Home Guias DDR3 vs DDR4: as diferenças

Atualmente começa-se a ver memórias DDR4 no mercado, mas DRR3 contínua a ser a escolha preferencial. Atualmente as memórias DDR4 estão limitadas ao chipset X99 da Intel e a processadores Extreme, que são bastante dispendiosos, e não são assim tão melhores para jogos comparativamente aos i5’s e i7’s a que nos habituámos. DDR4 é mais cara que DDR3 mas também tem velocidades superiores, a questão é: O quão diferente são? Quem ganhará no DDR3 vs DDR4?
9kpyxhxL66Sm.878x0.Z-Z96KYqPara começar, as memórias DDR4 operam a uma voltagem inferior, mais precisamente a 1.2V, menos 0,3V que as antecessoras. Não parece muito, e para o computador típico não é. A maioria dos sistemas com DDR4, operam entre os 300W e os 1200W, a diferença de voltagem corresponde a cerca de 15W de energia que se irá poupar em relação ao DDR3, mais uma vez, não muito para um computador doméstico, mas para servidores e sistemas em larga escala esses 15W vão se acumulando.

Outra grande diferença é a velocidade, em DDR3 começava em 800Mhz e atingindo no máximo 2133Mhz, este valor é o ponto de partida no que toca a DDR4. Infelizmente, com isto vem um aumento de latência, embora o aumento da velocidade mantenha a latência comparável a memórias DDR2 e DDR3. Por exemplo uma memória DDR3-1600 opéra com CL11, o que se traduz em cerca de 13,75 nano segundos para iniciar a leitura, já a memória DDR4-2133 tem CL15, o que corrresponde a um tempo de leitura de 14,06 nano segundos, 2% de aumento. Como é que isto se traduz para o mundo real? Será que devemos estar ansiosos para migrar para DDR4?

Bem, na realidade não. Tal como o AnandTech descobriu em alguns benchmarks a comparar DDR3 com DDR4, não foi encontrado um aumento de performance, a diferença entre DDR3-2133 e DDR4-2133 é desprezável em várias aplicações, desde conversão de vídeo a uma quantidade aceitável de jogos. DDR3 foi ligeiramente mais rápido metade das vezes, e na generalidade, apenas meia dúzia de pontos percentuais separava os dois tipos de memória

Artigos relacionados
3 Comentários a este artigo
  1. […] Até agora o DDR4 só estava presente nos sistemas mais extreme com o chipset x99, mas com a chegada do skylake chega também a altura de o ddr4 ir mainstream, anteriormente já fizemos uma comparação entre DDR3 e DDR4, que pode ser consultada aqui. […]

  2. Sempre é dito que com a atualização da tecnologia, a anterior será mais difícil de ser encontrada, será limitada… Mas, até hoje a gente vê memórias ddr e ddr2 à venda. Muitas delas usadas, mas, estão lá!
    E essas mudanças de encaixe é mais marketing do que uma necessidade. Enfim, a indústria sempre golpeia os consumidores.
    Nada contra a evolução, mas, não precisa ser ditatorial.

Deixar um comentário

Outros Artigos