Home Guias Criar uma pen de boot

Hoje em dia cada vez menos recorremos ao uso de cds, como tal ter uma imagem de um sistema operativo para instalar pode ser chato já que, ou não temos cds connosco, ou então estamos num computador que não tem gravador de cds.

Como tal, se queremos recuperar o nosso boot (para casos de dual boot, more on that later), mudar de SO ou simplesmente “formatar” o nosso sistema vamos precisar de um método mais acessível. Todos temos acesso a uma unidade de armazenamento flash, aka, pen drive, o que torna o processo mais user friendly, para além de ser prático podemos voltar a usar a pen como antes de todo o processo.

Existem várias ferramentas para este tipo de tarefa, inclusive uma vinda da Microsoft, mas considero que a mais fácil de usar é o Rufos, não necessita de ser instalada e isso é um ponto forte na hora de criar uma pen de boot

  1. Quando iniciamos o Rufus, a primeira opção que vemos é dispositivo, contem todos os dispositivos de armazenamento ligados a uma porta USB, se ligarmos a pen depois de iniciar o Rufos a lista será rapidamente atualizada e estará disponível para a utilizarmos.
  2. A segunda opção pode ser ignorada dado que não é ncessário alterar o esquema de partição nem o tipo de sistema de destino, já que a escolha por defeito funcionará em UEFI ou em computadores com legacy BIOS.

rufus_pt_PT

  1. Vamos alterar o sistema de ficheiros de FAT32 para NTFS na lista. Este é o sistema de ficheiros em que a pen será formatada. Não modifiquem o tamanho do cluster.
  2. Selecionem a checkbox que diz “criar disco de arranque com ” se ainda não estiver selecionada. No menu imediatamente à frente escolham ISO image. E abram então a vossa imagem de cd como o SO que desejam.
  3. De notar que esta aplicação formata a vossa pen, por isso é importante fazer um backup de ficheiros importantes que estejam armazenados na mesma.
  4. Agora só resta carregar em iniciar e esperar que o processo chegue ao fim.

Para que tudo funcione depois é só preciso por a pen como opção mais prioritária no menu de Boot da BIOS

Se tiverem alguma dúvida ou problema podem deixar nos comentários ou no facebook.

Compatibilidade

Arch Linux, Archbang, BartPE/pebuilder, CentOS, Damn Small Linux, Fedora, FreeDOS, Gentoo, GParted, gNewSense, Hiren’s Boot CD, noppix, KolibriOS, Kubuntu , Linux Mint, OpenSUSE , ReactOS, rEFInd, Slackware, Tails, Trinity Rescue Kit, Ubuntu, Ultimate Boot CD, Windows XP (SP2, SP3), Windows Server 2003 R2, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 e muitos mais.

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Outros Artigos