Home Hardware Fontes de Alimentação Cooler Master Silent Pro Hybrid 1050W

Introdução
A Cooler Master, tal como era de esperar, pegou na gama Silent Pro que tão boas indicações deu e quis transforma-la em algo muito superior! Já testada por nós, a Silent Pro Gold provocou várias surpresas em vários aspectos tendo como responsável toda a nova tecnologia que a Cooler Master implementou nestas novas fontes de alimentação. Como a evolução tecnológica não pode parar e o conceito inicial era excelente, a Cooler Master levou as coisas a um nível superior e, de lá, saiu a gama Silent Pro Hybrid! O LILIREVIEWS meteu mãos no modelo de 1050W e é nesse que vamos focar atenções neste artigo onde potência, silêncio e economia são temas dominantes!

Embalagem e conteúdo
A Hybrid apresenta-se numa embalagem cheia de informação, bem ao estilo da marca, possuindo o esquema de cores que a Cooler Master adopta, salvo algumas excepções. Na parte frontal da embalagem podemos ver uma ilustração da fonte, o seu modelo e potência bem evidenciados a letras grandes. Além disso, no canto inferior direito, a Cooler Master deixa claro algumas das especificações da fonte, colocando em cima destas o logótipo dos cinco anos de garantia que a marca oferece neste tipo de produtos, juntamente com o logótipo de certificação gold pelo 80plus.org! Além de tudo isto, existe também um acessório visível na parte frontal da embalagem que não é nada mais, nada menos do que um controlador de fans que acompanha esta Silent Pro Hybrid.

Na parte traseira, a Cooler Master exibe dois gráficos que relatam a eficiência da fonte e o ruído da fan que incorpora este modelo. Além disso, a marca apresenta também uma breve explicação em várias línguas para que estejamos devidamente informados acerca do produto que temos em mãos, minutos antes da possível aquisição.

Feitas as honras e aberta a embalagem, podemos concluir que tudo foi embalado cuidadosamente por parte da Cooler Master sendo que todo o material vem envolto em espuma protectora q só depois de retirar uma espessa camada desta é que conseguimos acesso visual à fonte propriamente dita, ao controlador de fans e a todos os acessórios que os acompanham.

Com tudo retirado da embalagem, podemos concluir que, além de 1050W de fonte podemos contar com um manual de instruções, um cartão de garantia da marca (5 anos), uma bolsa de elevada qualidade que serve para transportar e guardar cabos que não estejam a ser utilizados, um controlador de fans e todos os cabos e parafusos necessários à instalação da Silent Pro Hybrid.

Especificações
Modelo – RS-A50-SPHA-D3
Tipo – Intel ATX 12V V2.3 & SSI EPS 12V V2.92
Dimensões – (C / L / A) 150 x 180 x 86 mm
Imput Voltage – 90-264V
Input Current – 11-5.5A
Input Frequency Range – 47Hz-63Hz
PFC – Active PFC (>0.9)
Power Good Signal – 100-500ms
Hold Up Time – 17ms
Efficiency – 90%
MTBF – 100,000 Hours
Protection – OVP / UVP / OCP / OPP / OTP / SCP
Output Capacity – 1050W
Operation Temperature – 0~40°C (Nominal Input Voltage)
Regulatory – TUV / GOST / CE / C-Tick / UL / BSMI / CCC / FCC / KCC
Fan – 135mm (Silent Hydraulic Bearings)
Certificações – 80 Plus Gold
Conectores – M / B 24 pins x 1
CPU – 4 + 4 pins x 2
PCI-e – 6+2 pins x 6
SATA x 12
Peripheral 4 pins x 5
Floppy 4 pins x 1
Fan cable 3 pins x 3

Em detalhe
Focando a fonte de alimentação em particular, concluiu-se rapidamente que a qualidade de construção e dos materiais utilizados ao fabrico desta foi sem qualquer sobra de dúvida levada muito a sério pela Cooler Master.

Sendo esta uma gama de topo, a marca não perdoou e conseguiu construir uma fonte de alimentação que nos parece sólida e sobretudo muito bem acabada. Além disso, o esquema de cores e o design da Silent Pro Hybrid consegue ser sóbrio pelo tom escuro que apresenta, mas também agressivo e luxuoso tendo em consideração o alumínio escovado e a superfície rugosa que incutiram à fonte.

Como o produto global não se recai só sobre este aspecto, temos a dizer que os cabos continuam a ser o calcanhar de Aquiles da Cooler Master e o facto de não estarem sleevados (à excepção do 24 Pinos) leva a uma sensação de falta de durabilidade e até de qualidade, não querendo isso dizer que seja o caso.

Como fonte modular que é, a Silent Pro Hybrid possui uma entrada para o P24, quatro entradas PCI-e, cinco entradas SATA e três entradas que servirão para ligar posteriormente o controlador de fans. Tudo isto está legendado na parte traseira da fonte de alimentação para que seja fácil para qualquer tipo de utilizador efectuar a instalação desta fonte sem qualquer tipo de problemas.

Já de pernas para o ar, a Cooler Master aproveitou o fundo para introduzir todas as informações legais, tabela de potência, modelo, marca, número de série e logótipo 80plus gold bem como todos os cuidados a ter com a utilização de um equipamento como este. Na lateral podemos ler as iniciais da gama Silent Pro Hybrid e a potência deste modelo, reparando na excelente escolha da fonte por parte da equipa de design da Cooler Master.

Já com a fonte bem esmiuçada, vamos voltar-nos para o controlador de fans que a acompanha e descobrir que novas funcionalidades nos pode oferecer esta agradável surpresa.

No geral, o controlador é também muito bem construído sendo que o material predominante é o alumínio e que se mantém fiel ao design e esquema de cores da fonte de alimentação.

Os botões são de grande qualidade e sensibilidade, oferecendo um maior controlo e precisão ao alterar a velocidade das fans no modo manual. Sim, porque existe também o modo automático que vai controlar o fanspeed consoante os consumos que fazemos no momento e alterar a velocidade das ventoinhas tendo em conta esse aspecto.

Na parte traseira do controlador, além de todos os circuitos, transístors e condensadores encontramos três conectores de três pinos que servirão para ligar as várias fans que dispomos no sistema e um conector de cinco pinos para ligar directamente à fonte de alimentação para efectuar o procedimento já acima descrito.

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação pois o melhor será passarmos para o único parâmetro cujo teste está ao nosso alcance, a quantidade de ruído produzido.

Ruído

Mediu-se os decibéis da fonte em idle e load sendo que em idle o resultado foi de 0 decibéis pois a fan simplesmente não trabalha < 200W. Já em load, registaram-se 40db o que não deverá chocar ninguém tendo em conta a potência desta fonte de alimentação. Além do comportamento da fan, achamos por bem apresentar o gráfico da eficiência que é algo que, nos tempos que correm, se torna demasiado valioso para ignorar. Com o final do mês vem sempre a conta da eletricidade e é sempre bom poder poupar algum.

Conclusão
É sem dúvida uma conclusão fácil de elaborar, esta fonte tem como objectivo grandes configurações e é um facto que tem uma excelente capacidade, não só pelos 1050W mas pela enorme facilidade de montagem, por ser modular e principalmente pela capacidade de controlar-mos todas as nossas fans com um controlador brutal que pode reduzir muito todo o barulho desnecessário no nosso compartimento. É uma gama de topo da Cooler Master e deve ser encarada como tal pois o seu desempenho assim o traduz, com isto, tento atenuar o facto dos 260€ que são necessários para adquirir um monstro destes dizendo que serão compensados com muita qualidade e durabilidade pois a Cooler Master vai certificar-se que assim aconteça pelo menos por cinco anos. Claro está que, com material de qualidade e condensadores de boas marcas japonesas, estas fontes são capazes de durar muito, muito mais!

Despeço-me agradecendo à Cooler Master por nos ter cedido este sample para o artigo que acabaram de ler. Espero que tenham gostado e fica a pergunta no ar, gastariam 260€ numa fonte de alimentação ou investiam em qualquer outra peça de hardware?

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos