utilizado pelas aplicações que usamos no dia a dia:

E na pior das situações, dados incompressíveis:

Conclusão

Estes resultados não enganam, este HyperX 3K vem com o rótulo de SSD para entusiastas da velocidade e não desilude. Tanto a ler como a escrever consegue resultados fantásticos. O modelo mais antigo HyperX é extremamente rápido, mas este 3K não lhe fica atrás, conseguindo inclusive se superiorizar em algumas velocidades de escrita.

Em suma, a Kingston mais uma vez a lançar um produto soberbo, que vai satisfazer os mais exigentes. O preço deste conjunto “Upgrade Kit” ronda os 300€, valor perfeitamente aceitável para o SSD em causa e todos os acessórios que o acompanham.

De todos os SSDs já testados pelo LILIREVIEWS, este HyperX 3K 240GB reparte a coroa do desempenho com o seu irmão mais velho HyperX, mas tem a vantagem de ser mais barato. Se realmente procuram máxima performance a um custo inferior, a escolha ficou fácil.

Resta-me deixar um agradecimento à Kingston, por ter disponibilizado esta unidade para análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos