Home Guias Fazer lapidação ao cooler do CPU

Como o lapping, seja ao CPU, à base do cooler ou à base dos blocos de água também, é relativamente frequente no pessoal entusiasta, iremos demonstrar como se realiza este procedimento, de modo a conseguirem descer mais uns graus à temperatura do vosso processador.

NOTA: Antes de iniciarem este procedimento de lapidação, tenham em conta que isto invalidará de vez a garantia do produto. Por isso, só é recomendável o fazerem em material já sem garantia e façam-no por vossa conta e risco, apenas e só se se sentirem à vontade para tal. O Lilireviews apenas explica como se faz, não será responsável por qualquer dano que possa advir do incorrecto uso da vossa parte.

O material usado foi um cooler a ar Noctua NH-U12F, que estava bastante danificado na base, comprometendo assim as temperaturas e o adequado contacto com o headspreader do CPU.

Passemos então ao material necessário:

– Duas folhas de lixa de água P1200.

– Duas folhas de lixa de agua P600 (Só necessário se o cooler tiver alguma concavidade, caso contrário não é necessário, as P1200 fazem bem o trabalho).

– Um pano de flanela ou algodão (Evitar qualquer tipo de pano que largue pêlos).

– Superfície plana, uma mesa de mármore por exemplo, ou qualquer outro tipo de mesa, podendo-se até usar o chão.

– Massa de polir fina (Polish).

– Limpa metais para aplicar no fim (Opcional).

– Um par de luvas (Opcional, mas é recomendado para não sujar em demasia as mãos, a sujidade criada depois é complicada de sair da pele).

Etapa 1 – Lapidação:

É nesta fase que vamos tirar as irregularidades que a base do cooler possa ter, fazer esta etapa com muita calma de modo a base ficar o mais plana possível para assentar bem depois no CPU.

1. Proteger algumas partes do cooler antes de iniciar esta tarefa, de modo a agua não entrar em contacto com o cooler, se for daqueles coolers em que a sua superfície de contacto com o HIS do CPU dê para retirar, esta tarefa pode não ser necessária.

2. Pegar na folha de lixa P1200 e colocá-la sobre a mesa, prendendo com fita adesiva e a parte rugosa para cima, como mostra a imagem:

3. Não esquecer de molhar bem a folha de lixa com água antes de começar, e ir colocando mais água à medida que for secando.

4. Iniciar a lapidação, preferencialmente com movimentos circulares, uns 15 ou 20 para a direita e depois outros tantos em sentido contrário, e assim sucessivamente até a base do cooler começar a ficar mais clara. Não esquecer de ir molhando sempre a folha de lixa e limpar com um pano a base do cooler, quando tal for necessário.

Aqui as condições em que a base do cooler se encontrava antes da lapidação. Como se pode ver, bastante danificado.

Depois de uns minutos, começará a ficar com um tom mais claro e com menos irregularidades:

Ao fim de cerca de uma hora a fazer o passo nº4, estava quase pronto para começar o polimento. Ei-lo aqui:

Caso a base do vosso cooler esteja côncava, e tenham que usar uma folha de lixa mais grossa, a P600 por exemplo, o procedimento é o mesmo da etapa 1, mas fazem primeiro com a lixa P600 para tirar as maiores irregularidades, e só depois passam para a P1200 de modo a alisar e a base só ficar com uns riscos superficiais.

Etapa 2 – Polimento:

Aqui é a fase onde a base do cooler vai ganhar aquele feito espelhado que nós tanto gostamos de ver quando abrimos a embalagem de um cooler novo, onde fica quase perfeito e praticamente sem riscos e irregularidades.

1. Com um pano macio de algodão ou flanela, colocar um pouco de massa de polir (volto a repetir para só utilizarem massa fina) e aplicar na base do cooler, aqui, tal como na etapa 1, podem usar os tais movimentos circulares.

2. Quando a massa de polir for absorvida pelo pano, colocar mais um pouco e assim sucessivamente.

3. De modo a ver o resultado espelhado a que já chegamos, limpar com um pano seco e limpo toda a massa de polir que por ventura a base possa ter.

Aqui o aspecto minutos após o inicio do polimento:

Depois de mais alguns minutos, deverá estar quase a chegar à aparência final:

4. Repetir o passo 1 quantas vezes as necessárias até chegar ao resultado que achemos satisfatório.

5. No fim do polimento, limpar cuidadosamente com um pano seco, qualquer vestígio da massa de polir que ainda haja no cooler.

O resultado final será algo dentro deste género, de salientar que, quanto mais polirem, mais o efeito espelhado se fará sentir, só dependerá da vossa exigência, paciência e tempo.

Artigos relacionados
0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Outros Artigos